Bacharelado em Teologia

Ingresse no Bacharelado em Teologia, na modalidade EaD, com nota máxima na avaliação do Ministério de Educação (MEC), autorizado pela Portaria nº 337, de 11 de julho de 2019, publicada no Diário Oficial da União em 15 de julho de 2019.

Sobre o Curso

Bem-vindo(a) ao curso de Teologia EaD da Faculdades EST, onde a tradição e inovação convergem  para preparar lideranças capacitadas e comprometidas com o Evangelho de Jesus Cristo. Nossa história de oito décadas é tecida com dedicação à formação teológica de ministros e ministras da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB e, também, para aquelas pessoas que buscam atuar em cenários religiosos contemporâneos.  Nossa abordagem vai além do ensino. Cada pessoa é imersa em um ambiente que estimula o pensamento crítico, a empatia e a compreensão profunda das Escrituras. As pessoas egressas não apenas carregam conhecimento teológico, mas também a habilidade de impactar vidas com sabedoria e compaixão.

Modalidades que se Adaptam a Você

O curso oferece flexibilidade para todas as pessoas interessadas, seja na modalidade presencial, desfrutando de uma infraestrutura única, ou na modalidade a distância (EaD), perfeita para quem busca autonomia, flexibilidade e aprendizado inovador. 

Em ambas modalidades é proporcionada uma formação de excelência, reconhecida por sua qualidade na preparação de lideranças.

Carga Horária

3.010 Horas

Ingresso

Semestral

Duração

8 Semestres

Modalidade

EaD

Faculdades EST (sede)
Rua Amadeo Rossi, 467, São Leopoldo – RS

Seminário Casa de Profetas (polo)
Rua Boaventura, 1268, Belo Horizonte – MG

Platform Assessoria Educacional Eireli (polo)
Rua Princesa Isabel, 327 / Campos dos Goytacazes – RJ

Aguardando conteudo…

Para quem é o curso de Teologia da Faculdades EST?

O curso é para quem pretende:

Atuar no Ministério Eclesiástico da IECLB e de outras denominações, nas Capelanias, em organizações sociais e em espaços públicos e privados.

Exercer um papel de liderança na sociedade, não apenas nas igrejas, mas também em escolas, universidades e institutos de pesquisa, assessorando instituições que demandam expertise teológica.

Ampliar seu conhecimento teológico, explorando a Bíblia, a história e a prática da Igreja em diálogo com outras ciências, utilizando uma abordagem interdisciplinar respaldada por pesquisas relevantes e conectadas com o mundo contemporâneo.

Assumir seu chamado para ser agente de transformação de vidas, testemunhando o Evangelho de forma autêntica, para além da teoria, vivenciando práticas transformadoras que refletem a autenticidade da fé.

Contribuir efetivamente para a transformação da sociedade, demonstrando espiritualidade e testemunhando o Evangelho, impactando e transformando vidas ao seu redor.”

Cultivar sua espiritualidade por meio do estudo da Bíblia e da vivência comunitária, testemunhando e vivenciando o Evangelho de forma transformadora.

  • Fortalecer a diversidade teológica, a dimensão intelectual e a prática do cuidado, a partir da perspectiva protestante e contextual, que contemple demandas ecumênicas e inter-religiosas;
  • Assumir os desafios de uma diaconia transformadora e de uma educação humanizadora, integral, solidária, ética e ecológica;
  • Manter e consolidar a excelência do curso de Bacharelado em Teologia EaD, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista científico, combinando o uso racional e eficiente de meios tecnológicos com ações pedagógicas humanizadoras;
  • Fortalecer e ampliar os vínculos do curso com as comunidades e setores da sociedade de onde as pessoas educandas são oriundas, através de atividades de extensão;
  • Promover cursos de formação e sensibilização da comunidade acadêmica visando à inclusão de pessoas com deficiência;
  • Oferecer cursos de curta duração para melhorar oratória, redação e relações interpessoais de discentes;
  • Promover maior integração da pesquisa com o ensino e com a extensão;
  • Fomentar a participação de discentes da graduação na pesquisa.

É a oportunidade de formação teológica para todas as pessoas em qualquer lugar e a qualquer hora. A proposta do Bacharelado em Teologia EaD resulta do pioneirismo e da longa trajetória da Faculdades EST em formação teológica no Brasil e na América Latina, somada a processos inovativos que integram aprendizagens conectivas e em rede. Dentre os seus aspectos inovadores, estão:

  • A articulação com a identidade da Faculdades EST, fundamentada nas dimensões éticas e humanísticas e orientada para a cidadania e para a solidariedade;
  • A formação para lidar com as situações da vida humana e do fenômeno religioso na sociedade, bem como para liderar as comunidades;
  • A consciência da responsabilidade dos agentes religiosos na contemporaneidade;
  • A proposição de um currículo com impacto social, edificado a partir de atividades realizadas em comunidades que potencializam a sinergia teórico-prática;
  • A pesquisa enquanto elemento constitutivo e fundamental do currículo, articulada às linhas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Por que estudar na Faculdades EST?

Excelência no Corpo Docente

Imagine aprender com um corpo docente renomado na área de excelência acadêmica e profissional no ensino, na pesquisa e na extensão e em práticas de aprendizagem inovadoras e com impacto social.

Pesquisa e Produção Acadêmica

A valorização da pesquisa e da produção acadêmica do corpo docente, garante a qualidade e a atualização constante do curso na transversalidade com os Programas de Pós-Graduação.

Flexibilidade e Iniciação Científica

Possibilidade de cursar componentes curriculares de outros cursos proporcionando uma formação de excelência. Acesso a grupos de pesquisa, seminários e congressos voltados para o desenvolvimento e aprimoramento de pesquisas acadêmicas.

Biblioteca

O acervo bibliográfico é atualizado constantemente e proporciona acesso a conteúdos de qualidade nos formatos físico e digital e em diferentes portais, contribuindo na formação e na produção científica, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem.

DNA Teológico e Reconhecimento

A Teologia é mais do que um curso na Faculdades EST; é o DNA e a vocação primordial da Instituição. O curso possui Nota Máxima do INEP/MEC, sendo avaliada como a melhor Faculdade do RS e possui pelo sexto ano consecutivo conceito 5 no IGC/MEC.

Ambientes de Aprendizado Personalizados

O campus possui uma infraestrutura completa, incluindo moradia estudantil no campus. Já a modalidade EaD atende pessoas que desejam estudar sem se afastar de suas famílias, permitindo aprendizado flexível e encontros presenciais estratégicos em São Leopoldo/RS.

Jornada de transformação

O curso oferece uma jornada transformadora, guiada por longa tradição de excelência. Prepare-se para liderar com propósito e paixão com a formação teológica que vai além do ensino, moldando vidas e impactando o mundo ao seu redor.

Estágio curricular enriquecedor

A partir do 4º semestre, você poderá fazer o estágio de 200 horas na  sua cidade, no qual você terá oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Localização Privilegiada

Localizada próxima à Estação São Leopoldo da Trensurb oferece estacionamento gratuito e segurança 24 horas.

Conforto no Campus

Aproveite os serviços de hospedagem e moradia no campus para uma experiência acadêmica completa.