Faculdades EST - Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) 

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login


Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br





Centro de Recursos Litúrgicos (CRL)

Endereço e horário de funcionamento

O Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) fica na sala 312 do Prédio H (Prédio Rosa).

 

REVISTA TEAR - Liturgia em revista

RevistaTEAR surgiu no ano de 2000, como uma revista de liturgia de cunho ecumênico, destinada a pessoas e grupos empenhados em renovação litúrgica, em toda América Latina – ministros/as, liturgistas, agentes de pastoral, pessoas leigas, equipes de liturgia. O material da TEAR cobre as seguintes áreas: formação, intercâmbio de experiências, subsídios litúrgicos para ocasiões específicas, documentos ou palavras oficiais de igrejas, cantos litúrgicos inéditos ou pouco conhecidos, informações sobre publicações e recursos na área da liturgia, relatórios de pesquisas litúrgicas recentes. Você pode fazer a assinatura deste material, entre em contato!

 

Tear Online

Tear OnlineDesde 2012 está sendo publicada também a versão online de TEAR, com textos maiores e mais aprofundados. Confira, divulgue e publique também os seus textos!

Endereço: http://periodicos.est.edu.br

 

 

Em Tua casa – Caderno Litúrgico da Comunidade

RevistaEsta publicação veio atender a solicitações de ministros e equipes de liturgia.  O caderno litúrgico Em Tua casa dispensa oficiantes e comunidades do trabalho e dos custos de produzir a cada semana um novo folheto de culto. Ele traz seis diferentes liturgias para cultos com Ceia do Senhor e é destinado à comunidade, auxiliando-a a participar do culto. As liturgias indicam a sequência do culto, trazem as partes faladas ou cantadas pela comunidade.

 

Lecionário Comum Revisado da IECLB

RevistaLecionário é uma coletânea de leituras bíblicas, criteriosamente escolhidas para as diferentes ocasiões em que a comunidade cristã se coloca sob a palavra de Deus. Na parte inicial há explicações de modo que todas as pessoas podem entender suas implicações e melhor maneira de utilizar o Lecionário. O seu valor é indiscutível! Ele protege a comunidade e os pregadores da escolha de textos bíblicos por predileção; exige preparo homilético e litúrgico; possibilita que músicos, regentes, artistas plásticos e pregadores preparem, com antecedência, hinos, cânticos, estandartes, indumentárias, paramentos e sermões; propõe a leitura da Bíblia em doses viáveis e expõe a comunidade a uma considerável quantidade e variedade de textos bíblicos.

 

Coleção Miriã - Cantos Litúrgicos da América Latina

RevistaInspirada em Êxodo 15.20-21, a Coleção Miriã traz cantos litúrgicos selecionados da América Latina e está a serviço da renovação litúrgica na Ecumene. São 40 cantos litúrgicos em cada caderno que também estão disponíveis em CD. Temos o caderno de partituras Miriã 2 e os CD’s Miriã 1 e 2.

 

“A linguagem dos símbolos no culto cristão” (Revista - elaborada por Erli Mansk)

RevistaEsta revista reúne e valoriza os símbolos cristãos e sua linguagem que a IECLB, ao longo da sua história, procurou perseverar. Tem o intuito de contribuir para o resgate destes símbolos cristãos, sua função no culto e, ao mesmo tempo, chega como instrumento para entender e ajudar a confeccionar símbolos cristãos.

 

“Diaconia e Culto Cristão: o resgate de uma unidade” - Sissi Georg

RevistaApresenta contribuições à reflexão acerca da prática diaconal das comunidades cristãs e subsídios para ação diaconal comunitária. Para escrever esta tese, a autora parte de um problema por ela observado e vivenciado: o descompasso entre culto cristão e ação diaconal comunitária. Sua pesquisa vem descortinar novos horizontes e coloca na mesa um significativo conjunto de novos conhecimentos, ampliando o saber nos campos da liturgia e da diaconia.

 

 “Tríduo Pascal” - Sissi Georg

RevistaEste livro tem ajudado muitas comunidades a vivenciar, de modo mais significativo e intenso, as celebrações que antecedem e culminam na Páscoa. Aqui você encontra informações histórico-teológicas fundamentais, assim como propostas litúrgicas, com novos cantos, para as celebrações do Tríduo Pascal.

 

 

“Livro de Batismo” (Edição de estudo)

RevistaO conteúdo deste livro é fruto de um intenso trabalho de pesquisa. Aborda um assunto teológico bastante relevante e discutido na IECLB, o batismo.  Contribui com modelos litúrgicos para liturgias de batismos e recordação de batismo e, também, oferece recursos litúrgicos, ou seja, opções diversas para as diferentes partes da liturgia.

 

 

“Romaria da Terra: Brasiliens Landkämpfer auf der Suche nach Lebensräumen (Júlio César Adam)

RevistaAnalisa a 15ª Romaria da Terra de agosto de 2000 em Curitiba, sob perspectiva litúrgica, teológica e ecumênica.

 

 

“Liturgia com os pés: Estudo sobre a função social do Culto Cristão (Júlio César Adam)

RevistaEste livro é a tradução da tese de doutorado que tem como título original “Romaria da Terra – Brasiliens Landkämpfer auf der Suche nach Lebensräumen". “O assunto dessa pesquisa é a Romaria da Terra e sua função no combate pela terra no Brasil. Esse desenvolvimento litúrgico extraordinário representou, no final dos anos 1970, um caminho encontrado por organizações de pequenos agricultores, posseiros, sem-terras e índios para expressar sua fé e, simultaneamente, seu protesto político por meio da antiga tradição litúrgica das peregrinações.” (p. 9)

 

 “Bautismo y educación” – Pedro Kalmbach

RevistaEsta tese de doutorado apresenta contribuições para a atuação pedagógica comunitária. O autor proporciona uma base sólida e amplia para o aprofundamento da reflexão em torno do batismo, preparando e abrindo o caminho para o que deveria ser uma revolução na prática batismal e educativa das igrejas.

 

“Figuras e Coisas” - Milton Schwantes e Rosileny A. dos Santos Schwantes

RevistaConjunto de meditações que tratam temas diversos. Os autores desejam que este livro esteja a serviço da meditação, da educação e que sejam textos para a vida.

 

“Quem vai alimentar o mundo? Histórias de pessoas que produzem alimentos (Silvio Meincke)

Tear OnlineQuem vai alimentar o mundo? Esta é uma pergunta pertinente para o momento atual, pois como menciona o autor, “logo seremos nove bilhões.” Este livro traz histórias de vida de diferentes “atores e atrizes do cenário agrícola” que querem nos fazer refletir sobre a questão que é o título do livro e formular a nossa própria resposta.

 

“Ser feliz e outros temas atuais” (Silvio Meincke)

RevistaSeparadas em quatro áreas diferentes, considerando que o ser humano é movido por quatro necessidades básicas, o autor busca dar respostas para a seguinte pergunta: “O que é preciso para ser feliz?” Contudo, não nos quer dar apenas sua própria resposta. Ele dialoga com especialistas de diversas áreas no intuito de, com sua ajuda, decifrar e propor soluções para suas indagações.

 

 

 “Horizontes e Raízes - Histórias de sesmarias e picadas (Silvio Meincke)

RevistaSilvio Meincke conta neste livro histórias de indígenas que foram expulsos e bandoleiros que conquistaram fazendas, de sesmarias que viraram picada e de imigrantes que fizeram suas roças. Fala da busca de terras para plantar, do desbravamento de matas virgens, da vida no seminário, da ditadura militar, da assistência aos pioneiros do Oeste de Santa Catarina e dos professores e pastores que eles chamaram. Como menciona Milton Schwantes na apresentação do livro: “Participe também você nesta aventura maravilhosa. Alegre-se com este livro e amplie seus próprios espaços, aprofunde suas raízes e creia em horizontes sempre novos, para os fatos da vida”.

 

“Teologia do culto: Entre o altar e o mundo – Estudos multidisciplinares em homenagem a Jaci C. Maraschin(Org. Cláudio Carvalhaes)

RevistaPensadores de diversas áreas do conhecimento foram convidados a dar sua contribuição neste livro, a “dialogar” com a liturgia. O intuito é tentar não só entender o que pode haver em termos de conversas possíveis entre as práticas da fé cristã, seus sacramentos, seus rituais, sua simbologia, sua linguagem, e as diversas disciplinas do conhecimento aqui compartilhadas, mas também expandir as possibilidades de se pensar o campo litúrgico no Brasil, sua história, e consequentemente o mundo. “Entre o altar e o mundo nossa fé e nossas amizades, nossas glórias, aleluias e compromissos éticos, nosso canto e nossos sonhos, nossas eucaristias, oferendas, gratidão, tremores e temores, nossos pedidos de misericórdia e nossas lutas, nosso Deus e nossa vida, aqui, cá, lá acolá, ali, além!” (p. 16)

 

“Apesar de tudo abraçar a vida” (Gerda Nied – Gerhilde Merz)

RevistaEste livro possui páginas importantes da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).  Quer animar pessoas para um trabalho diaconal, mostrando os passos simples com que se pode iniciar um projeto e dar continuidade a ele. A vida de pessoas às quais normalmente não se dá atenção, devido às suas condições de vida precárias, é contada. Irmã Gerda as procurou e, assim, descobriu o quanto justamente elas são capazes de abraçar a vida.

 


“O clamor da Igreja:
Em busca de excelência no púlpito(Jilton Moraes)

RevistaNa atualidade, percebemos o apego cada vez maior ao espetáculo; de outro, o sentimento inquietante de que precisamos voltar a ter sermões e pregadores mais comprometidos com a verdade bíblica e menos interessados em agradar a audiência. É este o cenário analisado com profundo senso critico e embasamento bíblico-teológico pelo pastor Jilton Moraes em O clamor da igreja. “É tempo de os pregadores escutarem o que suas ovelhas têm a dizer.      

 

“Aventuras de um pregador iniciante: Aprenda a pregar(Jilton Moraes) 

RevistaEste livro, com uma linguagem simples, conta, em forma de parábola, a história de um homem que deseja aprender a pregar e que, passo a passo, ajudado por um amigo, pastor e professor, tem a oportunidade de elaborar um sermão. O autor, mestre na arte da pregação, oferece aos iniciantes uma visão do que vem a ser homilética e acompanha-os com um estilo de escrita que favorece o aprendizado.

 

“Homilética: Da pesquisa ao púlpito(Jilton Moraes)

RevistaCom sugestões e conselhos valiosos, Jilton Moraes sintetiza de forma didática o estudo dos sermões, analisando os passos desde a elaboração até a aplicação, tornando eficiente e eficaz uma das mais árduas e gloriosas tarefas: pregar!

 

 

“Homilética: Do púlpito ao ouvinte(Jilton Moraes)

RevistaEste livro é o resultado de pesquisas do autor que, ao longo de mais de três décadas de ensino e palestras de norte a sul do Brasil, tem constatado a necessidade e o clamor pelo aperfeiçoamento no púlpito. Professor Jílton trata aqui de três aspectos essenciais da homilética: 1) como encurtar a distância entre o pregador e os ouvintes; 2) a necessidade de se buscar a forma mais adequada para a proclamação da Palavra de Deus; 3) a tarefa da pregação do ponto de vista do relacionamento entre o pregador e o ouvinte. Homilética: do púlpito ao ouvinte oferece algo inédito: uma visão de cinco diferentes formas sermônicas, com ilustrações e exemplos que visam habilitar o comunicador a encontrar recursos para a variedade com relevância.

 

“Restaurado por Jesus: Histórias bíblicas – prédicas - monólogos(Jilton Moraes)

RevistaRestaurado por Jesus apresenta uma coletânea de monólogos que contam experiências de mulheres e homens da Palavra de Deus. Os fatos, narrados na primeira pessoa, trazem as personagens para junto de nós, como se eles mesmos estivessem a nos falar, transportando-nos, assim, para o mundo significativo dos acontecimentos narrados. Esta especial atualização da mensagem bíblica traz para bem próximo de nós ocorrências dos tempos bíblicos, fazendo-nos participantes das realidades compartilhadas.

 

“Ilustrações e poemas para diferentes ocasiões(Jilton Moraes)

RevistaEste livro foi escrito pensando não apenas nos pregadores e comunicadores, mas também naqueles que, sem púlpito, tribuna ou auditório, compartilham experiências e informações a todo instante. As ilustrações e os poemas nele contidos servem de auxilio na comunicação pessoal, úteis para trazer inspiração, alento e desafio em diferentes ocasiões. Os poemas, todos de autoria de Jilton Moraes, entremeiam as ilustrações e dão ao texto um toque poético, tornando mais agradável a leitura de cada capítulo. Como bem diz o título, este livro traz textos para as mais diversas ocasiões, das mais alegres às mais tristes; do começo ao final do ano; para os momentos de aflições, dúvidas e incertezas; para os dias especiais e para os muitos encontros em família ou entre amigos.

 

“Púlpito, Pregação e Música” (Jilton Moraes)

RevistaPúlpito, pregação e Musica: palavra e música unidas na proclamação da Palavra chega a esta nova edição, revista e atualizada, como uma obra apreciada por pastores, músicos, professores e seminaristas em geral. Foi adotado como livro texto em vários Seminários e Faculdades Teológicas, tanto em disciplinas ligadas à área homilética, quanto à litúrgica, revelando-se uma ferramenta indispensável para pregadores, em uma época caracterizada pela pressa e agilidade. A obra enfoca a pregação segmentada, que é uma forma sermônica conectada com os novos tempos e tendências, uma vez que preenche uma lacuna existente tanto na oratória clássica quanto na homilética – a interatividade.

 

“Deuses e Ciências na América Latina” (Org. Valério G. Schaper, Vitor Westhelle, Kathlen L. de Oliveira e Eduardo Gross)

RevistaOs textos reunidos neste livro foram apresentados e debatidos no II Congreso de Ciencias, Tecnologías y Culturas, realizado em Santiago, Chile. O livro confirma o propósito do simpósio de alinhar-se ao discurso que emoldura o congresso: o da construção de ciências autóctones na América Latina e o da necessidade de se intensificar os diálogos no continente, especialmente em torno de deuses, religiões e ciências.



“Calendário Litúrgico” “
impresso”

Revista

 

 

 

 

 

Cd “Nas asas do vento” – Anima

Revista


 

 

 

Cd “Ao fim do dia” – Louis M. Illenser

Revista

 

 

 

Cd “Crianças na Ceia do Senhor”

Revista

 

 

 

Cd “Miriã I e II”

Revista

 

 

 

 

Cd “Maria Madalena

Revista

 

 

 

Cálices, jarras, copos e patenas de cerâmica.

Revista


Compartilhe:


EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br