Cursos Espiritualidade e Mindfulness: possibilidades práticas com foco em situações de crise


Espiritualidade e Mindfulness: possibilidades práticas com foco em situações de crise


Apresentação

Vivemos uma pandemia com consequências ainda não vistas pela maioria das gerações contemporâneas. Altamente contagiosa e muito prejudicial para determinados grupos de pessoas, a Covid-19 se espalha sem dar tempo para os órgãos de saúde desenvolver uma vacina ou mesmo medicamentos para combater a doença. O único meio de frear seu avanço e evitar o colapso dos sistemas de saúde é o confinamento, o isolamento social e a quarentena. O mundo é obrigado a parar: indústria, serviços, lazer, educação e atividades de convivência e de atendimento. Diante dessa situação, não apenas setores da economia nacional, local, mas também a própria economia domiciliar de milhares de pessoas é profundamente afetada. Negócios não essenciais são fechados, pessoas perdem seus empregos ou passam a conviver com a ameaça do desemprego. 

A ameaça à vida e à sustentabilidade geram enormes crises pessoais e emocionais. O próprio isolamento e o distanciamento social geram angústia e sofrimento. Além disso, esta situação leva a pessoa a se confrontar de forma aguçada com questões da sua personalidade, das relações, seus próprios medos e anseios. Como lidar com estas situações a partir da espiritualidade e a partir da psicologia? Como desenvolver estratégias de enfrentamento da crise e como colocar isto a serviço de pessoas, grupos e da comunidade? 

Este é o interesse principal deste curso: suporte prático para enfrentar a crise pessoal e social. Entendemos que podemos encontrar na espiritualidade humana um espaço de resiliência, de enfrentamento, de autoconhecimento e de sentido e no mindfulness uma significativa redução da ansiedade e do estresse e uma maior clareza para o entendimento de suas emoções, pensamento e comportamentos. 

Nesse curso, “a definição de espiritualidade é baseada na busca inerente de cada pessoa do significado e do propósito definitivos da vida. Esse significado pode ser encontrado na religião, mas, muitas vezes, pode ser mais amplo do que isso, incluindo a relação com uma figura divina ou com a transcendência, relações com os outros, bem como a espiritualidade encontrada na natureza, na arte e no pensamento racional. (Koenig, 2012, p. 13). Dentro desta perspectiva, o curso irá focar na espiritualidade como dimensão humana, dando especial atenção à prática, à vivência, à atitude, ao comportamento e à busca por qualidade e sentido de vida, principalmente diante das crises. 

E a definição de mindfulness é baseada no autoconhecimento, na prática de concentração e atenção no momento presente, assumindo uma postura sem julgamentos, com aceitação e abertura a experiências (Bishop et al., 2004). Estes fatores se fazem necessários para não se deixar levar por pensamentos e emoções distorcidas, ainda mais em tempos de crise, como a pandemia. Dentro desta perspectiva, o curso irá focar no Mindfulness como foco na regulação, na redução e no controle emocional e atencional, na busca de reduzir o sofrimento e criar estratégias de enfrentamento mais assertivas. 

O curso será oferecido no formato de educação remota, utilizando as plataformas Moodle e o aplicativo google meeting/hangout, conforme calendário previsto. Encontros online serão gravados de forma que participantes possam acessar o material posteriormente na plataforma Moodle. 

 

Docentes e assessores

Psic. Clairton Puntel (psicólogo cognitivo comportamental e mestrando do programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS);

Prof. Júlio C. Adam (professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST, São Leopoldo/RS, doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo e pós-doutor em Filosofia pela PUCRS) 

 

Objetivo geral

Conhecer o papel da prática da espiritualidade e do mindfulness como estratégias pessoais, relacionais e sociais para o enfrentamento de situações de crise como a causada pela pandemia da Covid-19; 

 

Objetivos específicos

  • Descobrir a espiritualidade como dimensão humana, suas tradições e práticas;
  • Conhecer e aprender exercícios de espiritualidade como a oração, a meditação, a contemplação e o silêncio, exercícios de relaxamento corporal e mental, como formas de lidar com as crises causadas pela Covid-19;
  • Conhecer os fundamentos do Mindfulness;
  • Conhecer as estratégias práticas baseada em Mindfulness  
  • Descobrir os benefícios do Mindfulness para controle da ansiedade e redução do estresse, devido à Pandemia;
  • Elaborar um conjunto de técnicas e exercícios para lidar com situações de crise em geral, bem como as causadas pela pandemia.

 

Público-alvo

Lideranças comunitárias; professores e professoras, psicólogos e psicólogas, profissionais da área da saúde, profissionais das artes e outras áreas afins, estudantes de Teologia e Psicologia, estudantes em geral e pessoas interessadas. 

 

Total de vagas: 50

Número mínimo de inscritos: 20 (Observação: O número mínimo de inscritos é pré-requisito para a realização do curso)

Número máximo de inscritos: 80

Carga horária do curso: 30 horas

 

Conteúdo programático:

  • Introdução à espiritualidade e sua prática;
  • Introdução ao mindfulness e sua prática;
  • Espiritualidade como dimensão constitutiva do ser humano;
  • Tradições de espiritualidade, técnicas e exercícios práticos;
  • Espiritualidade e mindfulness como práticas diante de situações de crise.
  • Conjunto de técnica e práticas para uso individual e profissional.

 

Metodologia

  • Discussão com base em literatura sobre espiritualidade e mindfulness;
  • Estudo sobre comportamento humano em situações de crise;
  • Exercícios e técnicas práticas de espiritualidade e mindfulness
  • Elaboração de projetos para a prática de espiritualidade e mindfulness com pessoas e grupos.

 

Modalidade: Educação a Distância

 

Datas dos encontros:

  • 5 encontros de 2 horas cada – 18:30 às 20:30h
  • Segunda-feira à noite: 27/07; 03/08; 10/08; 17/08; 24/08

 

Inscrições:

Inscrições até 20/07

Investimento: 80,00


Mais cursos


Encontre a Faculdades EST nas redes sociais