Cursos Saber Mais e Viver Melhor: Psicologia do Desenvolvimento I


Saber Mais e Viver Melhor: Psicologia do Desenvolvimento I


EMENTA:

Estudo das principais correntes educacionais e psicológicas que abordam o desenvolvimento psicossocial do indivíduo – abordando o período que abarca seu nascimento até a chegada da pré-adolescência.

 

OBJETIVO GERAL:

Estudo das características do desenvolvimento infantil e das principais teorias que explicam o desenvolvimento da infância até a puberdade.

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

 Identificar as características pertinentes a cada período do desenvolvimento infantil até a puberdade;

 Conhecer as principais teorias que explicam o desenvolvimento infantil;

 Apresentar familiaridade com o pensamento de diferentes teóricos do desenvolvimento;

 Compreender amplamente sobre o desenvolvimento psicológico.

 

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes, professores da Educação Básica, profissionais diversos e aposentados, público em geral que visa aperfeiçoamento e aquisição de novos conhecimentos.

 

TOTAL DE VAGAS: 10

 CARGA HORÁRIA: 30 horas

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  Conceituação do desenvolvimento infantil, do embrionário até a adolescência.

  Desenvolvimento infantil sob perspectivas teóricas da psicanálise, aprendizagem, cognitiva, etológica, contextual.

  Concepção, hereditariedade, influências do ambiente, desenvolvimento.

  Desenvolvimento infantil sob o enfoque de teóricos como Freud, Lacan, Melanie Klein, Margareth Mahler, Bowlby, Spitz, Winnicott, Piaget, Eric Erikson, entre outros.

 

METODOLOGIA:

As aulas acontecerão no formato semipresencial, considerando que haverá no mínimo 2 encontros presenciais, relacionados à apresentação dos Graus A e B e os demais através do sistema AVA. Os conteúdos serão abordados de forma sistemática e abrangente, encontrando nos textos indicados através de diferentes publicações, como artigos, monografias, livros, revistas, os recursos necessários para que o/a estudante possa fazer conexões com os temas estudados.

Serão solicitadas tarefas adicionais – participação em fóruns, realização de atividades específicas – que visam o aprofundamento de determinados tópicos e a aquisição de habilidades anteriormente referidas.  Através da correção, o estudante terá a oportunidade de avaliar e acompanhar seu processo de aprendizagem.

No decorrer do semestre, poderão ser agendadas outras aulas presenciais objetivando melhor aproveitamento do conteúdo, assim como orientações específicas.

 

MODALIDADE

Semipresencial


CRONOGRAMA:

LOCAL DAS AULAS: Campus da Faculdades EST, em sala a definir e AVA.

DATAS DOS ENCONTROS: às segundas, a partir de 25 de fevereiro de 2013.

TURNOS: noturno

HORÁRIO: 18h45 às 20h25

INVESTIMENTO: R$ 400,00 (4 x de R$ 100,00, com boletos vencendo em mar./abr./maio/jun.)

 

PRAZO MÁXIMO PARA INSCRIÇÃO VIA SITE: 15/02/2013

OBSERVAÇÃO: Esse curso de extensão está vinculado ao componete da matriz curricular da Graduação e não pode ser validado como disciplina.

 

COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Pró-Reitoria de ensino e extensão

 

DOCENTES E/OU ASSESSORES:

Prof. Ms. Maryléa Elizabeth Ramos Vargas


Mais cursos


Encontre a Faculdades EST nas redes sociais