Cursos Técnica de Imagem Guiada com Música em Grupo


Técnica de Imagem Guiada com Música em Grupo


APRESENTAÇÃO:

No campo do saber da música como terapia (musicoterapia) existem abordagens que não são exploradas no contexto nacional, dificultando o contato do profissional com conhecimentos importantes, que certamente enriquecem e fortalecem a eficácia de sua atuação. A técnica de imagem guiada com música em grupo é uma adaptação do método musicoterapêutico denominado BONNY, de Imagens Guiadas e música (originalmente dirigido a atendimento individual), para que um maior número de profissionais possa beneficiar-se deste procedimento, uma vez que para aplicar o método citado é necessário uma formação específica, que é oferecida somente no exterior. O método diferencia-se por utilizar essencialmente a música clássica pré-selecionada e organizada em programas para explorar a consciência, com o objetivo de conectar a pessoa com o seu potencial de cura interior e promover a sua própria saúde e/ou cura. Pode ser trabalhado com pessoas adultas, adolescentes em comunidades, em instituições, grupos familiares, de encontros espirituais, diante das possibilidades que a música clássica alcança, permitindo explorar as diversas problemáticas da condição humana desde situações do cotidiano
até condições pouco exploradas da espiritualidade e transpersonalidade. Também, pode ser utilizado para o desenvolvimento estético humano através da apreciação do belo da música clássica/erudita.

 

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar aos profissionais da área da saúde conhecimento e vivência na técnica de Imagens Guiadas com música em grupo, com base no método musicoterapeutico GIM (Imagens Guiadas e Musica) de H. Bonny, visando a melhoria e a transformação das concepções e práticas da utilização da música como terapia.

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Introduzir o profissional quanto à utilização específica da música clássica na prática terapêutica em grupo
  • Expandir o conhecimento e oferecer novas ferramentas ao profissional que utiliza a música em seu trabalho ampliando o campo de atuação.
  • Apresentar elementos e proporcionar ambiente para reflexão e conscientização sobre a atuação do terapeuta ao utilizar a música no contexto terapêutico e buscar a forma adequada e segura.
  • Incentivar o profissional a buscar um aprofundamento nesta abordagem e a pesquisar no seu contexto cultural a relação da música clássica e seus efeitos na comunidade, estabelecendo relações com a promoção de saúde em seus vários níveis - físico, emocional, social, cultural, psicológico e espiritual.

 

PÚBLICO-ALVO:

Musicoterapeutas, Psicólogos, Arteterapeutas, outros profissionais da área da saúde, com algum
conhecimento musical


TOTAL DE VAGAS:

Máximo 30
Mínimo 15



CARGA
HORÁRIA:

20 horas – Modalidade semipresencial (16 horas presenciais e 4 horas em EAD)


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Introdução ao método Bonny de Imagens Guiadas e Música;
  • O desenvolvimento do método e a utilização para grupo;
  • A fundamentação teórica e filosófica;
  • As propriedades da música clássica e seus efeitos sobre a pessoa;
  • Escuta e análise de músicas;
  • Os estados expandidos de consciência;
  • As imagens possíveis;
  • Imagens diretivas e não diretivas;
  • Experiências práticas com alguns programas específicos.

 

MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

 

CRONOGRAMA:

3 encontros (sexta, sábado e domingo)
Sexta – 19h – 21h
Sábado – 9h – 17h – intervalo para almoço (1h)
Domingo – 9h – 17h - idem

LOCAL DAS AULAS: Faculdades EST

DATAS DOS ENCONTROS:  23 a 25 de agosto de 2013

Inscrições até 20 de agosto de 2013


INVESTIMENTO:
R$ 150,00


COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Sofia Dreher


DOCENTES E/OU ASSESSORES:

Erci Kimiko Inokuchi


Mais cursos


Encontre a Faculdades EST nas redes sociais