Confira abaixo os eventos realizados ou que ainda vão acontecer.

XI Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral

Data: 21 a 23 de Setembro
Local: Faculdades EST
Endereço: Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo

Apresentação

A proposta do XI Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral é discutir, analisar e socializar pesquisas sobre o tema do amor, em suas diferentes ações e relações. As novas configurações nas relações amorosas nos desafiam a pensar nas diversas possibilidades de vivências desse sentimento, tanto em ações construtivas e reparadoras, quanto em ações destrutivas ou manipulatórias, desviantes do seu sentido original. Numa sociedade cada vez mais individualista e pautada por relações narcísicas e egocêntricas, notadamente carente de amor, esse sentimento se apresenta como um instigante desafio ético e relacional que precisa ser problematizado em diferentes contextos. Em tempos de amor líquido, que se estende também pelo novo campo dos relacionamentos virtuais, a reflexão sobre o amor é um campo fértil de estudo e intervenção para todos os profissionais de ajuda na contemporaneidade.

Nosso evento se propõe lançar luzes e cores de amor na esfera psíquica, pastoral, relacional e social, de uma forma interdisciplinar. Entendemos que é o amor que leva a humanidade adiante, é o amor que nos faz querer viver em sociedade e é ele que nos impulsiona ao cuidado uns dos outros. Em tempos em que a proliferação do ódio aparece a todo o momento, na mídia, nas relações, nas religiões, na sociedade e na humanidade, parece que amar torna-se revolucionário. Na sociedade contemporânea, o aumento de uma cultura do ódio, em todas as esferas é crescente. As manifestações de conflitos e agressões, nos dão a impressão que o maior de todos os sentimentos parece ter “saído de moda”, gerando relacionamentos problemáticos, desilusões, adoecimento...

O evento – Amor em (Rel)Ação – quer reunir pesquisadores e pesquisadoras internacionais e nacionais que tem refletido sobre a temática. A escolha do assunto dá continuidade aos eventos anteriores sobre Depressão (2011), Culpa (2013), Perdão (2015). Nada mias apropriado do que o tema do Amor para continuar esse processo de reconstrução individual, familiar e comunitário.

Clique aqui para acessar o conteúdo completo.

• III Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial

Início: 13/10/2017
  • XVI Salão de Pesquisa da Faculdades EST

Início: 21/09/2017
  • XI Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral

Início: 21/09/2017
  • V Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

Início: 23/08/2017
  • VII Congresso de Instituições de Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação

Início: 30/06/2017
  • Semana da Música

Início: 07/11/2016
  • III Congresso Internacional da Faculdades EST

Início: 12/09/2016
  • Novas parcerias entre Sociedade Civil e Estado (Lf 13.019/2014)

Início: 10/11/2015
  • Tudo Sobre Cuidados Paliativos

Início: 26/10/2015
  • Conferência Internacional Geminada Brasil - Alemanha sobre Reforma, Educação e Transformação

Início: 19/11/2015
  • I Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial

Início: 17/10/2015
  • Salão de Pesquisa 2015

Início: 01/09/2015
  • Seminário Internacional Fides et Ratio

Início: 30/09/2015
  • Perdão: Onde Saúde e Espiritualidade se encontram

Início: 17/09/2015
  • IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

Início: 05/08/2015

Ficou interessado/a em algum evento?

Fique por dentro de tudo o que acontece na Extensão. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.

Pró-Reitora de Ensino e Extensão

Coordenação

Pró-Reitora: Profª. Dra. Laude Erandi Brandenburg Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002). Atualmente é professora da Faculdades EST. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, educação cristã, fundamentos epistemológicos do ensino religioso, educação-teologia e educação.

Central de Relacionamento

(51) 9 9871-7685