Faculdades EST - XI Simp. Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral 

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login


Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br





XI Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral 

Mini currículos das e dos palestrantes

Christoph Schneider-Harpprecht: Pós-doutorado pela Theologischen Fakultät der Universität Leipzig (1999), doutorado em Teologia pela Kirchliche Hochschule Bethel (1987), graduação pela Universität Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1980). Foi professor na Faculdades EST, atualmente vive na Alemanha. Tem experiência nas áreas de Teologia e Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Crises de Família, Consolo, Aconselhamento Pastoral. Autor de vários livros, destacando: Teologia Prática no Contexto da América Latina, Imagens da Família, dentre outros, além de uma vasta publicação de artigos.


Donaldo Schüler
: Doutor em Letras e Livre-Docente pela UFRGS e pela PUCRS. Professor Emérito da UFRGS. Pós-doutorado na USP, com o trabalho Eros: dialética e retórica. Autor de ensaios, entre eles: Teoria do romance, Narciso Errante, Eros: dialética e retórica, Na conquista   do   Brasil, Heráclito e seu (dis)curso, Origens do discurso democrático, Afrontar Fronteiras, Abismados em amor e Joice era Louco?(2017) e romances, entre eles: A mulher afortunada, Faustino, Pedro de Malasartes e Império caboclo. Tradutor do romance Finnegans Wake, de James Joyce e da Odisséia¸ de Homero.


Iara Camaratta Anton
: Psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1974. Obteve os títulos de especialista em Psicologia Clínica Aplicada e especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pela PUCRS. Realizou formação em Terapia de Casal e de Família, pelo Instituto Domus e o curso de Psicanálise da Vincularidade pelo Instituto Contemporâneo, ambos em Porto Alegre.


Blanches de Paula
Pós-Doutorado em Teologia (2016) – Candler School of Theology – Emory University. Doutorado (2009) e Mestrado (1997) em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1994). Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo ( 1996). Especialista em Logoterapia com ênfase em Educação. Coordenadora o Curso de Teologia (2015) - modalidade presencial e o Lato Sensu em Aconselhamento Pastoral da Escola de Teologia da UMESP (2015). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Teologia Prática e Aconselhamento.

E-mail: blanches.paula@metodista.br

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759276D2

 

Mini currículos das coordenadoras e dos coordenadores de Seminários

Eurema Gallo de Moraes: Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1976) e doutorado em Fundamentos y Desarrollos em Psicoanálisis – Universidad Autónoma de Madrid (2006). Atua como psicanalista em clínica particular. Coordenadora de seminários, supervisora, fundadora e Membro Pleno da Sigmund Freud Associação Psicanalítica - Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Membro Pleno da Sociedad Psicoanalítica Del Sur de Buenos Aires (Argentina). Temas de interesse: psicanálise, perversão, clínica, interpretação e psicopatologia. Autora do livro Vivência de Indiferença - do trauma ao ato-dor (Caso do Psicólogo, 2011).


Karin K. Wondraceck
: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981),  mestrado em Teologia pela Escola Superior de  Teologia (2002) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2010), com estágio doutoral na Universidade de Erlangen-Nurenberg e estudos complementares na Universidade de Freiburg e Universidade Católica Portuguesa. Exerce atividade clínica   como psicanalista em Porto Alegre. Professora assistente na Faculdades EST, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Fenomenologia da Vida. Pesquisa interdisciplinar em teologia, fenomenologia, psicanálise e direitos humanos. Membro pleno e docente na Sigmund Freud Associação Psicanalítica onde integra o Projeto Clínicas do Testemunho (parceria com Comissão de Anistia). Membro do Grupo de Trabalho "Psicologia e Religião" da ANPEPP.   Nos Estados Unidos é membro da CAPS (Christian   Association of Psychological Studies) e da diretoria da SEPTT (Society for Explorations of Psychoanalytic Therapies and Theology).


Maria Aparecida da Silveira Brígido
: Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga - Coimbra - Portugal. Mestrado reconhecido pela Universidade de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Luterana   do   Brasil.   Formação   em   Psicanálise   pela   Sigmund   Freud Associação Psicanalítica. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Aconselhamento e Psicologia Pastoral pela Escola Superior de Teologia - EST. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Fenomenologia da Vida de Michel Henry pela Escola Superior de Teologia - EST. Membro da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Professora e supervisora do   Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade. Consultório de Psicanálise com atendimento de adultos com dificuldades emocionais e familiares, uso de drogas, nas atividades laborais, sexuais. Atendimentos com crianças com dificuldades escolares, familiares e de relacionamento social. Experiência docente em instituição universitária.


Morgana da Silva Valente
: Graduação em Psicologia pela Universidade Feevale (2013). MBA em Gestão de   Pessoas   pela   Uniritter (2016). Experiência   com   Psicologia do Esporte, Organizacional   e   Clínica.   Atualmente   consultório   particular   -   psicoterapia individual e assessoria   para escolas e áreas esportivas e pesquisadora  no grupo de Aconselhamento e Psicologia Pastoral - Faculdades EST.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5726412040993598


Rossano André 
Dal-Farra: Doutor em Educação. Mestre Zootecnia-Melhoramento Genético Animal. Biólogo. Médico Veterinário. Docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Professor do Mestrado e Doutorado em Odontologia da ULBRA. Tem experiência em pesquisa na Área de Ensino de Ciências e Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Educação em Saúde. Revisor de periódicos nacionais e internacionais.

Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700224A2


Lia Dauber
: Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981) e Mestrado em Psicologia da Saúde, pela Universidade Católica Dom Bosco (2005) – área de interesse: identidade feminina e Saúde Mental. Especialista em Psicologia Clínica, com ênfase em avaliação psicológica e psicoterapia de orientação psicanalítica. Membro do Grupo de Pesquisa em Aconselhamento e Psicologia Pastoral das Faculdades EST. Membro do Grupo de Pesquisa de Fenomenologia da Vida de Michel Henry da Faculdades EST.

E mail: lia@dauber.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8541470664372412


Martin Timóteo Dietz
: Graduado em Teologia pela Igreja Evangélica em Hessen e Nassau (Alemanha). Realizou doutorado na Universidade de Erlangen (Alemanha). Atua junto à Faculdades EST na Cátedra Contextual de Lutero.

E-mail: martin.dietz@est.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5058260468540469 .


Cristine Santos
:
 Bacharel em Ciências Biológicas. Doutoranda em Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pesquisadora do Núcleo EDEVO-DARWIN da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora nos cursos de graduação e pós-graduação da ULBRA.

Lattes:https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=3B2968FCF4103E241C3D742C69E08862#


Roseli Margareta Kühnrich de Oliveira
É psicóloga com atuação clínica há mais de 30 anos, Especialista em Terapia Familiar e Mestre em Teologia. Ex-professora da Universidade Mackenzie, é docente convidada em vários cursos de Pós-Graduação. Leciona, pesquisa e assessora eventos de Terapia Famíliar, Psicologia Clínica e Educação, trabalhando temas como Esgotamento e Cuidado à Cuidadores das Relações de Ajuda e Cuidado Integral de Sí mesmo, Relações Familiares, Lutos e Perdas, Saúde emocional e Inteligência Espiritual entre outros. Autora dos livros Pra Não Perder a Alma (Sinodal), Cuidando de quem cuida (Grafar), e co-autora em De Bençãos e Traições, (Ultimato/ Esperança). Mora em Porto Alegre, RS, onde mantém seu consultório.

E-mail: renovatium@gmail.com – www.roselikuhnrich.com.br.

Lattes: cnpq.br/7653776954664999

 

Rossano André Dal-FarraDoutor em Educação. Mestre em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal. Médico Veterinário. Licenciado em Ciências-Biologia. Professor e integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da ULBRA. Professor dos Cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da ULBRA.

 

Clóvis GedratBacharel   em   Teologia (Seminário   Concórdia), Bacharel em Teologia (ULBRA), Licenciado em Filosofia (Unisinos), Mestre em Filosofia (Unisinos), Doutorando em Filosofia (Unisinos). Professor de filosofia, ética e antropologia, na UNISINOS. Exerce os cargos de Coordenador da Graduação em Filosofia, coordenador do PIBID/Filosofia e supervisor dos estágios em Filosofia. Participa dos grupos de pesquisa: (1) Ética, Bio- Poder e Alteridade e (2) Núcleo de Estudos Kierkegaardianos (Filosofia e Teologia). Integrante da Comissão da Década Internacional dos Afro-descendente.

 

Thomas HeimannPossui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1995), graduação em Teologia pelo Seminário Concórdia (1992) e pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2015). Especialista em Psicopedagogia (1999). Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia -(2003).  Doutor em Teologia pelo PPG das Faculdades EST (2016). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil na área da Graduação e Pós-Graduação. Professor de MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial da ULBRA. Atual coordenador do curso de Teologia da ULBRA, nas modalidades presencial e EAD. Coautor e organizador dos livros “Espiritualidade e Saúde”, “Sombras da Alma: tramas e tempos da depressão”, “Um olhar nos espelhos da culpa” e “Perdão: onde saúde e espiritualidade se encontram”.

 

Marcia BlasiDoutoranda em Teologia pelo PPG da Faculdades EST. Possui Bacharelado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1997) e Mestrado pelo Graduate Theological Union, Berkeley, CA/EUA (2001). Atualmente é professora de Teologia Feminista e Co- coordenadora do Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. É assessora do Conselho da Federação Luterana Mundial para questões de gênero e facilitadora da Rede de Mulheres e Justiça Gênero da Federação Luterana Mundial na América Laterana. É pastora ordenada da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil desde 1998. Foi Pastora Vice-Sinodal no Sínodo Noroeste Riograndense.

 

Laura de Souza BenitesPsicóloga e Psicanalista; Especialização em Filosofia da Linguagem e do Conhecimento – UNISINOS; Coordenação do Núcleo da Sociedade de Psicologia do RGS   em São Leopoldo, 2015/16 e 2017/18.

 

Mini currículos do e das participantes da Mesa Redonda 

Simone Engbrecht: Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Psicologia da Saúde (UFSM/RS). Membro pleno e diretora de ensino da Sigmund Freud Associação Psicanalítica (SIG), na qual realizou sua formação em Psicanálise e também é coordenadora e supervisora de seminários. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, trabalhando na área clínica com adolescentes e adultos. É autora dos livros Aprendendo a Lidar com a Depressão (2001) e O Amor não é Surdo: Reflexões sobre o amor (2008), ambos da Editora Sinodal.
 

Luis Alexandre Cerveira: Possui graduação em História-Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). É mestre pela mesma instituição (2008). É doutor (sanduíche) em História Latino-Americana (ênfase em Antropologia ) pela UNISINOS ( Bolsista dedicação exclusiva CAPES) tendo realizado estágio doutoral de três meses na Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (trabalhando junto ao Archivo General de la Nacion) em 2011. Em 2013 realizou estágio doutoral junto a Universidad de Sevilla no período março-junho (trabalhando junto ao Archivo General de Indias). Atualmente é Professor na Faculdade IENH nas disciplinas de Antropologia Social, Oficina de Pesquisa em Antropologia das Emoções e Métodos e técnicas de Pesquisa.
 

Delci Mello: Faz parte do Instituto Lenon Joel Pela Paz desde a sua fundação exercendo a função de coordenadora e atualmente exerce a função de presidenta da diretoria. Durante a sua gestão foi implementado o processo de Gestão de Qualidade nos seus processos de atendimento, sendo reconhecido através da medalha de Bronze, no ano de 2016, pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP.
 

Fernanda Glienke: Graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra – Portugal. Atualmente trabalha no Instituto Lenon Joel Pela Paz como educadora social e professora de Educação Física desenvolvendo o projeto da Fifa FootbaalFor Hope. Está na instituição desde fevereiro de 2016.


Compartilhe:


EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br