Faculdades EST - XI Simp. Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral 

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login


Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br





XI Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral 

Minicursos 

Data: 21/09/2017
Local: Prédio H


1. As Idealizações no Amor

HORÁRIO: 13h30-15h30

Ministrante: Ms. Simone Engbrecht – psicóloga e psicanalista, mestre em Psicologia (UFSM), com atividade clínica com adolescentes e adultos. Autora dos livros “Aprendendo a lidar com a depressão” e “O Amor não é surdo”.

Ementa: O curso compreende o estudo do tema do ideal estudado por Freud na construção do conceito de Superego. Diferenciaremos ideais de idealizações a partir de uma reflexão sobre o luto presente no amadurecimento do sujeito.


2. Psicanálise e Religião: o diálogo entre Freud e Pfister
HORÁRIO: 16h-18h

Ministrantes: Ms. Bruno Albuquerque: Mestre em Psicanálise (PGPSA/UERJ), psicólogo (IP/UERJ),membro associado do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro, onde coordena o Grupo de Estudos “Freud e a questão do pai na psicanálise” (2017) e coordenou o Grupo de Estudos “Psicanálise e Religião” (2015-2016). Membro do Grupo de pesquisa “Appophatiké: estudos interdisciplinares em mística”. (UFF/PUC-Rio)

Dra. Karin Kepler Wondracek – psicóloga e psicanalista com atividade clínica em Porto Alegre, doutora em Teologia e docente da Faculdades EST,onde coordena o Grupo de Pesquisa em Fenomenologia da Vida. Pesquisadora da relação psicanálise-religião; tradutora das Cartas entre Freud e Pfister e de “A ilusão de um futuro” de Pfister. Autora de “O amor e seus destinos: a contribuição de Oskar Pfister para o diálogo entre psicanálise e teologia”. Atualmente coordena com Deborah W. Gehres, o Grupo de Estudos “Psicanálise e sagrado: escutas possíveis”.

Ementa: Este minicurso apresentará os principais pontos de diálogo entre Sigmund Freud e Oskar Pfister sobre a psicanálise e religião, que se desenvolveu ao longo de três décadas de correspondência epistolar. Entremeamos a investigação de suas cartas com a apresentação de algumas de suas principais obras sobre o tema, dedicando uma atenção especial ao debate sobre a ilusão em “O futuro de uma ilusão”, livro ao qual Freud se refere como a sua declaração de guerra à crença religiosa, e “A ilusão de um futuro”, artigo ao qual Pfister se refere como sua controvérsia amigável.
 

INVESTIMENTO:

Cada minicurso: R$ 50,00

 

Faça a sua inscrição clicando aqui


Compartilhe:


EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br