Faculdades EST - IX Simpósio de Ensino Religioso - Ensino Religioso e docência em formação 

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IX Simpósio de Ensino Religioso - Ensino Religioso e docência em formação

A temática proposta para o IX Simpósio de ER objetiva a reflexão sobre os novos desafios que a educação contemporânea coloca à formação docente no Ensino Religioso

Evento

O exercício da docência em Ensino Religioso é desafiador, especialmente por ser uma área de conhecimento ainda em construção. Devido a isso, estar em constante formação é fundamental para quem atua nessa área. É necessário estar por dentro dos aspectos que compõem a identidade desse componente curricular, sua epistemologia e sua metodologia, mas também saber fazer conexões com as tarefas que se apresentam para a educação contemporânea. Fazer interconexões com as adolescências atuais, com mídias e novas tecnologias, ter preparo para lidar com o consumismo que impera e lidar com conceitos como Educação Inclusiva são pautas que requerem uma formação dinâmica e aprofundada. Desse modo, a temática proposta para o IX Simpósio de Ensino Religioso visa refletir sobre os novos desafios que a educação contemporânea coloca à formação docente no Ensino Religioso, de modo a dar conta das interconexões necessárias com realidades tão complexas e tão diversas que enfrentamos no cotidiano educacional.

Diante disso, o propósito do IX Simpósio de Ensino Religioso é promover o debate sobre formação docente no Ensino Religioso, fomentado por meio de palestras, mesas temáticas, oficinas, comunicações, enfim, diversos espaços para o diálogo sobre a formação docente no Ensino Religioso atento às novas tecnologias e às adolescências atuais. Queremos, pois, convidar você, professor/a de educação básica, docente de ensino superior, estudante de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisador/a ou interessado/a no tema a participar conosco deste simpósio. Seguem abaixo informações referentes à participação no evento.

Como se inscrever?

O IX Simpósio de Ensino Religioso está aberto para participação ao público em geral. Os/as interessados/as em apenas assistirem a uma ou outra palestra e que não necessitem de emissão de qualquer tipo de certificação ou atestado podem participar do congresso sem inscrição prévia e sem custos.

Para aqueles que desejam participar como ouvintes ou como apresentadores de trabalho (comunicação) e receber o material promocional do evento e certificação deverão realizar a inscrição clicando aqui. Estes receberão certificação de participação e, se apresentadores, o certificado de apresentação de trabalho, desde que tenham efetivado a inscrição por meio do pagamento da taxa e, se apresentadores, comparecido na data e no horário definidos pela organização do evento para sua apresentação.

 

Como apresentar uma comunicação? 

O participante que deseja realizar a apresentação de uma comunicação, um trabalho, um projeto de pesquisa, deverá encaminhar por e-mail (eventosnaest@gmail.com) um arquivo em Word (extensões .doc ou .docx) contendo os seguintes dados:

  1. Nome Completo
  2. Titulação
  3. Instituição
  4. E-mail para contato
  5. Título do trabalho
  6. Resumo (até 250 palavras)

(Utilizar a opção de contar palavras do editor de texto)

  1. Palavras-chave (3 a 5 palavras)

 

Atenção: o prazo para envio do resumo é 30 de abril de 2013.

O aceite será encaminhado a partir do dia 10 de maio de 2013, por e-mail aos inscritos.

O recebimento do aceite significa que a comissão científica aprovou a proposta e que ela será inserida na programação do evento, desde que o/a proponente confirme sua inscrição por meio do pagamento da taxa de inscrição até o dia 20 de maio de 2013.

Opcionalmente, o/a inscrito poderá encaminhar o trabalho completo para avaliação e, se aprovado, publicação no livro do IX Simpósio de Ensino Religioso. O prazo para envio deste texto é 31 de maio de 2013.

O trabalho completo deverá seguir estritamente as normas dispostas no final dessa circular. O descumprimento destas acarreta em reprovação do texto para publicação no livro do Simpósio. As instruções gerais de formatação de arquivo encontram-se no final desta circular.

 

Quais são os principais prazos e datas?

30 de Abril de 2013: Limite para submissão de propostas de apresentação oral.

10 de Maio de 2013: Divulgação do aceite por e-mail.

20 de Maio de 2013: Limite para pagamento de inscrições para apresentação oral.

31 de Maio de 2013: Prazo para envio do trabalho completo.

21 de Junho de 2013: Divulgação do aceite do trabalho completo para inclusão no Livro.

23 de Agosto de 2013: Data limite para inscrição como ouvinte via site da EST

29 de Agosto de 2013: Data limite para inscrição como ouvinte

 

Investimento

Participação como ouvinte: R$ 30,00

Participação de estudantes de graduação e pós-graduação com apresentação oral: R$ 60,00

Participação de docentes e de profissionais com apresentação oral: R$ 90,00

 

Programação Prévia

Confira a programação oficial acessando a 3ª circular

 

29/08 – Quinta-feira

30/08 – Sexta-feira

8h00

Credenciamento

Mesa Redonda

O Desenvolvimento de Competências no Ensino Religioso

Auditório Ernesto Schlieper (Prédio S)

9h00

Abertura com Espaço Cultural

Auditório Ernesto Schlieper (Prédio S)

10h00

Mesa Redonda

O Ensino Religioso e a formação docente no Brasil

Auditório Ernesto Schlieper (Prédio S)

 

Espaços Pedagógicos

12h00

Almoço

Almoço

13h30

Espaços Pedagógicos

Comunicações

15h30

Intervalo

Intervalo

16h00

Comunicações

Comunicações

18h00

Intervalo

Encerramento

19h00

Noite artística aberta ao público

Auditório Ernesto Schlieper (Prédio S)

 

Toda a programação principal (Abertura e Mesas Redondas e a Noite artística) acontecerá no Auditório Ernesto Schlieper, no prédio S. Confira o Mapa do Campus ao final desta página.

 

Programação dos Espaços Pedagógicos

Local

Horário

Dia 29

Sala 512,

Prédio G

13h30

15h30

Ensino Religioso e adolescências atuais
Profª Dr.ª Gisela Isolde Waechter Streck

Auditório Schlieper

13h30

15h30

Ensino Religioso e Música
Profª Dr.ª Soraya Heinrich Eberle

Local

Horário

Dia 30

Auditório,

Prédio H

10h00

12h00

Ensino Religioso, mídias, novas tecnologias, redes, conectividade
Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin e Prof. Dr. Júlio César Adam

Auditório

Schlieper

10h00

12h00

Ensino Religioso, Direitos Humanos e Educação Inclusiva
Profª Ms. Kathlen Luana de Oliveira e Prof. Mestrando Thyeles Borcarte Strelhow

 

 

 

 

Programação das Comunicações

Local

Horário

Dia 29

 

 

 

Sala A

Prédio U

16h00

16h20

A Atualidade da Pampaedia de Comenius nas discussões educacionais – Emmanuel Roberto Leal de Athayde

16h20

16h40

Cosmovisões, linguagens e a formação humana – Gleyds Silva Domingues

16h40

17h00

Evolução do conceito de caridade ao longo do tempo decorrido entre o Império Romano e os dias atuais – José Carlos de Souza

17h00

17h20

Educação e Contemporaneidade Desafios permanentes e Esperanças inerentes à Formação Integral – Jussara Marques Hübner

17h20

18h00

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 29

 

 

 

 

Sala B

Prédio U

16h00

16h20

A contribuição do processo de “feedback” na gestão pedagógica da escola – Tiago Becker

16h20

16h40

Educar: uma ação religiosa na perspectiva cristã – Mari Lourdes Santos Lima

16h40

17h00

O Drama teatral como condição de validade do juízo estético no ensino religioso – Marivelto Leite Xavier

17h00

17h20

A ética da Unidade: contribuições de Yoga - Vedanta
e meditação para a dimensão espiritual na educação e prevenção à violência – Lívia Borges Lopes de Araújo

17h20

18h00

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 29

 

 

 

 

Sala C

Prédio U

16h00

16h20

A identidade e o fazer pedagógico do Ensino Religioso no currículo escolar – Solange Koltermann

16h20

16h40

O impacto do Ensino Religioso nas escolas do meio rural por professores oriundos do meio urbano – Reinaldo Knorek,  Maria Eurli Jungles Hudzinski e Davina Vielévski Gomes Dos Santos

16h40

17h00

O Ensino Religioso no currículo escolar – Elisângela Madeira Coelho

17h00

17h20

De educação religiosa a Ensino Religioso:
Relato de experiência vivenciado no Colégio Batista de Santarém-Pará 1996-2002 – Wanildo Figueiredo de Sousa

17h20

18h00

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 29

 

 

 

 

Auditório

Schlieper

Prédio S

16h00

16h20

A Pedagogia Social e o Cenário Educativo – Sabrina Senger e Laude Erandi Brandenburg

16h20

16h40

Ensino Religioso e a teoria da complexidade – Admilson Eustáquio Prates

16h40

17h00

Identidade Negra e Religiosidade Afro-brasileira: resistência e manutenção da cultura negra através do sincretismo religioso – Aline Silva de Oliveira

17h00

17h20

O Ensino Religioso no Ensino Médio: Pra quê? – Henri Luiz Fuchs; Renan da Costa Ferreira

17h20

18h00

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 29

 

 

 

 

Sala 512

Prédio G

16h00

16h20

A fé na infância: como o ensino religioso cristão nas séries iniciais pode auxiliar na formação da criança – Jéferson Polidoro Ruaro Pimentel

16h20

16h40

O Ensino Religioso na escola pública e habilitação de professores em concursos de provas e títulos nas redes estaduais e municipais de ensino – Márcio  Hoff

16h40

17h00

A importância do Ensino Religioso nas Escolas: Necessidade, Evolução e Tendências – Rosival Sanches Meneses

17h00

17h20

Aprendendo uns com os outros:
a interlocução como elemento na formação docente em Ensino Religioso – Valmir Pontes do Nascimento

17h20

18h00

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 30

 

 

 

 

Sala A,

Prédio U

13h30

13h50

Desafios e perspectivas do Ensino Religioso na escola pública brasileira diante do Acordo Internacional Brasil e Santa Sé – Antonio Nunes Pereira

13h50

14h10

A (in)constitucionalidade do Ensino Religioso público – Nívea Amazonas Pereira Bastos

14h10

14h30

Ensino Religioso: um desafio à educação na contemporaneidade – Fábio Maia Sampaio

14h30

14h50

Ensino Religioso: Estado Laico e a Proteção do Direito à Educação – Claudio Moreira da Silva

14h50

15h30

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 30

 

 

 

 

Sala B,

Prédio U

13h30

13h50

O educar religioso hoje: necessidade de ensino epistêmico e sua democratização no espaço virtual – Reginaldo de Souza Brito

13h50

14h10

Conectados na rede, compartilhados na família e deletados da vida – Kate Fabiani Rigo

14h10

14h30

Novas tecnologias: impactos na vida do ser humano e do cidadão – Camila Jacobina Vieira Jorge Cerqueira

14h30

14h50

A Educação Religiosa como Processo de Transformação numa Sociedade Aprendente  – Te(Cn)Ologia a Serviço da Religião – Marilene Ferreira dos Santos

14h50

15h30

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 30

 

 

 

 

Sala C,

Prédio U

13h30

13h50

A pesquisa na formação e na prática dos professores de Ensino Religioso – Maria de Fátima Luz Santos

13h50

14h10

Formação de professores de Ensino Religioso: textos legais e contextos vividos – Raimundo Márcio Mota de Castro e José Maria Baldino

14h10

14h30

Formação Docente: entre a teoria e a prática – Lauri Alfonso Mombach

14h30

14h50

Resgatando a Educação da Igreja para uma Sociedade do Presente e do Futuro – Wilton Lima dos Santos

14h50

15h30

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 30

 

 

 

 

Sala 206,

Prédio H

13h30

13h50

A iconografia ucraniana e as Ciências da Religião – Reinaldo Knorek; Jaime Nogas

13h50

14h10

O sentido da secularização não é um mundo sem sentido:
o fenômeno religioso numa sociedade de múltiplas modernidades – Joe Marçal Gonçalves dos Santos

14h10

14h30

Vida e Finitude: trabalhando conceitos para o Ensino Religioso a partir da pesquisa cemiterial – Thiago Nicolau de Araújo

14h30

14h50

A justificação moral e a bioética: uma relação religiosa – Reinaldo Knorek

14h50

15h30

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 30

 

 

 

 

Auditório

Schlieper,

Prédio S

13h30

13h50

Diálogo Inter-Religioso na sala de aula: uma experiência de formação docente – Fernanda Matos de Borba e Inácio José Spohr

13h50

14h10

Ensino Religioso : a confessionalidade em questão – Janice Machado Ribeiro Rodrigues; Claudia Simone Pereira

14h10

14h30

O dialogo como fundamento da educação religiosa: contribuições de Paulo Freire e Martin Buber – Ariadenes Alves de Oliveira

14h30

14h50

O Ensino Religioso na escola e o desafio da transconfessionalidade – José Ruy Feliz Barbosa; Wanildo Figueiredo de Sousa

14h50

15h30

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 30

 

 

 

 

Sala A,

Prédio U

16h00

16h20

A fé dos pais e o Ensino Religioso nas escolas de anos iniciais – Reinaldo Knorek, Maristela Cordeiro Rodrigues, Rosa Aparecida Massaneiro Pereira

16h20

16h40

O fenômeno religioso da contemporaneidade: a intensa procura pelo sagrado em templos religiosos – Terezinha de Fátima Juraczky Scziminski, Leila Aparecida Grein e Reinaldo Knorek

16h40

17h00

O Ensino Religioso sob um olhar da linguística aplicada – Wanildo Figueiredo de Sousa; Valbia Colares Figueiredo

17h00

17h20

Ensino Religioso escolar: linguagem e epistemologia – Arthur Felipe Moreira de Melo

17h20

18h00

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 30

 

 

 

 

Sala B,

Prédio U

16h00

16h20

Ensino Religioso: a promoção do conhecimento e da espiritualidade – Cláudio Giovani Becker

16h20

16h40

A identidade do professor e sua espiritualidade na constituição docente – Monica Pinz Alves

16h40

17h00

Desafios do professor de Ensino Religioso frente à qualidade de vida interior de seus alunos – Cheila Cristina Müller Goergen

17h00

17h20

Respeito à alteridade: o colégio como espaço de aprendizado sobre os Povos Indígenas – Cristiele Aline Kuhn Terhorst

17h20

18h00

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 30

 

 

 

 

Sala C,

Prédio U

16h00

16h20

A Geração Y e o Ensino Religioso: novas mentes, novos desafios – Jonas Vanderlei Theisen; Henri Luiz Fuchs

16h20

16h40

Currículo e conhecimento: caminhos para aprendizagem – Jone Nunes

16h40

17h00

História do cristianismo através da arte: uma abordagem transversal no Ensino Religioso – Mateus Lima de Souza

17h00

17h20

O estudo do(s) espaço(s) como instrumento pedagógico do Ensino Religioso e educação ambiental – Willian Kaizer de Oliveira

17h20

18h00

Discussão Geral

Local

Horário

Dia 30

 

 

 

 

Sala 206,

Prédio H

16h00

16h20

Transtorno do Espectro Autista e Ensino Religioso: desafios para formação e atuação docente – Thyeles Borcarte Strelhow

16h20

16h40

O software livre na educação superior:
a liberdade e o apreço à tolerância no processo de ensino e aprendizagem – Alexandre Franco Aranha

16h40

17h00

Religare e Educere: entre a essência e a existência – Maria Donizete Quesado

17h00

17h30

Discussão Geral

 Confira a programação oficial acessando a 3ª circular

 

Itruções gerais para a formatação do texto completo

* O/A proponente deverá utilizar o modelo para a elaboração do trabalho completo. Para a publicação no livro do simpósio, não serão aceitos textos que não estejam baseados no modelo disponível para download.

* O trabalho completo deverá ter, ao total, 20.000 caracteres, incluídos os espaços.

Em caso de desformatação, seguem os princípios gerais:

Elementos textuais: corpo do texto em fonte Times New Roman tamanho 12pt, espacejamento entrelinhas 1,5, recuo da primeira linha do parágrafo em 1,5 cm, alinhamento justificado. Os tópicos e os subtópicos não deverão ser numerados. Os tópicos deverão vir em negrito, sem recuo de primeira linha. E os subtópicos, se houver, deverão vir em itálico com recuo de primeira linha de 1,5 cm.

Não haverá elementos pós-textuais (lista de referências). Todas as indicações de referências utilizadas no corpo do texto deverão vir apenas em nota de rodapé no sistema autor-data de acordo com a norma NBR 10.520 da ABNT, à exceção da primeira menção à obra. A primeira referência à determinada obra deverá vir completa e as seguintes utilizarão o modelo SOBRENOME, ANO, PÁGINA. Não deverão ser utilizadas expressões latinas tais como idemibidemopus citatum em caso de repetição de referência. Exemplo:

__________________________

1 ALVES, Rubem. Variações sobre a vida e a morte ou o feitiço erótico-herético da teologia. São Paulo: Loyola, 2005. p. 36.
2 ALVES, 2005, p. 37.
3 GIORDANO, Alessandra. Contar histórias: um recurso arteterapêutico de transformação e cura. São Paulo: Artes Médicas, 2007. p. 73.
4 ALVES, 2005, p. 45.
5 GIORDANO, 2007, p. 12.
6 GIORDANO, 2007, p. 13ss.


Citações Diretas: 

As citações diretas de até três linhas deverão estar no corpo do texto entre aspas (“), acompanhando a configuração dos parágrafos. As citações diretas com mais de três linhas deverão ser apresentadas em paragrafação especial: recuo esquerdo de 4 cm, sem recuo de primeira linha, em espacejamento entrelinhas simples, espacejamento entre parágrafos no modo “automático”, fonte Arial tamanho 10pt, sem a utilização de aspas no início e no final da citação.

Observação: Cuidado com o plágio! Se você utiliza/reproduz uma frase de no mínimo quatro palavras idênticas e na sequência de um autor que você consultou, você deve colocar entre aspas. A reprodução de quatro palavras idênticas e na sequência sem as aspas já configura crime de plágio. Citações indiretas (paráfrase) são permitidas desde que resumam uma ideia geral ou sintetizem um trecho mais amplo (um capítulo, um livro, uma quantidade x de páginas) e desde que o autor seja devidamente mencionado. Atenção! Não se parafraseia uma única frase. Isso configura crime de plágio.

 

Opções de hospedagem

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