Extensão

O Programa de Extensão caracteriza-se pela atuação da Faculdades EST junto a setores distintos da sociedade,
no próprio campus e fora dele, visando confrontá-los com o saber e a pesquisa produzidos no ambiente acadêmico.

Espiritualidade e Mindfulness: possibilidades práticas com foco em situações de crise (3ª. Edição)


Espiritualidade e Mindfulness: possibilidades práticas com foco em situações de crise (3ª. Edição)

A pandemia é uma ameaça à vida e à sustentabilidade, gerando enormes crises pessoais e emocionais, algo ainda não enfrentado, nestas proporções, pelas últimas gerações. O próprio isolamento e o distanciamento social geram angústia e sofrimento. Além disso, esta situação leva a pessoa a se confrontar de forma aguçada com questões da sua personalidade, das relações, seus próprios medos e anseios. Como lidar com estas situações a partir da espiritualidade e a partir da psicologia? Como desenvolver estratégias de enfrentamento da crise e como colocar isto a serviço de pessoas, grupos e da comunidade? 

Este é o interesse principal deste curso: suporte prático para enfrentar a crise pessoal e social. Entendemos que podemos encontrar na espiritualidade humana um espaço de resiliência, de enfrentamento, de autoconhecimento e de sentido e no mindfulness uma significativa redução da ansiedade e do estresse e uma maior clareza para o entendimento de suas emoções, pensamento e comportamentos. Isso não só para os tempos de pandemia, mas também para o pós-pandemia, considerando traumas deixados pela pandemia e desafios na reorganização pessoal e social. 

Nesse curso, “a definição de espiritualidade é baseada na busca inerente de cada pessoa do significado e do propósito definitivos da vida. Esse significado pode ser encontrado na religião, mas, muitas vezes, pode ser mais amplo do que isso, incluindo a relação com uma figura divina ou com a transcendência, relações com os outros, bem como a espiritualidade encontrada na natureza, na arte e no pensamento racional. (Koenig, 2012, p. 13). Dentro desta perspectiva, o curso irá focar na espiritualidade como dimensão humana, dando especial atenção à prática, à vivência, à atitude, ao comportamento e à busca por qualidade e sentido de vida, principalmente diante das crises. 

E a definição de mindfulness é baseada no autoconhecimento, na prática de concentração e atenção no momento presente, assumindo uma postura sem julgamentos, com aceitação e abertura a experiências (Bishop et al., 2004). Estes fatores se fazem necessários para não se deixar levar por pensamentos e emoções distorcidas, ainda mais em tempos de crise, como a pandemia. Dentro desta perspectiva, o curso irá focar no Mindfulness como foco na regulação, na redução e no controle emocional e atencional, na busca de reduzir o sofrimento e criar estratégias de enfrentamento mais assertivas.

O curso nas duas edições anteriores reunião em torno de 200 pessoas. A terceira edição irá abordar novas tendências observadas no estágio atual da pandemia e do pós-pandemia. 

O curso será oferecido no formato de educação remota, utilizando as plataformas Moodle e o aplicativo google meet, conforme calendário previsto. Encontros online serão gravados de forma que participantes possam acessar o material posteriormente na plataforma Moodle. 


Objetivo geral

Conhecer o papel da prática da espiritualidade e do mindfulness como estratégias pessoais, relacionais e sociais para o enfrentamento de situações de crise como a causada pela pandemia da Covid-19; 

 

Objetivos específicos

    • Descobrir a espiritualidade como dimensão humana, suas tradições e práticas;
    • Conhecer e aprender exercícios de espiritualidade como a oração, a meditação, a contemplação e o silêncio, exercícios de relaxamento corporal e mental, como formas de lidar com as crises causadas pela Covid-19;
    • Conhecer os fundamentos do Mindfulness;
    • Conhecer as estratégias práticas baseada em Mindfulness 
    • Descobrir os benefícios do Mindfulness para controle da ansiedade e redução do estresse, devido à Pandemia;
    • Elaborar um conjunto de técnicas e exercícios para lidar com situações de crise em geral, bem como as causadas pela pandemia.


Público-alvo

Lideranças comunitárias; professores e professoras, psicólogos e psicólogas, profissionais da área da saúde, profissionais das artes e outras áreas afins, estudantes de Teologia e Psicologia, estudantes em geral e pessoas interessadas. 

Total de vagas: 80

Número mínimo de inscritos: 60 (Observação: O número mínimo de inscritos é pré-requisito para a realização do curso)

Carga horária do curso: 25 horas


Conteúdo programático

  • Introdução à espiritualidade, definições e prática;
  • Introdução ao mindfulness, definições e prática;
  • As crises humanas: uma abordagem a partir do mindfulness e da espiritualidade;
  • Mindfulness: Corpo, Mente, Emoção e Comportamento
  • Espiritualidade e corpo;
  • Tradições de espiritualidade: itinerários espirituais;
  • Itinerário psicoemocional e desfusão;
  • Espiritualidade e mindfulness como práticas diante de situações de crise;
  • Técnicas e exercícios práticos: respiração, body scan, lugar seguro, oração do coração; labirinto de oração, carta de autocompaixão.


Metodologia

  • Discussão com base em literatura sobre espiritualidade e mindfulness;
  • Estudo sobre comportamento humano em situações de crise;
  • Exercícios e técnicas práticas de espiritualidade e mindfulness
  • Elaboração de projetos para a prática de espiritualidade e mindfulness com pessoas e grupos.


Data dos encontros

  • Segunda-feira à noite das 19 às 21h: 6/9, 13/9, 27/9, 4/10, 11/10


Docentes e assessores

Júlio Cézar Adam é Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha e Pós-Doutor em Filosofia pela PUCRS e em Teologia pela Universidade de Hamburgo (CAPES/Humboldt), professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Pesquisa na área da espiritualidade, religião vivida e mídias. É fundador e coordenador do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver.  

Clairton Puntel é Mestrando e bolsista Capes do curso de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade FEEVALE e Mestrando em Ciências da educação-especialização em Educação e Desenvolvimentos Comunitário do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Psicólogo Clínico com Ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicólogo Social atuando com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Professor na Faculdades EST (São Leopoldo/RS). É fundador e coordenador do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, São Leopoldo/RS. 

Louis Marcelo Illenseer é Bacharel em música com habilitação em Regência Coral pela UFRGS (Porto Alegre-RS, 2003), especialista em Educação Musical pela Feevale (Novo Hamburgo-RS, 2010) e mestre em Teologia (2019) e doutorando, bolsista CAPES, em teologia pela Faculdades EST (São Leopoldo-RS). É professor de música na Teologia, na Faculdades EST, e coordena o Centro de Recursos Litúrgicos da mesma instituição e musicista na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Campo Bom-RS. É fundador e assistente de projetos do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, São Leopoldo/RS. 

Marcelo Ramos Saldanha é doutor em Filosofia pela Universidade da Beira Interior, em Portugal. Possui graduação o mestrado em Teologia pelas Faculdades EST e licenciatura em Artes visuais pela Claretiano. Tem experiência na interface entre Teologia, Filosofia e Artes, pesquisando sobre fenomenologia da Vida, teorias do cuidado e as relações entre arte e bem viver. Faz parte do Grupo de Estudos Brasil-Portugal sobre fenomenologia da Vida e do Grupo Internacional de Pesquisa Fenomenológica sobre Michel Henry, em Louvain-la-Neuve, Bélgica. É fundador e assistente de projetos do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, São Leopoldo/RS. 


Investimento

R$ 120,00

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Cursos

  • Comunidade em Missão

    Início: Mar/2021
  • Espiritualidade e Diversidade de Gênero

    Início: Nov/2021
  • Espiritualidade e Mindfulness: possibilidades práticas com foco em situações de crise (3ª. Edição)

    Início: Set/2021
  • Cursos Livres de Música

    Início: Jun/2021
  • Formação para profissionais com foco no cuidado e no bem viver

    Início: Ago/2021
  • E agora professor - desenvolvendo habilidades (2ª edição)

    Início: Jun/2021
  • E agora professor - Ensino híbrido

    Início: Jul/2021
  • Pregação e oratória: desafios da comunicação do evangelho em uma era de mudanças

    Início: Ago/2021
  • Liderança Compartilhada - 2ª edição

    Início: Out/2021
  • Pregação e oratória: desafios da comunicação do evangelho em uma era de mudanças

    Início: Abr/2021
  • E agora professor - Desenvolvendo habilidades

    Início: Nov/2020
  • Canta Comigo

    Início: Out/2020
  • Canções na pandemia: trilhas sonoras de caos e esperança - música e espiritualidade

    Início: Nov/2020
  • Esperançar: Apoio espiritual em tempo de luto

    Início: Out/2020
  • Teólogas Feministas: re-conhecendo nossas referências

    Início: Out/2020

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Pró-Reitora de Ensino e Extensão


Coordenação

Pró-Reitor Prof. Me. Verner Hoefelmann Possui graduação em Teologia (1980) e Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1985). Atualmente é professor da Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Tem experiência na área de Novo Testamento e Grego, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundo Contemporâneo do Novo Testamento, Exegese do Novo Testamento e Teologia do Novo Testamento.

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