Faculdades EST - Canções na pandemia: trilhas sonoras de caos e esperança - música e espiritualidade 

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Canções na pandemia: trilhas sonoras de caos e esperança - música e espiritualidade

A música é uma expressão existencial ancestral da humanidade. Historicamente presente nos atos rituais, narrativos e afetivos do ser humano, a música atravessa o tempo como uma de nossas mais potentes linguagens simbólicas.

Canções na pandemia: trilhas sonoras de caos e esperança - música e espiritualidade

A música é uma expressão existencial ancestral da humanidade. Historicamente presente nos atos rituais, narrativos e afetivos do ser humano, a música atravessa o tempo como uma de nossas mais potentes linguagens simbólicas. De forma específica, a canção reúne sonoridades e discursos, ritmos e poesias que traduzem a condição humana frente à realidade em diversos tempos da história. Considerando que o símbolo é a linguagem religiosa por excelência, pode-se considerar que a canção muitas vezes traz em si uma expressão de sentido último, de transcendência humana. Ao longo de nossa história muitas canções traduziram eventos, crises e mudanças de época, conferindo e revelando alguns dos significados mais profundos dos fatos que se desenrolavam no cotidiano. Ao atravessarmos a grande crise sanitária e social provocada pela pandemia da Covid-19, certamente encontraremos canções que, mesmo não se relacionando diretamente com este fato, podem contribuir na revelação de algumas dimensões e significados da pandemia. Tendo presente a dimensão religiosa que subjaz nas elaborações culturais humanas, o curso realizará uma análise de canções que dialoguem com a situação da pandemia buscando decodificar o campo simbólico religioso e existencial destas produções artísticas. Nesse sentido, as abordagens serão realizadas com produções musicais que trabalhem com dois tipos de visão da realidade: a caótica e a esperançosa. Consideraremos como canções de abordagem caótica aquelas que denunciam situações que ameaçam a dignidade humana e da vida no planeta em geral ou que descrevem os efeitos de grandes crises, como a pandemia, sobre a condição humana e a compreensão da vida no planeta. Já as canções de abordagem esperançosa serão consideradas como as que propõem saídas e alternativas para a humanidade e para o planeta diante de suas crises. Estas canções serão abordadas a partir de uma hermenêutica baseada na categoria da religião vivida e da teologia prática de forma acessível ao público em geral. O curso pretende, assim, contribuir para a formação de ministros, ministras, lideranças comunitárias, professoras e professores de Ensino Religioso, Filosofia, Artes e demais áreas, bem como para estudantes de Teologia e licenciaturas. Como o campo da produção musical de canções é bastante amplo, o curso apresenta como recorte a produção de canções ligadas aos movimentos culturais ocidentais do Século XX, tais como a Folk music, o Punk Rock, o Pós-Punk, o Reggae, o Hip-Hop e assemelhados.

O curso será oferecido no formato a distância, utilizando as plataformas Moodle e o aplicativo google meeting/hangout, conforme calendário previsto. 

 

Objetivo geral

Contribuir para a elaboração de uma hermenêutica do campo simbólico religioso em produções artísticas através da análise discursiva e estética de canções inspiradas nas grandes crises e esperanças humanas.

 

Objetivos específicos

  • Refletir sobre os processos criativos das canções analisadas, reconhecendo inspirações e referências presentes em sua concepção.
  •  Decodificar o campo simbólico religioso das canções analisadas
  • Compreender a dimensão existencial expressa nas canções analisadas.
  • Elaborar uma hermenêutica simbólico-religiosa para a análise de canções quanto ao campo simbólico religioso e às expressões simbólicas da existência humana que podem estar presentes em composições musicais.
  • Praticar uma hermenêutica da condição humana na pandemia através dos elementos estudados ao longo do curso. 

 

Público alvo

Professores de música; Ministros, ministras e agentes de pastoral; lideranças comunitárias; professores e professoras de ensino religioso, filosofia, sociologia, artes e outras áreas; estudantes de teologia e licenciaturas; estudantes de música; interessados em geral.

 

Total de vagas: 100

Número mínimo de inscritos: 50 (o número mínimo de inscritos é pré-requisito para a realização do curso)

Carga horária do curso: 25 horas

 

Conteúdo programático

  • Visão geral dos movimentos culturais ligados à música no Século XX e seus contextos históricos.
  • Hermenêuticas da canção contemporânea.
  • Canções do caos: a crítica e a denúncia da degradação humana e sua hermenêutica teológica para a pandemia.
  • Canções de esperança: horizontes de transformação e dignidade humana e sua hermenêutica teológica para a pandemia.
  • Exercício de hermenêutica simbólico-religiosa para canções contemporâneas.

 

Planejamento do curso

Aula 1 - Visão geral dos movimentos culturais ligados à música no Século XX e seus contextos históricos.Tarefa: optar pelo movimento que mais se identifique e escolher uma música produzida neste movimento para conhecer melhor. Deve-se pesquisar o contexto em que ela foi composta/gravada e os significados atribuídos a esta canção por seus criadores. (Renato)

Aula 2 - Retomada da tarefa. Hermenêutica musical da canção contemporânea: influências e linguagens presentes nos estilos musicais contemporâneos (Daniel e Maurício).

Aula 3 - Canções do caos: a crítica e a denúncia da degradação humana e sua hermenêutica para a pandemia. Análise de músicas contemporâneas de diferentes épocas e estilos: exibição de clipe ou audição, seguida de análise da letra e da sonoridade. Tarefa: escolher outra canção, que não tenha sido trabalhada e que faça uma abordagem parecida (Renato, Daniel e Maurício).

Repertório:

-       Backwater Blues (Big Bill Bronzy)

-       The times they are a’changin (Bob Dylan)

-       Strange Days (The Doors)

-       Cities in Dust (Siouxsie & the Banshees)

-       Heart-shaped Box (Nirvana)

-       Every day is exactly the same (Nine Inch Nails)

-       Feel (Kendrick Lamar)

-       Strange Timez (Gorillaz / Robert Smith)

-       Alegria, Alegria (Caetano Veloso)

-       Nem sempre se pode ser Deus (Titãs)

-       Da Lama ao Caos (Nação Zumbi)

-       Bluesman (Baco Exú do Blues) 

Aula 4: Canções de esperança: horizontes de transformação e dignidade humana e sua hermenêutica teológica para a pandemia. Análise de músicas contemporâneas de diferentes épocas e estilos: exibição de clipe ou audição, seguida de análise da letra e da sonoridade. Tarefa: escolher outra canção, que não tenha sido trabalhada e que faça uma abordagem parecida (Renato, Daniel e Maurício).

Repertório:

-       Down by Riverside (Sister Rosetta Tharpe)

-       Heart of Gold (Neil Young)

-       People have the Power (Patti Smith)

-       Oceans (Pearl Jam)

-       Exodus (Bob Marley)

-       Back in Bahia (Gilberto Gil)

-       A Tempestade (Mascavo Roots)

-       AmarElo (Emicida) 

Aula 5: Exercício de hermenêutica simbólico-religiosa para canções contemporâneas. A turma será provocada a trazer para aula outras músicas que ajudem a refletir sobre a pandemia. Será realizado um exercício de hermenêutica coletivamente, com a montagem de uma playlist com as músicas ou clipes.

 

Data dos encontros

  • 5 encontros de 2 horas cada – 18:30 às 20:30h
  • 18/11
  • 25/11
  • 02/12
  • 09/12
  • 16/12


Inscrições

Até 16/11/2020

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