Faculdades EST - Bacharelado em Musicoterapia 

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login


Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br





Bacharelado em Musicoterapia

Dúvidas frequentes

1. Para fazer o curso de Musicoterapia, preciso saber tocar algum instrumento musical?

Para ingressar no curso, o candidato presta uma prova específica de conhecimentos musicais. Nela o candidato canta ou toca duas peças de sua escolha e responde a perguntas sobre linguagem musical.


2. O que distingue um professor de educação musical e um musicoterapeuta?

Ambos trabalham com o mesmo recurso, ou seja, a música e seus elementos. Porém, enquanto o objetivo do educador musical é didático o do musicoterapeuta é terapêutico. Por exemplo, um professor pode ensinar um instrumento para um aluno. Já o musicoterapeuta pode utilizar um determinado instrumento para auxiliar na reabilitação motora daquele paciente.


3. Onde o futuro profissional Musicoterapeuta pode atuar?

Atualmente o musicoterapeuta vem ganhando espaços tanto no âmbito da prevenção quanto no da reabilitação e da promoção da saúde. Nossos ex-alunos estão atuando hoje em APAEs, em CAPs, em atendimentos domiciliares junto a pacientes terminais, em projetos com mulheres que sofreram violência, em consultórios particulares com autistas, em hospitais psiquiátricos, em unidades de hospitais gerais, entre outros.


4. É possível ingressar no Curso sem realizar o Processo Seletivo?

Sim, desde que o(a) candidato(a) seja diplomado(a) em outro curso superior e que haja vaga disponível. Em caso afirmativo, basta apresentar a documentação na Secretaria Acadêmica da Faculdades EST e efetivar o processo de matrícula.


5. É possível o aproveitamento de disciplinas cursadas em outras instituições?

Sim, desde que cursadas em instituições de ensino superior e desde que apresentem ementa e conteúdos programáticos similares. A documentação comprobatória deve ser enviada à Secretaria Acadêmica para apreciação e deferimento do pedido protocolado.


6. É possível o ingresso através do PROUni?

Sim, a cada ano são disponibilizadas vagas para o ingresso de candidatos(as) selecionados(as) por este programa nacional.


7. O Curso dispõe de bolsas de estudo?

Sim, os(as) candidatos(as) às bolsas têm seus pedidos avaliados por uma comissão, que pode conceder bolsas parciais ou integrais.


8. Qual é o órgão que controla as atividades das/os musicoterapeutas?

As Associações de Musicoterapia respondem pela atuação dos profissionais. No Estado do Rio Grande do Sul, o órgão é a Associação de Musicoterapia do RS (AMT-RS) cuja sede é no campus da Faculdades EST.


9.
Qual a infraestrutura de informática na instituição à disposição do curso?

Na biblioteca há dois laboratórios de informática com um total de 18 computadores para o uso dos/as estudantes, com acesso à internet. Também na biblioteca, nas salas de aulas e em outros pontos do campus existe acesso WiFi para os/as estudantes. Via estas redes de internet, além dos recursos normais da internet, os/as estudantes podem usar o Portal Periódicos CAPES que dá acesso a mais que 30.000 periódicos, incluindo na área de música, saúde e musicoterapia.


Compartilhe:


O Curso de Bacharelado em Musicoterapia é reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria no. 275, de 30 de março de 2007, publicada no Diário Oficial da União em 2 de abril de 2007. É o único curso na área geo-educacional do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br