Graduação

Bacharelado em Teologia

Modalidade: Presencial

O curso de graduação em Teologia, bacharelado, da Faculdades EST foi o primeiro do Brasil a receber autorização oficial para funcionamento. Oferece formação crítico-reflexiva, interdisciplinar, ética e solidária, com responsabilidade social e ecológica.

Saiba mais

Apresentação

O curso de graduação em Teologia, bacharelado, da Faculdades EST foi o primeiro do Brasil a receber autorização oficial para funcionamento. Oferece formação crítico-reflexiva, interdisciplinar, ética e solidária, com responsabilidade social e ecológica.

A partir da formação acadêmica, da pesquisa, do acompanhamento espiritual, da inserção social, comunitária e educativa, a teóloga e o teólogo são capacitados a interagir no seu contexto para o desenvolvimento espiritual, social e educacional; dialogar com a diversidade e promover o bem-estar integral, a dignidade, os direitos humanos e a cidadania.

A Faculdades EST prepara para o exercício de ministérios eclesiásticos - pastoral, catequético ou diaconal - e para a atuação junto à sociedade civil, como em organizações não-governamentais, instituições sociais, educacionais e da área da saúde.


Quem somos

A Faculdades EST é um centro de formação e pesquisa teológica confessionalmente vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Em seus setenta e um anos anos de existência, ela formou mais de mil e duzentos bacharéis e mais de trezentos mestres e doutores em teologia, tornando-se uma referência em educação teológica no Brasil e na América Latina.

A Faculdades EST tem como base de sua formação o evangelho de Jesus Cristo e o compromisso com a tradição da Reforma Protestante num horizonte ecumênico. Ela procura cultivar uma espiritualidade em que as pessoas são convidadas a viver o amor de Deus em suas relações pessoais, profissionais, comunitárias e sociais. Busca formar pessoas comprometidas com a ética, a solidariedade e a dignidade humana.


Público-alvo

O curso de graduação em Teologia se destina a pessoas que queiram:

  • aprofundar sua espiritualidade e experiência de fé, para aprimorar a vivência e o testemunho do evangelho;
  • ampliar seu conhecimento teológico pelo estudo da Bíblia, da história e da prática da Igreja, em diálogo com outras ciências e com o contexto em que estão inseridas;
  • preparar-se para exercer um ministério na Igreja ou um papel de liderança na comunidade ou na sociedade.

Mercado de trabalho e diferenciais

Curso avaliado pelo MEC com nota máxima.

Projeto de formação que integra as dimensões acadêmica, espiritual, pessoal, ética e relacional.

Corpo docente com 80% de doutores e 20% de mestres.

Biblioteca com 80.000 volumes e inúmeros periódicos, seguramente a mais completa do âmbito protestante brasileiro.

Laboratórios de informática com computadores para a pesquisa, digitação de trabalhos e acesso gratuito à internet.

Laboratório de multimídia para aprimoramento na área da comunicação.

Possibilidade de estágio em qualquer região do Brasil.

Possibilidade de intercâmbio em instituições teológicas da América Latina, América do Norte, Europa e África.

Campus em área privilegiada pela natureza, um convite ao estudo, à convivência, ao esporte e ao lazer.


Diferenciais

O curso de graduação em Teologia, bacharelado, da Faculdades EST oferece três ênfases, que preparam para três campos de atuação: pastorado, diaconato e educação cristã.

  • O pastor ou a pastora atua em comunidades eclesiais, em capelanias hospitalar, escolar ou universitária e em diversas formas de assessoria comunitária.
  • O diácono ou a diácona atua com indivíduos ou grupos em situação de vulnerabilidade social, como crianças, pessoas com deficiência e pessoas idosas.
  • O catequista ou a catequista atua no âmbito educacional e pedagógico.
  • Outras áreas que demandem conhecimentos teológicos podem tornar-se igualmente campo de trabalho, a exemplo de organizações não-governamentais, populares e empresariais.

Investimento, financiamento e bolsas

O valor do crédito é reajustado anualmente conforme deliberação do Conselho de Administração da Faculdades EST. O crédito financeiro ou a hora-aula é a medida estabelecida para calcular o valor das parcelas de cada curso, sendo que 01 (um) crédito equivale a 15 horas-aula.

Valor do crédito para o ano de 2017: R$ 460,00

Para maiores informações sobre o investimento, entre em contato através do e-mail relacionamento@est.edu.br.


Formas de financiamento

Através do Serviço de Projetos de Desenvolvimento em Educação - Pro-Educ, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) mantém dois Fundos para auxiliar estudantes a ela filiados. O primeiro é o Fundo de Crédito para Formação Teológica, que concede financiamento de até 25% para cobrir gastos com componentes curriculares. O empréstimo deve ser devolvido a partir de um ano após a conclusão de estudo ou desistência do mesmo. O segundo é o Fundo Rotativo de Financiamento de Manutenção, que oferece empréstimos a estudantes para cobrir gastos com hospedagem e manutenção. O empréstimo tem um teto de até aproximadamente um salário mínimo mensal, durante os dois semestres letivos do ano. Este empréstimo deve ser devolvido a partir do 19º mês após a conclusão do curso (ou a partir do 7º mês após a desistência). Os que concluem o curso têm direito a 30% de desconto sobre o valor devido.


Bolsas de estudo

Mediante apresentação de ficha socioeconômica e observância de prazos e condições previstos em edital, os alunos podem requerer bolsas de estudo para ajudar a custear parte de seus estudos. O processo e os critérios de concessão de bolsas estão definidos no Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo da Instituição Sinodal de Assistência Educação e Cultura, a mantenedora da Faculdades EST. Além disso, a Faculdades EST participa do Programa Universidade para Todos - ProUni, do Ministério da Educação, que seleciona candidatos através do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

Ingresso

O ingresso acontece mediante processo seletivo. São avaliados os conhecimentos na área de Língua Portuguesa (compreensão e interpretação de texto, gramática e redação).

Além disso, há as seguintes formas de ingresso:

Intercâmbio - Poderão ser admitidos ao curso, desde que haja vaga, discentes inscritos no Programa de Intercâmbio, provenientes de instituições congêneres nacionais e internacionais, sendo tal ingresso regido por diretrizes próprias.

Aluno Especial - Os cursos preveem a possibilidade de admissão de alunos especiais, ou seja, pessoas que queiram matricular-se em componentes curriculares isolados, sem visar à obtenção de grau acadêmico. A matrícula como aluno especial é facultada a pessoas que tenham concluído o ensino médio, desde que haja vaga, mediante homologação da coordenação do curso.

Diplomados - Portadores de diploma de curso superior poderão solicitar ingresso, mediante cópia do diploma e do histórico escolar, acompanhados dos conteúdos programáticos dos componentes curriculares cursados e do preenchimento da ficha de cadastro, recebendo a confirmação da vaga após a matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo.

Transferência Externa - Os cursos preveem a possibilidade de admissão de discentes transferidos de outras instituições de ensino superior reconhecidos pelo MEC mediante apresentação da Guia de Transferência e do Histórico Escolar, acompanhados dos conteúdos programáticos dos componentes curriculares cursados e do preenchimento da ficha de cadastro, recebendo a confirmação da vaga após a matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo.

ENEM – Os candidatos e as candidatas também poderão aproveitar o resultado obtido na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com 500 de pontuação.

Documentos


Corpo docente


Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Estrutura curricular


Ícone PDF

Matriz 6

Alunos ingressantes a partir de 2017/01

Ícone PDF

Matriz 5

Alunos ingressantes a partir de 2015/1

Ícone PDF

Grade 4

Alunos ingressantes até 2014/2

Estágio curricular

O currículo curso de graduação em Teologia da Faculdades EST inclui, a partir do 4º semestre, um estágio de 450 horas, que pode ser realizado em duas modalidades: a) Modalidade paralela – em comunidades ou instituições próximas a São Leopoldo, concomitantemente à participação nas aulas; b) modalidade intensiva – em comunidades ou instituições em qualquer região do Brasil, durante um semestre letivo. Os créditos referentes ao estágio são gratuitos. O/a estudante contribui com uma taxa administrativa por ocasião da matrícula. Os gastos com a realização do estágio (viagens, moradia, manutenção) são assumidos parcial ou integralmente pelos campos de estágio, cabendo ao/à estudante complementar, caso necessário. O/a estudante filiado à IECLB tem acesso, durante o estágio, ao Fundo Rotativo de Financiamento de Manutenção.

Grupo Ânima

A nima é um termo proveniente do latim cujo significado original é "o sopro da vida". Ela corresponde ao que em hebraico se denomina de ruah (fôlego, sopro, vento, ar, brisa, hálito, respiração, alma, força vivificante e criadora) e em grego se chama de pneuma (espírito, força criadora, que vivifica e concede dons, alegria e esperança). De anima originam-se as palavras animar, ânimo, animação, etc.

O Grupo Anima surgiu na Faculdades EST em agosto de 2007. Seu objetivo é promover o necessário contato entre a instituição de formação acadêmica e as comunidades. Pode-se dizer também que a intenção é animar as comunidades através da música. É, por um lado, levar um sopro de alegria, de vida, de esperança, de ânimo, de inspiração; e, por outro, receber o mesmo sopro das comunidades para animar a comunidade acadêmica, colocá-la em movimento e inspirá-la no trabalho com a teologia, a música e a musicoterapia.

Ao mesmo tempo em que o grupo realiza programações musicais com as comunidades, divulga os cursos da Faculdades EST. No caso específico da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o Grupo Anima pretende ser também uma ponte entre a instituição de formação e as comunidades eclesiais, pois, há uma relação de interdependência entre essas duas instâncias: as comunidades enviam seus jovens para o estudo da teologia, da música e da musicoterapia e a Faculdades EST “devolve” esses jovens às comunidades como profissionais formados. Assim, as visitas do Grupo Anima às comunidades têm também o objetivo de agradecer por esta parceria e de motivar a reflexão sobre a vocação.

Em 10 anos de existência, o grupo visitou 134 comunidades, além de participação em 56 eventos. Excursões de duas a três semanas foram realizadas ao Oeste do Paraná, ao Vale do Itajaí e ao Espírito Santo e ao Mato Grosso. Em junho/julho de 2011 o grupo empreendeu uma turnê de 4 semanas à Alemanha, realizando 32 apresentações em diversas regiões.


O Grupo Anima gravou, até o momento, 4 CDs: “A fonte” (2008), “Nas asas do vento” (2010), “Além do azul do céu” (2012) e “Deus da justiça” (2015). Atualmente, o grupo se compõe de 9 integrantes: 2 egressos da Musicoterapia, 2 estudantes da Licenciatura em Música, 4 estudantes de Teologia e um professor de Teologia.

"Esperamos que nas asas do vento as sementes sejam lançadas, para que comunidades e instituição de formação se fecundem mutuamente e ambos sejam animados pelo Espírito vivificante e criador de Deus."

por

Ficou interessado/a neste curso?

Fique por dentro de tudo o que acontece no Bacharelado em Teologia. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.

Coordenação


Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto é Bacharel em Teologia (Faculdades EST), mestre em Teologia – Teologia Prática (PPG/EST), doutor em Teologia – Teologia Prática (PPG/EST).

Possui larga experiência no ministério pastoral. Exerce a docência desde 2003, sendo coordenador do curso desde 2007. É coordenador do Grupo de Pesquisa Práxis Social da Igreja, além de desenvolver outros trabalhos e publicações na área de diaconia e cuidado.

Currículo Lattes

Central de Relacionamento


(51) 2111-1400
(51) 9 9871-7685
relacionamento@est.edu.br
faculdades..est
faculdadesest