Faculdades EST - Bacharelado em Teologia 

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login


Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br





Bacharelado em Teologia

Dúvidas frequentes

1.    A quem se destina o curso de Bacharelado em Teologia ?

2.    Há possibilidades de se conseguir bolsas de estudos?

3.    O curso de Bacharelado em Teologia é reconhecido pelo MEC?

4.    O que a Faculdades EST disponibiliza a seus estudantes?

5.    Quais as formas de ingresso no curso?

6.    Quais os campos de atuação de uma pessoa formada em teologia?

7.    Qual a estrutura do curso?

8.    Qual a extensão do curso?

9.    Qual a linha confessional do curso de teologia da Faculdades EST?

 

1. A quem se destina o curso de Bacharelado em Teologia ?

O curso se destina às pessoas que queiram:

  • aprofundar sua espiritualidade e sua experiência de fé, para aprimorar a vivência e o testemunho do evangelho;
  • ampliar seu conhecimento teológico pelo estudo da Bíblia, da história e da prática da Igreja, em diálogo com outras ciências e com a realidade que nos cerca;
  • preparar-se para exercer um ministério na Igreja ou um papel de liderança na comunidade ou na sociedade.
Topo

 

2. Há possibilidades de se conseguir bolsas de estudos?

O processo e os critérios de concessão de bolsas estão definidos no Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo da Instituição Sinodal de Assistência Educação e Cultura, a mantenedora da Faculdades EST. Além disso, a Faculdades EST participa do Programa Universidade para Todos – ProUni, do Ministério da Educação, que seleciona os(as) candidatos(as) através do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Topo

 

3. O curso de Bacharelado em Teologia é reconhecido pelo MEC?

O Bacharelado em Teologia da Faculdades EST funciona desde 1946. Até 1999 existiu como curso livre de teologia. Por sua longa trajetória e significativa contribuição na área da formação teológica, ele foi o primeiro curso de teologia do Brasil a ser autorizado pelo Ministério da Educação, em outubro de 1999. Em 2002, o curso foi reconhecido pelo MEC com o conceito máximo (Portaria No. 1.056, de 9 de abril de 2002, publicada no Diário Oficial da União em 11 de abril de 2002). O Ministério da Educação renovou o Reconhecimento do Bacharelado em Teologia da EST, através da Portaria nº 285, de 09 de abril de 2008, publicada no DOU do dia 10 de abril de 2008. Nesta mesma portaria ampliou as vagas anuais de 135 para 205.

Topo

 

4. O que a Faculdades EST disponibiliza a seus estudantes?

  • O campus da Faculdades EST, localizado em área privilegiada pela natureza, é um convite ao estudo, à convivência, ao esporte e ao lazer;
  • O quadro docente é composto por docentes com excelente formação acadêmica e experiência em sala de aula;
  • O curso visa à formação integral dos(as) estudantes, contemplando as dimensões acadêmica, espiritual, pessoal, ética e relacional;
  • A biblioteca, ampla e espaçosa, com aproximadamente 80.000 volumes e inúmeros periódicos, é seguramente a mais completa do âmbito protestante brasileiro;
  • Laboratórios de informática disponibilizam vários computadores para digitação de trabalhos e acesso gratuito à Internet;
  • Um moderno laboratório de multimídia dá suporte às pessoas que queiram aprimorar-se na área da comunicação;
  • Possibilidade de estágio em qualquer região do Brasil;
  • Parcerias com instituições teológicas da América Latina, América do Norte, Europa e África possibilitam a participação em programas de intercâmbio com vários países.


Topo

 

5. Quais são as formas de ingresso no curso?

Conforme a legislação federal de ensino, há três formas de ingresso no curso:

  • através de processo seletivo, realizado geralmente em meados de dezembro;
  • através de transferência de outro curso superior reconhecido pelo MEC; ou
  • através de diplomação em um curso superior reconhecido pelo MEC.


Topo

 

6. Quais são os campos de atuação de uma pessoa formada em teologia?

O Bacharelado em Teologia da Faculdades EST oferece três ênfases, que preparam para três campos de atuação eclesiástica: pastorado, diaconia e educação cristã.

  • O pastor ou a pastora atua em comunidades, na capelania hospitalar, escolar ou universitária e em diversas formas de assessoria comunitária.
  • O diácono ou a diácona atua com pessoas e grupos que necessitam de assistência especial, como crianças em situação de vulnerabilidade social risco, pessoas com necessidades especiais, pessoas idosas e pessoas e grupos em situação de exclusão social.
  • O educador cristão e a educadora cristã atuam com pessoas e grupos no processo da formação continuada na fé (crianças, jovens e adultos).
  • Outras áreas que demandem conhecimentos teológicos podem tornar-se igualmente campo de trabalho, a exemplo de organizações não-governamentais, populares e empresariais.


Topo

 

7. Qual é a estrutura do curso?

20% do curso constitui-se de disciplinas auxiliares, a exemplo de português, música, psicologia, sociologia, pedagogia, filosofia, antropologia. As demais são disciplinas teológicas, distribuídas entre as áreas bíblica, histórico-sistemática e prática. O estágio pode ser realizado em comunidades, instituições educacionais, sociais ou de saúde. O(a) estudante define seu plano semestral de estudos com orientação da coordenação do curso e da pró-reitoria acadêmica, observando os pré-requisitos das disciplinas. Mais informações sobre o currículo encontram-se no GUIA ACADÊMICO.

Topo

 

8. Qual é a extensão do curso?

O currículo tem 2940 horas, podendo ser cursado em 8 semestres na medida em que o/a estudante mantiver a média de 20 créditos por semestre.

Topo

 

9. Qual é a linha confessional do curso de teologia da Faculdades EST?

A Faculdades EST é um centro de formação e pesquisa teológica vinculada confessionalmente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), mas seu bacharelado em teologia é um curso ecumenicamente aberto a candidatos/as de todas as igrejas cristãs e expressões religiosas. O curso tem como base o evangelho de Jesus Cristo e o compromisso com a tradição da Reforma num horizonte ecumênico. A formação procura cultivar uma espiritualidade em que as pessoas são convidadas a viver o amor de Deus em suas relações pessoais, profissionais e sociais, buscando formar pessoas comprometidas com a ética, a solidariedade e a dignidade humana.

Topo



Compartilhe:


O curso de Bacharelado em Teologia da Faculdades EST foi o primeiro do Brasil a receber autorização oficial para funcionamento. O curso oferece formaçãoo crítico-reflexiva, interdisciplinar, solidária, ética, social e ecologicamente responsável.
EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br