Faculdades EST - Licenciatura em Música 

Ambiente EaD

Preencha os campos abaixo para efetuar o login


Dúvidas no acesso?

Verifique abaixo o e-mail de suporte da área desejada e entre em contato:

Portal Educacional: ti@est.edu.br

Webmail: informatica@est.edu.br

Catálogo da Biblioteca: biblioteca@est.edu.br

Ambiente Virtual: ead@est.edu.br





Licenciatura em Música

Dúvidas frequentes

1.    A quem se destina o curso de Licenciatura em Música?

A graduação é destinada para:

a)    professores que já atuam com música nas escolas regulares e ainda não tem formação pedagógica em nível superior para continuar lecionando;
b)    professores que desejam qualificar seu enquadramento funcional;
c)    quem deseja ser professor de música em escolas regulares, podendo realizar concursos públicos;
d)    aqueles que trabalham ou desejam atuar em escolas de música (cursos livres, conservatórios, ensino técnico)  e desejam qualificar seus conhecimentos musicais e práticas pedagógicas;
e)    quem deseja investir na carreira acadêmica, ingressando posteriormente em programas de pós-graduação stricto sensu - Mestrado e Doutorado, também oferecidos pela EST.


2.    Por que um professor de música que atua no ensino regular precisa fazer um curso de Licenciatura em Música?

A partir de agora, as escolas públicas e privadas de todo o País deverão inserir no currículo da Educação Básica o ensino da música. É o que define a Lei nº 11.769, sancionada no dia 18 de agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União. A Lei vale para os ensinos Fundamental e Médio, mas as definições sobre em quantos anos o ensino de música será ministrado e com que periodicidade vão caber aos conselhos estaduais e municipais de Educação, em parceria com os governos locais.  A proposta de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que já determinava o aprendizado de Arte nos ensinos Fundamental e Médio, mas sem especificar o conteúdo.


3.    O Curso de Licenciatura em Música – Faculdades EST já está autorizado para ser oferecido?

Sim, recentemente foi autorizado pela Portaria nª. 584, de 17 de março de 2011, publicada no Diário Oficial da União em 21/03/11.  Numa escala de 1 a 5, recebeu nota 4 da comissão de avaliação do MEC.


4.    As aulas serão oferecidas em quais turnos?

O Curso será noturno, posto que muitos professores trabalham nas escolas pelas manhãs e tardes.  


5.    Qual é o tempo de duração do Curso?

O Curso será integralizado através de oito semestres.  Sua carga horária é de 2.900 horas.


6.    Por que fazer este Curso na Faculdades EST?

Como premissa, partimos do pressuposto que o professor de música deve saber Música e, ao se propor a ser um pedagogo da Música, deve ter em mente: o que faz o músico, o que faz um professor de música, para que fim e por quais meios.

Também deverá ser considerado os 65 anos de tradição e excelência do ensino, pesquisa e extensão da Faculdades EST. Desde o início da década de 1980, somos reconhecidos no cenário musical pela excelência na formação e no desempenho musical de nossos egressos. Temos os melhores cursos Técnicos em Música e o único e já reconhecido curso de Bacharelado em Musicoterapia do RS. Temos laboratórios especializados - composição musical e estúdio de gravação/multimídia à disposição da formação pedagógica.  Nossa biblioteca é referência internacional na Teologia e nosso acervo bibliográfico em Música e Educação está atualizado.   Contamos com acesso ao Portal Periódicos CAPES.

A Faculdades EST se localiza em um espaço nobre, perto do centro da cidade e a poucas quadras da Estação São Leopoldo (Trensurb), com acesso e estacionamento gratuito,  com vigilância 24 horas.

Finalmente, entendemos que as teorias assimiladas nas aulas para adquirir significado devem estar vinculadas com as práticas pedagógicas individuais, e nesse Curso, os estágios supervisionados em Música ocorrem desde o 1º. Semestre.  


7.    Há possibilidades de se conseguir bolsas de estudos?

Anualmente, a Faculdades EST oferece algumas bolsas de estudo aos seus discentes, desde que sejam atendidas as condições expressas em Edital específico.  
A Faculdades EST tem interesse em realizar parcerias com Prefeituras Municipais, objetivando que sejam concedidos benefícios aos professores da rede, para que tenham acesso à graduação em licenciatura.  
Os créditos referentes aos componentes curriculares matriculados podem ser parcelados em até seis vezes iguais.  Não é exigido do discente que ele se matricule em um número mínimo de disciplinas.  Consulte o item “investimento” deste site.


8.    Há possibilidade de aproveitamento de disciplinas cursadas em outras instituições de ensino superior?

Sim.  O aluno precisa trazer seu Histórico Escolar comprovando a aprovação no componente curricular a ser validado e os respectivos Planos de Ensino (carga horária, ementa, conteúdos programáticos).  


9.    Quem não sabe ler partitura pode ingressar no Curso?

Sim.  Será oferecido um programa de nivelamento musical para que os alunos possam ingressar nos níveis iniciais do eixo musical (teoria, percepção e prática instrumental).


Compartilhe:


A Licenciatura em Música da Faculdades EST foi autorizada pela Portaria nº. 584, de 17 de março de 2011, publicada no Diário Oficial da União em 21/03/11. O curso é noturno, com 60 vagas anuais, e carga horária de 2.900 horas abrangendo as áreas da formação da/o educador/a musical: Educação, Saúde, Artes Criativas e das Ciências Humanas.
EST nas Redes Sociais
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho - São Leopoldo-RS - CEP: 93.030-220 - Telefone: (51) 2111-1400 - FAX: (51) 2111-1411 - E-mail: est@est.edu.br