Pesquisa 

Apresentação

A política de pesquisa da Faculdades EST tem por base a produção e a socialização do saber produzido na instituição com ênfase na área de Ciências Humanas, Artes e Música e Ciências da Saúde, com fomento à reflexão crítica e socialmente engajada dentro do universo étnico, cultural e religioso plural existente no Brasil e na América Latina, para a partir desse lugar que nos caracteriza, poder dialogar com outros contextos, como o norte-americano, europeu e africano.

A pesquisa é entendida como inovação em sintonia com as políticas de ensino, extensão e internacionalização, tenciona oferecer novas respostas para velhas e novas questões. A pesquisa na EST é marcada pela liberdade de escolha de assuntos a serem estudados e tem como ponto de partida a Teologia, numa perspectiva teológica crítica, libertadora e inclusiva, e aberta ao diálogo com outras áreas do conhecimento, buscando inovação e transformação.

 

De forma mais específica, a política de pesquisa na Faculdades EST leva em consideração e tem como critério de orientação a espiritualidade entendida de forma ampla, crítica, humana, tendo como  referência a espiritualidade cristã, evangélico-luterana. 

Uma dimensão importante é a internacionalização, entendida como trazer o mundo para dentro da instituição de forma que todas as pessoas da comunidade acadêmica sejam beneficiadas por essa dimensão e não apenas aquelas que têm a chance de sair do país. Permite que as pesquisas sejam  realizadas levando-se em conta tanto o contexto local, como também o regional, o nacional e o global. 

A diversidade é uma questão essencial na política da pesquisa. Leva-se em consideração a diversidade das pessoas, entendida como um fenômeno natural, seja nos aspectos ideológicos, físicos, religiosos/confessionais, culturais, étnicos, de gênero.

A pesquisa, enquanto dimensão acadêmica articulada aos projetos pedagógicos dos cursos, é concebida a partir de linhas que inter-relacionam o perfil profissiográfico dos cursos e a relação entre os sujeitos entre si e seu mundo, intimamente implicados e, em contínuo processo de construção e desconstrução de saberes:

  • Direitos humanos, gênero e diversidade;
  • Relações étnico-raciais;
  • Ética e sustentabilidade;
  • Espiritualidade e cuidado.
  • Constituem programas de pesquisa na Faculdades EST:
  • Programa de Iniciação Científica;
  • Programa de Apoio às Atividades do Stricto Sensu.

Iniciação científica

O Programa de Iniciação Científica na Faculdades EST tem como propósito fundamental:

Despertar nos estudantes de graduação o interesse entusiástico pela pesquisa científica e, ao mesmo tempo, complementar sua formação acadêmica. Essa missão é cumprida por meio da participação ativa no desenvolvimento de atividades delineadas nos planos de trabalho, conectados a projetos de pesquisa. A participação é guiada por orientações de pesquisadores e pesquisadoras experientes, integrantes do corpo docente da Faculdades EST.

Estimular pessoas pesquisadoras ativas e produtivas a envolver estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando assim a capacidade da EST em formar profissionais de excelência.

O Programa de Iniciação Científica é uma oportunidade oferecida aos discentes dos cursos de graduação da Faculdades EST que permite o engajamento em atividades de pesquisa de maneira remunerada, por meio de bolsas, ou de maneira voluntária. A concessão de bolsas provém tanto da própria Faculdades EST quanto de outras instituições de fomento.

Ao adentrar o Programa de Iniciação Científica, estudantes abrem caminhos para uma jornada de descoberta e aprendizado. Têm a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa, aprofundar sua compreensão acadêmica e contribuir de maneira significativa para a evolução do conhecimento em sua área de estudo.

Grupos de pesquisa credenciados no CNPq

Aconselhamento e Psicologia Pastoral: O Grupo de Pesquisa tem como objetivo investigar aspectos da vida humana em abordagem interdisciplinar – teológica, psicológica, social, comunitária. Aborda temas como Aconselhamento em situações de crise (doença, morte, luto, conflitos familiares); – Comunidade Terapêutica (Ritos e símbolos e outros recursos espirituais no Aconselhamento); Aconselhamento em Grupos (Pessoas Portadoras de Deficiência); – Temas da Psicologia relevantes para o Aconselhamento (estudo das personalidades, sofrimento psíquico, depressão, suicídio, narcisismo) e formação de conselheiros pastorais e psicológicos.

Bíblia, Arqueologia e Religião: O grupo de pesquisa é um espaço de discussão e pesquisa de questões relacionadas com a Bíblia, arqueologia e religião. A questão da arqueologia está mais concentrada na arqueologia do Antigo Oriente, mais precisamente na arqueologia bíblica. No que diz respeito à religião, o grupo tem como objeto as religiões em geral, na inter-relação com a tradição cristã, seja na perspectiva histórica, literária ou teológica.

CineLab – Laboratório de cinema, cultura pop e religião:

Cult de Cultura: A proposta deste grupo de pesquisa é ser um espaço de discussão e pesquisa interdisciplinar, no qual diferentes pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento (especialmente das áreas das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas) e de distintas regiões do Brasil, buscam compreender os bens culturais contemporâneos nas dinâmicas que regem seus principais veículos, as diferentes mídias, ocupando-se, em especial com a arte sequencial: filmes, animações e quadrinhos. Enquanto Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, a teologia é a promotora e interlocutora deste diálogo interdisciplinar com a cultura pop em geral e a arte sequencial em especial. Desse modo, os objetivos do Grupo podem ser assim definidos:

Objetivos:

  1. Analisar a inferência da teologia nas produções artístico-culturais contemporâneas;
  2. Estudar a cultura pop e as dinâmicas inerentes às mídias (a tensão entre interesse de mercado e produção cultural);
  3. Ser um espaço interdisciplinar de produção e referência de pesquisas sobre arte sequencial, mídia e cultura pop.

Espiritualidade, Religião Vivida e Teologia Prática: O grupo tem desenvolvido pesquisas na área da espiritualidade, da religião vivida na relação com a Teologia Prática. A espiritualidade é entendida como uma dimensão humana, que abrange tanto as tradições religiosas quanto estudos na interface com áreas afins como a psicologia, educação, sociologia e antropologia. O culto cristão (liturgia), a pregação (homilética) e a música sacra se enquadram dentro deste enfoque. A hermenêutica da religião vivida expande a investigação do grupo, abrangendo estudos sobre espiritualidade e religião na interface com o comportamento humano, a mídia, comunicação e cultura pop, as artes, as culturas jovens e a decolonialidade. O grupo está ligado ao Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver. 

Currículo, identidade religiosa e práxis educativa: Visa promover o incremento do ensino, da pesquisa e da extensão através da produção científica nas áreas temáticas: currículo nas instituições escolares, práxis educativa, formação e identidade docente, ensino religioso e práticas da educação cristã comunitária; subsidiar a formação de profissionais e pesquisadores nas temáticas da identidade religiosa e da área do conhecimento e práxis do Ensino Religioso; subsidiar a reflexão na área da formação e identidade docente, acompanhando a práxis educativa e a produção científica de profissionais da educação; subsidiar os processos de estruturação curricular na perspectiva das relações entre formação profissional e identidade docente nos sistemas de ensino, com a realização de palestras e a geração de publicações específicas; 

História do Cristianismo na América Latina:

  1. Pesquisa do cristianismo no contexto cultural e religioso latino-americano. Objetiva a pesquisa do surgimento e do desenvolvimento do cristianismo na América Latina, a pesquisa da sua teologia, sua organização e sua relação com outros movimentos religiosos e populares, levando em consideração sua inserção na realidade.
  2. Preservação e edição de fontes históricas da história institucional e pensamento cristão.

Edição de fontes – textos de Martinho Lutero – objetiva a pesquisa, compilação, tradução, comentário introdutório publicação das principais fontes textuais do Reformador Martinho Lutero.
Arquivo histórico da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) objetiva pesquisar e resgatar a memória histórica da IECLB, através da localização, seleção e classificação de documentos pertinentes

  • Homilética na América Latina: O grupo de pesquisa Homilética na América Latina tem como objetivo principal reunir homiletas do Brasil e da América Latina para reflexão e troca de experiências, visando aprimorar a atividade docente e a pesquisa na área da homilética e áreas afins (comunicação, liturgia, música sacra e artes, etc) despertando nos comunicadores da Palavra uma pregação bíblica, contextualizada, desafiadora e libertadora, capaz de fazer diferença na sociedade da informação. O grupo de pesquisa está ligado à Rede Latino Americana de Homilética como espaço permanente de estudo, pesquisa e troca de experiências. – Investigar a homilética na América Latina. – Estabelecer elos com a Rede Latino-Americana de Homilética (RedLAH) – Abrir um espaço para reflexão sobre os princípios básicos e os desdobramentos principais da homilética, como ciência e arte da pregação cristã, à luz da Reforma Prostestante, no contexto brasileiro e latino-americano. 

Identidade Étnica e Interculturalidade:  O grupo de pesquisa Identidade se ocupa com reflexão interdisciplinar e ecumênica. Participam das discussões professores e estudantes da EST e de outras Instituições. Tem como meta fortalecer o diálogo entre diversas áreas do conhecimento, com reflexões pertinentes no âmbito da negritude, promovendo atividades de formação acadêmica e para a comunidade. Pesquisa a relação entre teologia e cultura, diversidade cultural e interdisciplinaridade, a ação missionária das igrejas na América Latina, a relação entre contexto, diversidade cultural e religiosa.

Identidades e Sociabilidades Religiosas contemporâneas: O que caracteriza a época atual é o nascimento de novas formas de crer. O mundo ocidental mudou sua maneira de se relacionar com o sagrado. Nesta perspectiva, aos poucos, a identidade deixa de ser ¿um projeto para toda a vida¿ para tornar-se um atributo momentâneo, constantemente montado e desmontado. As identidades individuais tendem a não ser mais exclusivas e cada vez menos dependentes das grandes tradições que foram sendo constituídas na caminhada da fé. A pluralização prende o indivíduo a pequenas memórias cada vez menos coesas entre si. A pertença individual aos grupos torna-se mais funcional e técnica e menos vinculada a uma memória orgânica. O surgimento de novas formas de expressão religiosa na contemporaneidade desafia para novas perspectivas teóricas. O sujeito é alguém que busca comandar a sua religiosidade, não mais ficando preso ou sendo dependente das tradições familiares, culturais ou de ordem moral, doutrinária e teológica. As atuais fronteiras que permeiam o ambiente.

Igreja e Mídia:  Estudos e pesquisas sobre o impacto da midiatização na religião e na igreja no contexto brasileiro

Núcleo de Pesquisa de Gênero e Religião:  Núcleo de Pesquisa de Gênero (NPG) ocupa-se com o estudo das relações de gênero e suas implicações na construção das relações sociais, sob enfoque interdisciplinar. Com base nas teorias feministas, analisa a construção do saber, da subjetividade, das relações de poder, da interrelacionalidade e da produção acadêmica em sua correlação com o fazer teológico na interface com outras áreas de conhecimento. O núcleo oportuniza o debate das pesquisas elaboradas por integrantes individuais e de pesquisas de abrangência coletiva. Cada pesquisador ou pesquisadora empreende diversas atividades de pesquisa, levantamento de dados em grupos de discussão e debate, apresentação dos resultados de sua pesquisa junto a outros especialistas da área e a grupos sociais diversificados. O NPG representa um grupo de referência multidisciplinar que propicia a suas e seus integrantes alargar os horizontes de sua pesquisa, sem perder a especificidade de sua contribuição. E constitui-se como um fórum de pesquisa e reflexão da Teologia feminista elaborada na América Latina, como expressão da teologia contemporânea, abordando assuntos teológicos relevantes, em diálogo com outras disciplinas, a saber, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Antropologia, Psicologia e História. Temas recentes discutidos no NPG foram a violência intrafamiliar e sexista, sexualidade, corporeidade, epistemologia e pedagogia feminista.

Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Religião: O Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Religião foca sua pesquisas e produções nas interfaces entre ética, religião e direitos humanos. As pesquisas e atividades do Núcleo buscam definir um referencial epistemológico claro para a relação entre direitos humanos e religião. Procura, além disso, mapear o cenário dos direitos humanos no Brasil da perspectiva da presença das religiões na área pública com vistas à consolidação da democracia no Brasil. Este esforço teórico-prático é empreendido desde um referencial teórico demarcado pela tolerância e pelo reconhecimento.

Pós-Doutorado

O pós-doutorado da Faculdades EST é um programa de pesquisa intensivo para doutores e doutoras, disponível tanto na modalidade presencial quanto semipresencial, abrangendo um período de seis meses a um ano.

Quem pode se inscrever

O programa se destina a indivíduos portadores do título de doutorado, oferecendo a oportunidade de imersão completa em Grupos ou Núcleos de Pesquisa dentro de áreas de concentração específicas.

Admissão

A admissão ao programa requer a aprovação de um projeto de pesquisa, que passa pelo escrutínio do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa. O processo garante a qualidade e a relevância dos projetos, consolidando a excelência acadêmica da EST.

Objetivo geral do curso

Por meio do Programa, busca-se não apenas promover a pesquisa avançada, mas também fomentar um ambiente de colaboração e aprendizado contínuo. A participação em Grupos ou Núcleos de Pesquisa proporciona aos participantes do Programa de Pós-Doutorado uma oportunidade única de mergulhar em investigações interdisciplinares, contribuindo assim para a expansão do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação.

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

Em 1996 foi instituído o Conselho Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP) para proceder a análise ética de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. Este processo é baseado em uma série de resoluções e normativas deliberados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Em decorrência em 10 de outubro de 2005 a Faculdades EST instituiu o seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), um órgão colegiado interdisciplinar e independente, responsável por avaliar e monitorar os aspectos éticos de todas as pesquisas que envolvam seres humanos tanto da Faculdades EST quanto de outras instituições de ensino encaminhadas pelo CONEP.

Sua missão principal é garantir a proteção dos direitos e da dignidade dos participantes da pesquisa. O comitê desempenha um papel crucial ao reconhecer a adequação ética das propostas de pesquisa, proporcionando ao pesquisador e à pesquisadora o reconhecimento de que sua abordagem é eticamente sólida. Além disso, contribui para o desenvolvimento educacional de pesquisadores, de pesquisadoras, da Instituição e de seus próprios membros, ao emitir pareceres independentes e consistentes.

Uma das responsabilidades fundamentais do Comitê de Ética em Pesquisa é estimular a discussão contínua sobre os aspectos éticos que permeiam as pesquisas realizadas na Faculdades EST.

Membros

Prof.ª Mª Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer

Coordenadora

Luciana Azevedo

Secretária

A atuação do Comitê de Ética em Pesquisa reforça o compromisso com a integridade e a responsabilidade em todas as etapas do processo de pesquisa, assegurando que os projetos respeitem os mais altos padrões éticos e contribuam para a construção de um ambiente de pesquisa respeitoso e confiável.

Agências

A Faculdades EST, em consonância com outras Instituições de Ensino Superior (IES), estabelece colaborações com uma variedade de agências e instituições de fomento à pesquisa. Essas parcerias, tanto nacionais quanto internacionais, desempenham um papel crucial no suporte às atividades de pesquisa. Elas oferecem financiamento para materiais essenciais em determinados projetos, bem como bolsas de Iniciação Científica, publicações, participação e divulgação de pesquisas em eventos científicos em âmbito nacional e internacional, entre outros.

Essas colaborações e apoios são vitais para impulsionar a excelência da pesquisa na Instituição, permitindo que pessoas pesquisadoras e estudantes contribuam significativamente para o avanço do conhecimento em diversos campos acadêmicos. 

A Faculdades EST possui compromisso com o aproveitamento das parcerias, de forma a fortalecer sua posição como centro de pesquisa de destaque e promover uma troca de ideias enriquecedoras, a nível local e global.

Publicações

A visibilidade das publicações da Faculdades EST é alcançada por meio de uma ampla gama de meios, incluindo revistas próprias em formatos impressos e digitais e uma coleção diversificada de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Além disso, sites dedicados a projetos de pesquisa específicos funcionam como plataformas de atualização constante, proporcionando um canal para compartilhar progressos nas áreas correspondentes.

Para apoiar e impulsionar as publicações, a Faculdades EST administra um Fundo de Publicações, cujo propósito é facilitar a publicação de pesquisas internas e promover a divulgação de obras estrangeiras, incluindo tradução e subsequente comercialização. O Conselho de Publicações, composto por docentes e estudantes, é encarregado da gestão desse Fundo. Ele é alimentado por doações, tanto de fontes nacionais quanto internacionais, destinadas à publicação de obras específicas. Ademais, as receitas provenientes da venda de diversas publicações também contribuem para o Fundo.

A divulgação e distribuição dos livros é conduzida por meio de parcerias estratégicas com várias editoras. Destaca-se a relação especialmente significativa com a Editora Sinodal, regulamentada por um convênio estabelecido entre ambas as partes. A colaboração é um exemplo concreto do compromisso da Faculdades EST em disseminar conhecimento de alta qualidade, tanto internamente quanto para um público mais amplo, fortalecendo a pesquisa e a troca de ideias em suas áreas de atuação.