O que é?Objetivos
Oferecer atualização de conhecimentos e fomentar a reflexão crítica sobre a temática da diversidade étnico-cultural no contexto brasileiro, em nível de pós-graduação lato sensu, visando qualificar a atuação de multiplicadoras/es, professoras/es, educadoras/es, lideranças e profissionais de outras áreas para práticas em educação na diversidade, com ênfase nas culturas indígenas.
Justificativa: A sociedade brasileira, apenas muito recentemente se abre para a reflexão a respeito de suas origens históricas. Formalmente, somente a partir da Constituição de 1988 é que o Brasil se reconhece um país multiétnico e pluricultural. Nesse processo são de grande valia a história, as ciências sociais e antropológicas, como também a educação e a teologia. Vemos na formação e sensibilização de docentes das redes municipais e estaduais, de universidades e membros e líderes de igrejas, uma grande chance de viabilizar a construção de outra mentalidade a respeito do nosso povo como sendo de formação multiétnica.
Público-Alvo: Multiplicadores/as, professoras/es da rede pública e privada, educadoras e educadores de ONGs e movimentos sociais, lideranças comunitárias e interessados em geral.
Coordenação:Prof. Dr. Wilhelm Wachholz EST
Prof.ª Ms. Cledes Markus - COMIN
Local do Curso:Faculdades EST, São Leopoldo, RS
Realização: O curso é oferecido pela Faculdades EST através do Programa de Pós-Graduação (PPG), São Leopoldo, RS em parceria com o COMIN - Conselho de Missão entre Indígenas. O PPG da EST é reconhecido pelo parecer CNE nº 33/2008, Portaria MEC nº 524 de 29/04/2008 - DOU de 30/04/2008. O curso atende às exigências da Resolução CES/CNE n. 01/2007.
Total de horas:400 horas
Início: 2010/2
Vagas:Mínimo: 25
Máximo: 40
Inscrição:Rua Amadeo Rossi, 467 – Morro do Espelho, São Leopoldo/RS.
Taxa de inscrição: R$30,00.
Componente curricular:
Introdução à Antropologia
História dos povos indígenas
Colonização, migração e relações interétnicas
Expressões simbólico-culturais indígenas
Pedagogias e alteridade na diversidade
Educação no contexto indígena
Tradições religiosas indígenas
Missão cristã, povos indígenas e diversidade cultural-religiosa
Territorialidade indígena
Políticas públicas e povos indígenas
Parentesco e relações de gênero no contexto indígena
Ética Contemporânea
Questões Contemporâneas das Religiões
Hermenêutica e Teologia
Metodologia e orientação de trabalho científico