Licenciatura em Música

Ingresse na Licenciatura em Música  com nota máxima na avaliação do MInistério de Educação (MEC), reconhecido  pela Portaria nº 151, de 21 de junho de 2023, publicada no Diário Oficial da União  em 23 de junho de 2023

Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Música promove o aprofundamento nas práticas musicais, que incluem práticas de canto e de domínio de instrumentos musicais e o estudo de práticas e reflexões educativas, no campo da pedagogia musical. O curso é voltado para o ensino da música, pois seu objetivo é formar profissionais atuantes na educação musical que ministram aulas de noções básicas de música, canto, ritmos, e ambientação de instrumentos em espaços formais e informais. Dedique-se ao estudo da música na Faculdades EST, um espaço com tradição na formação musical no Vale dos Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Para quem é o curso de Licenciatura em música da Faculdades EST?

O curso é para quem pretende:

Exercer a docência na educação infantil nos ensinos fundamental e médio, tanto em escolas públicas quanto privadas. Liderando a orquestra da aprendizagem, onde cada nota é uma oportunidade de transformar vidas.

Ser um agente de mudança cultural na criação de experiências que ressoam na comunidade. O curso abre portas para atuar em produtoras culturais e outras instituições dedicadas à promoção da educação musical.

Ministrar cursos particulares para a formação de musicistas em espaços como fundações culturais, organizações sociais, comunitárias e religiosas, escolas de música, instituições artísticas e culturais.

 Estimular e fomentar a pesquisa na área  para a riqueza do conhecimento musical, construindo pontes entre o passado e o futuro, promovendo a compreensão global da música.

E quem sonha em ensinar música? Quem sonha em ser docente de música? Para termos mais pessoas produzindo música, compondo, adentrando no campo da pesquisa em música, são necessárias pessoas com maestria para o ensino da música. E é isto que o curso de Licenciatura em Música da Faculdades EST pode oferecer.

Além do vasto campo de escolas de educação básica, dos âmbitos público e privado, a educação musical forma docentes de música para igrejas, instituições sociais, empresas, centros culturais e muitos outros espaços. Com um corpo docente qualificado na prática musical, a Faculdades EST oferece um curso diferenciado, que aposta no fazer musical individual e coletivo como ação concreta das diversas formas de fazer musical. 

Com nota máxima no MEC (5), o curso de licenciatura em música da Faculdades EST oferta um itinerário formativo sólido, possibilitando novos campos de atuação profissional.

Por que estudar na Faculdades EST?

Excelência no Corpo Docente

Imagine aprender com um corpo docente de excelência acadêmica e profissional no ensino, na pesquisa e na extensão e em práticas de performance musical, na docência na educação básica, no ensino superior e em outros contextos socioeducacionais.

Pesquisa e Produção Acadêmica

A valorização da pesquisa e da produção acadêmica do corpo docente, garante a qualidade e a atualização constante do curso na transversalidade com os Programas de Pós-Graduação.

Flexibilidade e Iniciação Científica

Possibilidade de cursar componentes curriculares de outros cursos proporcionando uma formação de excelência. Acesso a grupos de pesquisa, seminários e congressos voltados para o desenvolvimento e aprimoramento de pesquisas acadêmicas.

Prática Profissional desde o Início

As práticas pedagógicas e estágios supervisionados desde o primeiro semestre do curso concomitantes às práticas de curricularização da extensão em instituições conveniadas, proporcionam o desenvolvimento de habilidades essenciais para o exercício da docência.

Estudo de Instrumento Musical

A oferta de componentes curriculares voltados para a prática em instrumentos musicais (guitarra, violão, piano ou teclado) e ou canto ao longo do curso, oportunizam o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades musicais.

Espaços especializados

Acesso a laboratórios para composição musical, estúdio de gravação/multimídia, salas de aula com pianos e acesso a teclados, violões e outros instrumentos de percussão, também com abordagens musicopedagógicas com foco na acessibilidade.

Localização Privilegiada

Localizada próxima à Estação São Leopoldo da Trensurb oferece estacionamento gratuito e segurança 24 horas.

Conforto no Campus

Aproveite os serviços de hospedagem e moradia no campus para uma experiência acadêmica completa.

Coordenação e corpo docente

Nossa equipe de coordenação e corpo docente é o pilar fundamental da excelência educacional que oferecemos.

Dr. Louis Marcelo Illenseer

Dr. Louis Marcelo Illenseer

Coordenador

Louis Marcelo Illenseer é coordenador do curso de licenciatura em Música na Faculdades EST desde março de 2023, atuando com relacionamento com discentes, representação institucional e de fortalecimento de questões pedagógicas do curso. É Bacharel em Música com habilitação em Regência Coral pela  UFRGS/Porto Alegre/RS (2003), especialista em Educação Musical pela Feevale/Novo Hamburgo/RS (2010), Mestre (2019) em Teologia Prática, na interface com Música, pela Faculdades EST/São Leopoldo/RS. Doutor (2023) em Teologia Prática pela Faculdades EST/São Leopoldo/RS.

Depoimento da Coordenação

Aprender sobre música, canto ou um instrumento musical pode ser um sonho de muitas pessoas. E se, junto ao aprendizado, você se dedicar ao ensino da música? Na Faculdades EST, o curso de Licenciatura em Música ativa seu talento musical e oferece as ferramentas necessárias para práticas educativas e significativas, em contextos escolares e em tantos outros espaços da sociedade, onde a educação se faz presente!