Alcoolismo em debate

Na quarta-feira, 18, a partir das 15h, acontece a palestra “O alcoolismo em debate”, com a psicóloga e mestra em Psicologia Clínica Maria Aparecida da Silveira Brígido. O evento, que acontece no Auditório do Prédio H, é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Aconselhamento e Psicologia Pastoral da Faculdade EST.

A palestra deve apresentar os resultados da pesquisa comparando sintomas entre alcoólicos e não alcoólicos e a discussão sobre as diferenças entre homens e mulheres alcoólicos.

Após o trabalho, a pesquisadora encontrou sintomas psicológicos que foram avaliados, como Psicose, Relações Interpessoais, Ansiedade, Ideação Paranóide, Hostilidade, Depressão, Fobia e Obsessivo Compulsivo. “Os sintomas psicológicos nos sujeitos alcoólicos são agravados pelo consumo de álcool. Além disso, foi possível verificar peculiaridades nos resultados considerando-se as diferenças entre  homens e mulheres”, afirma Maria Aparecida no resumo do conteúdo que deverá apresentar.

• Docentes da ESEP em formação continuada