Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Ato solene marca o início das obras do Instituto de Ética da EST


Ato solene marca o início das obras do Instituto de Ética da EST

A Igreja não é uma entidade que contrasta em relação à sociedade, nem mesmo uma entidade que se adapta à sociedade como ela se apresenta, mas, acima de tudo, representa um espaço de atuação em favorecimento dos outros, disse o bispo da Igreja Evangélico Luterana da Baviera, Prof. Dr. Heinrich Bedford-Strohm, durante o ato solene de início das obras da casa que abrigará o Instituto de Ética da Faculdades EST.

“Uma igreja fiel ao mandato de Cristo precisa estar aberta à sociedade e o Instituto de Ética precisa favorecer o engajamento e a atuação da igreja em favor dos outros, assim como promover a discussão do tema na Esfera Pública”, ensinou Bedford-Strohm a estudantes, funcionários, professores e representantes da direção da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) presentes ao ato solene realizado no auditório do prédio H da Faculdades EST nesta terça-feira, 17.

Ao agradecer pelo apoio da Igreja da Baviera para o financiamento do instituto, o reitor da EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, sublinhou a necessidade desse novo espaço articular ações sintonizadas aos pilares da instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. “O Instituto de Ética reforçará a compreensão que temos da EST enquanto ‘braço’ acadêmico da IECLB no contexto social brasileiro”, afirmou.

O reitor destacou o protagonismo do debate em torno das questões éticas na sociedade brasileira. Ele reconheceu e incentivou as mobilizações sociais pautadas pelo tema, mas alertou que os brasileiros precisam parar de “terceirizar” a responsabilidade para os políticos que elegeram e assumir papel protagonista na promoção de uma sociedade mais justa e transparente.

Em forma de agradecimento, Bobsin mencionou que a ideia do instituto surgiu em 2006, durante a gestão dos professores Lothar Carlos Hoch e Martin Volkmann como reitor e vice-reitor da EST, respectivamente, com a participação do Pastor Rolf Droste enquanto secretário-geral da IECLB à época.

Em representação à direção da IECLB, o assessor da presidência, Pastor Dr. Romeu Martini, disse que a EST está desafiada a receber e a honrar o Instituo de Ética, convertendo esse espaço em instrumento a favor da paz e da integridade da criação.

Durante a solenidade, a arquiteta Fabiane Mohr apresentou o projeto de reforma da casa que abrigará o instituto. Construído em 1961, o espaço prevê a instalação de itens ecológicos como coletores solares, placas para a produção de energia solar e um sistema de reaproveitamento da água da chuva.

Lançado oficialmente em 2008, durante o I Simpósio de Teologia Pública, o projeto de implementação do instituto está sendo coordenado pelo Prof. Dr. Rudolf von Sinner. Situada na rua Martin Lutero, nº 304, a casa do instituto acolherá estudantes, pesquisadores e ativistas que desenvolverão trabalhos sintonizados às temáticas Ecologia e Sustentabilidade;  Direitos Humanos; Teologia Pública; Religião e Desenvolvimento; e Pesquisa em Lutero.

Estiveram presentes ao ato solene o presidente do Conselho de Administração da EST, Sr. Hilmar Kannenberg, o vice-reitor da EST, Prof. Dr. Remí Klein, a Secretária Geral da IECLB, Diácona Ingrid Vogt, e o ex-presidente da IECLB, Pastor Dr. Gottfried Brakemeier.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

  • Docentes da ESEP em formação continuada

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.