Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Barlavento é selecionado em edital da Funarte


Barlavento é selecionado em edital da Funarte

O Barlavento Quarteto de Saxofone foi um dos quatro grupos selecionados pelo edital Prêmio Funarte de Concertos Didáticos no Estado e, a partir do mês de agosto, realizará apresentações em seis escolas da rede municipal de Novo Hamburgo procurando contar a história que a música tem percorrido ao longo do tempo.

“Nosso repertório vai de Bach a Michael Jackson, num resgate histórico que percorre desde o barroco, classicismo e romantismo à música do século 20 com o jazz, o choro, a bossa nova e o samba até chegar no pop”, relatou o responsável pelo projeto e professor da EST, Renato dos Santos.

Na avaliação do professor, o formato de concertos didáticos traz à luz dos debates questões de cunhos artísticos, históricos, sociais e estéticos, podendo servir como um instrumento no auxílio à educação. “O projeto contemplado pelo edital vai além da questão artística, pois associa o enfoque didático e pedagógico junto à performance musical, contribuindo assim para formação de uma plateia crítica e instruída”.

O projeto encaminhado à Funarte pelo quarteto destaca a importância de projetos e iniciativas que coloquem os estudantes em contato com um tipo de cultura que, comumente, está afastada ou mesmo ausente do seu cotidiano. Dessa forma, explicam, é salutar que a escola e a educação de um modo geral proporcionem ações que contribuam para a abertura de um leque cultural que vá além da cultura de massa, geralmente vinculada à mídia comercial, à qual os alunos estão mais associados por terem  mais contato.

A história do Barlavento remonta ao ano de 2005, quando o grupo acolhia saxofonistas vinculados aos cursos de música da Faculdades EST. Dois anos mais tarde, o professor Renato tornou o grupo independe, mantendo a parceria com a EST para a realizações dos ensaios abertos ao público que acontecem todas as quartas-feiras, das 9h às 12h, no auditório do Prédio H.

Ao longo do tempo, o Barlavento incorporou ao quarteto o som do percussionista Pedro S. Matzenbacher. Além de Renato, integram o grupo os saxofonistas Gustavo Arthur Müller, Marcos André Anschau e Vicente Raul Lenz.

Confira abaixo a agenda de apresentações do quarteto que, ao longo de 2013, participou de seis editais, sendo selecionado em quatro.

03/06/13 – Fundação Ecarta POA – Ecarta Musical
15/06/13 – Musicâmara (Canoas) – Presto Produções Musicais
16/06/13 – Musicâmara (SL) - Presto Produções Musicais
A definir – Projeto Interlúdio – UFRGS
07/08/13 – Prêmio Concertos Didáticos – Funarte
21/08/13 – Prêmio Concertos Didáticos – Funarte
28/08/13 – Prêmio Concertos Didáticos – Funarte
11/09/13 – Prêmio Concertos Didáticos – Funarte
25/09/13 – Prêmio Concertos Didáticos – Funarte
02/10/13 – Prêmio Concertos Didáticos – Funarte

 

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

 





Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.