Capacitação profissional

O Núcleo de Identidade da Faculdades EST realizou nos dias 12 e 13 de janeiro, no Prédio L da Faculdades EST a capacitação em Saúde, Direitos Humanos e Protagonismo Social de Lideranças Religiosas. O evento foi direcionado a trabalhadores, gestores de saúde, lideranças religiosas e estudantes.

Segundo um dos organizadores, Baba Diba, o objetivo da capacitação foi municiar Pais e Mães de Santo para o controle social, através do monitoramento, elaboração, proposição de políticas públicas para Povo de Terreiro. “Também pretendemos capacitar gestores e trabalhadores das áreas da saúde, educação, direitos humanos, segurança pública, operadores do direito sobre Povo de terreiro, direitos e práticas”, disse Baba Hendrix.

Durante as duas noites, quatro palestrantes trataram diferentes temas.

Baba Hendrix falou sobre a Ontologia do Batuque e Teologia Afro.

Olumide Betinho sobre Racismo e Intolerância Religiosa.

Marcos Legais e Nina Fola trataram sobre Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e Controle Social.

Baba Diba de Iyemonja e Renafro falaram sobre Saúde, Protagonismo Social, Intolerância Religiosa e o Controle Social.

“Foi um momento de grande importância para ampliar conhecimentos e qualificar a relação das lideranças religiosas junto às comunidades. O conhecimento sobre direitos e, principalmente, conhecer o real papel do SUS no atendimento da população e saber como usufruir desse direito e o atendimento de qualidade”, disse Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer, Professora e coordenadora do Grupo de Identidade da Faculdades EST.

O evento recebeu cerca de 25 participantes, diretamente ligados às comunidades. O Projeto é Financiado pela Secretaria Especial de Politicas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR).

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Faculdades EST receberá importante congresso sobre Teologia Prática

• Conferência Ministerial do Sínodo Sul-Rio-Grandense

• Carteira Nacional de Estudante