Como trabalhar com migrantes a partir da comunidade de fé

Atenção, vem aí o curso on line Como trabalhar com migrantes a partir da comunidade de fé, promovido pelo Grupo de Pesquisa da Faculdades EST “Interculturalidade na América Latina”. Com duração de 10 horas e inscrição gratuita o curso será totalmente EAD.

O objetivo é divulgar e debater o tema das migrações e da diversidade cultural desde uma perspectiva cristã. E também pretende desafiar para um maior engajamento junto a grupos de migrantes, atendendo a necessidades concretas, acolhendo sua presença nas comunidades; criar espaço nas comunidades cristãs para a promoção e defesa dos direitos das pessoas numa sociedade que discrimina os diferentes; e subsidiar o encaminhamento de demandas de pessoas e grupos de migrantes junto a órgãos públicos.

“O Brasil vem se tornando lugar de refúgio para muitas dessas pessoas que procedem principalmente do Caribe, América do Sul, da África, mas também da Ásia. As comunidades cristãs são desafiadas com a presença em suas portas e encontros de pessoas migrantes que buscam apoio, solidariedade e oportunidades para se inserirem na nova sociedade. Nem sempre este encontro respeita a situação das pessoas migrantes, seus dramas e suas particularidades étnicas, culturais, religiosas e sociais”, sinaliza o documento do curso, que tem a coordenação do Prof. Dr. Roberto E. Zwetsch.

O segundo passo será incentivar a criação de espaços nas comunidades para acompanhar e encaminhar ações concretas em defesa de pessoas migrantes junto a órgãos públicos e comunidade em geral.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Docentes da ESEP em formação continuada