Coordenador e coordenadora do Programa de Gênero e Religião visitam a Igreja da Suécia

Entre os dias 26 de maio e 2 de junho, os coordenadores do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, Prof. Dr. André S. Musskopf e a Profª. Drnda. Marcia Blasi, estiveram na Suécia à convite da Igreja da Suécia. O motivo principal da visita foi a participação na “Festa do Mundo”, onde é apresentada, discutida e celebrada a contribuição da Igreja da Suécia através da Cooperação Internacional através de projetos e ações em diversas partes do mundo.

A Världens Fest ocorreu entre 30 de maio e 1º de junho, na cidade de Karlstad, reunindo aproximadamente 3 mil pessoas. No contexto de uma programação intensa e diversa, André e Marcia facilitaram a oficina “Fazendo teologia na cozinha: Gênero, conhecimento e identidade luterana na América Latina”. No culto de encerramento também participaram do momento de rememoração do Batismo e envio dos/as participantes. Foi um momento de conhecer as ações internacionais da Igreja da Suécia e de apresentar o trabalho desenvolvido na Faculdades EST.

Marcia e André também estiveram reunidos com diversas pessoas e grupos da Igreja da Suécia, da Universidade de Uppsala e da Diocese de Uppsala, bem como com outros/as parceiros internacionais. Nos primeiros dias da visita reuniram-se com as responsáveis pelas questões de gênero na Igreja da Suécia e no Departamento Internacional, com a equipe de pesquisadores/as da Igreja da Suécia e com responsáveis por projetos executados na África. Também ministraram a palestra “Gênero, religião e teologia na América Latina” na Universidade de Uppsala em evento organizado pelo Fórum de Estudos Latino-Americanos. Após o evento em Karlstad, ainda participaram de almoço e reunião do grupo de pesquisadores/as da Diocese de Uppsala na casa do Bispo Ragnar Persenius.

“Este tipo de intercâmbio é fundamental para aproximar as parcerias internacionais e trocar informações e conhecimento sobre o que cada um/a está fazendo em seu contexto”, destacou André S. Musskopf.

“Foi uma oportunidade de compartilhar o que temos feito no Brasil e na América Latina em questões de gênero e sexualidade, especialmente a partir do apoio recebido da Igreja da Suécia”, afirmou Marcia Blasi.

Em Karlstad, André e Marcia também encontraram a Dra. Elaine Neuenfeldt, que já atuou na Faculdades EST como professora de Teologia Feminista e atualmente está à frente do Departamento de Mulheres na Igreja e Sociedade da Federação Luterana Mundial, parceira da instituição em vários projetos.

Confira abaixo um álbum de fotos da viagem!

Created with flickr slideshow.

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos