Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Dia de Reflexão


Dia de Reflexão

O Fórum de Docentes e a Faculdades EST chamaram a comunidade acadêmica, no dia 11 de novembro de 2016, para discutir democraticamente a situação do país, em especial tendo em vista duas medidas em debate no Congresso Nacional: a PEC 241/16, atual PEC 55/16; e a MP sobre a Reforma do Ensino Médio no Brasil.

A discussão desses temas se deu em dois momentos: às 10h, com o Sr. Stênio Dias Pinto Rodrigues, da Comissão Permanente de Combate ao Racismo Institucional do Ministério da Saúde/RS, falando sobre as prováveis consequências da PEC, principalmente para a área da saúde. Contamos, nesse momento, também com a participação do Prof. Dr. Oneide Bobsin. O segundo momento se deu às 18h, com a retomada do debate realizado na parte da manhã.

Diante dessas duas propostas de lei, levantamos as seguintes questões:

1-      Como é possível fazer reforma educacional, desconsiderando debates realizados sobre o Plano Nacional de Educação, em âmbito nacional (por exemplo, a meta 17, que visa à valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de Educação Básica)?

2-       Quanto ao debate sobre a dívida pública brasileira: Por que o argumento do atual governo focaliza a questão nos gastos públicos (dívida fiscal), quando renomados economistas, inclusive do FMI, demonstram que cerca de 30% da dívida brasileira dizem respeito a gastos monetários e não a gastos públicos e investimentos? De acordo com o economista Dr. Felipe Rezende, em depoimento à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara Federal, desde 2007, o endividamento do setor privado, que compromete as contas públicas brasileiras, cresceu em mais de 600%.

3-      O governo apresenta a PEC 55 como necessidade de salvar as finanças públicas e o futuro do país. É muito estranho que esta proposta não menciona ou faz qualquer referência aos juros altíssimos pagos ao sistema financeiro. Tomando como referência o orçamento de 2016, foram destinados R$119 bilhões para saúde, enquanto para o sistema financeiro (juros e amortização) estão destinados 1,3 trilhão de reais.

Diante do exposto, manifestamos nossa inconformidade com estas propostas legislativas, com a forma como estão sendo impostas sobre a sociedade brasileira e em relação às possíveis consequências para a vida das pessoas, especialmente, dos setores mais vulneráveis e excluídos. Entendemos que tais propostas de lei poderão comprometer o futuro das próximas gerações. Elas são uma afronta à dignidade humana, tão cara à mensagem bíblica e ao evangelho. Manifestamo-nos em prol da dignidade humana conforme Provérbios 31.8s: “Abre a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados. Abre a boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados”.

São Leopoldo, 11 de novembro de 2016

            Fórum de Docentes e Reitoria da Faculdades EST


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Reitor e Pró-Reitor da EST participam de Congresso em Wittenberg

  • Ginguinstrumental: aprenda a tocar um instrumento na Faculdades EST!

  • Período de inscrições para Processo Seletivo do MP inicia hoje

  • Caravana de São Lourenço do Sul na Faculdades EST

  • Projeto de estudos em Teatro acontece na Faculdades EST

  • Nova edição da Revista Tear Online já está disponível!

  • XVI Salão de Pesquisa da Faculdades EST será entre os dias 21 e 23 de setembro

  • Professor Dr. Martin Dietz participa do 13º Congresso de Pesquisa em Lutero

  • Novas edições dos Periódicos Identidade e Coisas do Gênero já estão disponíveis!

  • Oportunidade: Curso de Extensão em Desigualdade Social, Criminalidade e as Igrejas Cristãs

  • Aula inaugural dos cursos de graduação da Faculdades EST é hoje

  • Oficinas da ONG SERPAZ estimulam a cultura da paz

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.