Dia Internacional das Mulheres

Entre os dias 08 e 11 de março, o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, em parceria com a coordenação de gênero da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Leopoldo - RS (COMDIM), realizaram uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

A programação iniciou na terça-feira, 08, através de um encontro com funcionárias e professoras da Faculdades EST e da ESEP. A saudação inicial foi conduzida pelo reitor Dr. Wilhelm Wachholz e seguiu com um momento de meditação, conduzido pela teóloga Gislaine Rodrigues Endlich. A Pa.Marli Brun,  assistente de projetos, juntamente com a Pa. Marcia Blasi, coordenadora do Programa de Gênero e Religião, conduziram a programação. As participantes conheceram a Política de Justiça de Gênero da Faculdades EST e tiveram tempo para conversar sobre o seu significado para cada uma delas. Na sequência, pequenos grupos de mulheres conversaram sobre seus sonhos, planos e desafios na instituição e, em seguida, apresentaram a proposta para as demais participantes.

Na manhã de quarta-feira, 09, a Profa. Ma. Marcia Blasi, coordenadora do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, juntamente com Denise Dora, ouvidora da Defensoria Pública do Estado do RS, integrante do Conselho da organização Themis - Gênero e Justiça e do Conselho do Fundo Brasil de Direitos Humanos, participaram do Café com Direitos das Mulheres, organizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Cerca de 40 pessoas estiveram presentes para conversar sobre o acesso à justiça no atual cenário de perda e violação de direitos, recrudescimento da violência e fundamentalismo religioso.

À tarde, aconteceu a celebração na capela da Faculdades EST, que foi oficiada pela Pa. Sílvia Beatrice Genz, 1° vice-presidenta da IECLB, pela Pa. Carmen Michel Siegle, coordenadora de gênero da IECLB, pela Pa. Marcia Blasi, coordenadora do PGR, pela Pa. Marli Brun e pela estudante de teologia Ketlin Lais Schuchardt. Na ocasião, ocorreu a instalação da comissão de acompanhamento à implementação da Política de Justiça de Gênero da Faculdades EST, sendo representantes do corpo discente Jefferson Buss, Ana Célia Oliveira, Odja Barros e Pablo Dumer. E representantes do corpo docente Laude Branderburg e Nilton Herbes. Representando o Corpo Técnico administrativo foram escolhidos Veronica Prass e Walmor Kanitz e representando o PGR, Marcia Blasi.

A programação que marcou o Dia internacional das Mulheres encerrou na sexta-feira, 11, com o Cine Debate sobre o filme FRIDA, que mostra sua vida desde a adolescência até a morte. Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Após o filme, ocorreu uma roda de conversa moderada pelo Prof. Dr. André Musskopf, coordenador do PGR.

• Docentes da ESEP em formação continuada