Dívida ilegítima exige da teologia uma radicalização de seus preceitos éticos

Um grupo de teólogos e teólogas vinculado à Faculdades EST, de São Leopoldo, e ao ISEDET, de Buenos Aires, esteve reunido entre os dias 15 e 17 de novembro para avaliar os impactos da dívida externa ilegítima no cotidiano das pessoas, das igrejas e dos países latino-americanos.

Idealizado pelo Programa de Incidência sobre a Dívida Ilegítima e Justiça Ecológica, vinculado à Federação Luterana Mundial (FLM), o encontro ofereceu continuidade a um trabalho realizado há 10 anos e que, segundo um dos coordenadores do Programa, P. Angel Furlan, consiste em “desenvolver atividades de conscientização, formação, incidência pública, investigação, auditorias e apoio tanto a iniciativas populares como governamentais a favor da anulação de toda dívida ilegítima e o estímulo à busca de novos modelos econômico-financeiros e de desenvolvimento”.

Os professores Daniel Beros, Carlos Dreher e Roberto Zwetsch enfatizaram     que a variedade, a riqueza e a profundidade das abordagens a respeito da temática da dívida e as repercussões ecológicas da questão que vieram das diferentes áreas da teologia permitiram uma abrangente compreensão do tema.

“Falou-se nos últimos anos de ‘desendividamento’ dos países na América Latina, o que, na verdade, representa uma farsa que oculta os disfarces que a dívida externa assumiu nestes países”, sentenciou o professor de Teologia Sistemática da EST e coordenador local do evento, Dr. Valério Schaper.

Na avaliação de Schaper, os disfarces da dívida e a sua extensão no corpo da sociedade e da igreja exigem da teologia uma radicalização dos seus posicionamentos éticos. “É preciso alertar a sociedade e as igrejas para que retomem e acentuem o tema da justiça econômica”, frisou.

Para o reitor da EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, o encontro apoiado pela FLM permitiu uma reaproximação entre as instituições de São Leopoldo e de Buenos Aires, principalmente no tocante a temas que dizem respeito ao cenário latino-americano, como é o caso da dívida externa.

Reitora do ISEDET, Ma. Elsa Agüero considerou as palestras ricas e variadas. Após escutar tanto sobre injustiças e maus-tratos perpetrados por aqueles que detêm em suas mãos o poder do dinheiro, ressaltou, sinto que não podemos deixar de fazer algo para que essa situação se reverta.

Seguindo o compromisso reflexivo e a tarefa desenvolvida nos últimos 30 anos pelas igrejas da comunhão luterana, especialmente na América Latina, a FLM advoga pela anulação da dívida ilegítima e pela formulação de um novo modelo econômico-financeiro e de desenvolvimento. Esse é um objetivo defendido também por igrejas irmãs, pelo Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), por organismos ecumênicos, redes, movimentos, universidades, organizações populares, parlamentares e governos da América Latina e de outras partes do mundo.

Além da professora Elsa e dos professores Valério e Oneide, Daniel Beros (ISEDET), o pastor Ángel Furlan (FLM - Argentina), Prof. Dr. Carlos A. Dreher (EST), o Prof. Dr. Roberto E. Zwetsch (EST) participaram do encontro de São Leopoldo o Prof. Dr. René Krüger (ISEDET), a Profa. Ma. Marcia Blasi (EST) e o Prof. Dr. Rodolfo Gaede (EST).

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos