Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Doutorandos participam do 23º Congresso Mundial de Filosofia em Atenas


Doutorandos participam do 23º Congresso Mundial de Filosofia em Atenas

O World Congress of Philosophy é um evento que ocorre a cada cinco anos em países diferentes, sob os auspícios das International Federation of Philosophical Societies (FISP). Esse evento começou em 1900 e se consolidou após a II Guerra Mundial. Cada Congresso Mundial de Filosofia é organizado sob a responsabilidade de um dos membros da FISP e se constitui em um espaço de interação e contribuição para filósofos e filósofas de vários países, contribuindo para a promoção da educação filosófica e de conhecimentos filosóficos em torno de problemas globais.

Com a temática Filosofia como Investigação e Modo de Vida (Philosophy as Inquiry and Way of Life), o XXIII Congresso Mundial de Filosofia reúne vários simpósios e seções temáticas. O evento conta com a participação de pesquisadoras e pesquisadores internacionais das áreas das Ciências Humanas, Filosofia, Teologia, História e Sociologia de todos os continentes.

Realizado na Universidade Kapodistriana Nacional de Atenas, no campus da Escola de Filosofia, em Zografos, o Congresso teve início no dia 3 de agosto e terminará no dia 10. O referido Campus fica próximo à Escola de Teologia e em cada um desses Campi funcionam as Faculdades de Filosofia e de Teologia (Geral e Social).

Há cinco anos, no XXII Congresso Mundial de Filosofia, em Seul, na Coréia, ficou decidido que o XXIII Congresso aconteceria em Atenas por causa de 2500 anos da Academia Platônica. Essa é a primeira vez que o Congresso Mundial de Filosofia acontece na Grécia desde sua primeira edição em Paris. A presença de filósofos e filósofas de renome tem marcado a história das edições desse evento.

Do Brasil, constam na programação 69 pessoas, sendo 33 pesquisadoras, e 36 pesquisadores. O número de brasileiros e brasileiras é ainda pequeno em relação à presença europeia, asiática e norte-americana. No entanto, tornam-se significativos os números confirmados.

Do PPG-EST estão participando o doutorando David Pessoa de Lira, e a doutoranda Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira.

David Pessoa de Lira, estudioso da Área de Bíblia, sob orientação do Prof. Dr. Flávio Schmitt, apresentou o artigo intitulado El rescate de los estudios sobre el Hermetismo filosofico-religioso en Brasil, vinculado à seção temática Philosophical traditions in Latin America. Como doutorando do Programa de Teologia das Faculdades EST e pesquisador da temática do Hermetismo no Brasil, sentiu desafiado a apresentar um artigo sobre o desenvolvimento da pesquisa do Hermetismo Filosófico-Religioso na academia brasileira, principalmente na área Filosofia/Teologia, destacando sua pesquisa na Faculdades EST, no qual discorre que, no Brasil, o Hermetismo e os Escritos Herméticos constituem um objeto de pesquisa recente. No entanto, a Escola Superior de Teologia (EST), ao aceitar a investigação doutoral sobre "O Batismo do Coração no Vaso do Conhecimento: Uma Análise do Corpus Hermeticum IV.3-6a”, em 2010, lançou uma pesquisa pioneira sobre o assunto.  No entanto, no Brasil, como objeto da Teologia, Ciências da Religião e Filosofia, o Hermetismo e os Escritos Herméticos têm sido bastante estudados (recentemente), não necessariamente por ser um objeto em si, mas notadamente por um interesse filosófico e religioso de alguns de seus pesquisadores.

"La violencia domestica contra las mujeres: un desafio a la Filosofia y la Teologia en Brasil" é o tema que Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira, também doutoranda do PPG/EST, da Área Religião e Educação, sob a orientação do Prof. Dr. Roberto Zwetsch e do Prof. Dr. André Musskopf, pautou na seção temática Philosophical traditions in Latin America do Congresso. Militante social junto ao Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE) e também junto à Federação de Mulheres Gaúchas (FMG), além de especialista em gênero, Lilian integra os grupos de pesquisa “Interculturalidade” e “Teologia Pública” e também atua como pesquisadora nos Grupos de Pesquisa “Identidade” e “Gênero e Religião”, todos da Faculdades EST.

Com o artigo aprovado, Lilian garantiu a inclusão do urgente tema do enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres na pauta desse importante evento.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

  • Docentes da ESEP em formação continuada

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.