Doutorandos viajam à Grécia para conferência internacional da ATINER

Os doutorandos do PPG/EST, Ezequiel de Souza e Helio Teixeira, viajam no sábado, 16, para Atenas, capital da Grécia, onde participarão da 10ª Conferência Internacional Anual da Unidade de Ciências Políticas do Instituto para a Educação e Pesquisa de Atenas (ATINER).

Na conferência, Helio apresentará comunicação intitulada “A constituição ecumênica da Teologia da Libertação e sua contribuição na luta pelos direitos humanos”, trabalho que enfatiza o papel de setores da  Igreja Católica e de igrejas protestantes no combate ao sistema repressivo na última década da Ditadura Militar.

“Na luta dos cristãos envolvidos contra a ditadura militar, a Teologia da Libertação representou o principal referencial teórico de contestação e reivindicação por justiça social”, pontuou Helio, que viaja a Atenas financiado pela CAPES/PROEX.

Com enfoque na questão do desejo em sua relação com a espiritualidade, em Atenas  Ezequiel de Souza apresentará o paper “Masculinidade e religião no sul do Brasil”. “Se a teologia tradicional enfatizou uma separação entre o corpo e alma, dando ênfase à alma e relegando o corpo a um segundo plano, a teologia contemporânea tem resgatado o corpo frente a essa ditadura da alma, revendo as dimensões do desejo e do prazer”, enfatizou o doutorando que viaja ao ATINER financiado pelo CNPq.

Realizado entre 18 e 21 de junho, o ATINER reunirá pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e representará uma oportunidade para que Helio e Ezequiel reforcem os vínculos junto a pesquisadores com os quais intercambiaram ideias na Conferência do Consórcio Europeu de Ciências Política, evento realizado em 2011, na Islândia.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos