E-books compilam o resultado de pesquisas na área da Musicoterapia

Já estão disponíveis para download gratuito, na Biblioteca Digital da EST, os dois e-books resultado das discussões suscitadas pelo XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia, evento sediado na Faculdades EST, em São Leopoldo, em setembro de 2013.

Organizada pelas professoras Sofia Cristina Dreher e Graziela Carla Trindade Mayer a primeira obra, intitulada “A Clínica na Musicoterapia: Avanços e Perspectivas”, reúne 24 comunicações apresentadas e discutidas durante o encontro de São Leopoldo.

“A compilação desses textos é resultado de pesquisas recentes desenvolvidas no Brasil sobre a aplicação da Musicoterapia e constituem referências para o avanço dos estudos na área”, ressaltaram Sofia e Graziela.

O segundo e-book, intitulado “Musicoterapia Neurológica: evocando as vozes do silêncio”, faz uma compilação das palestras ministradas pela musicoterapeuta norte-americana, Dra. Concetta Tomaino, durante o encontro.

Ao apresentar a obra, Sofia Dreher descreve que ao longo dos textos Concetta consegue exemplificar como fragmentos da história de pacientes idosos podem ser suscitados, colados e encaixados através do trabalho da Musicoterapia, devolvendo a esses indivíduos uma história, uma identidade e uma memória.

A versão impressa dos livros pode ser adquirida através do site do PerSe. O custo de impressão da obra que reúne os anais do encontro ficou orçado em R$ 58,00. Já os custos de impressão da obra que reúne as palestras da musicoterapeuta Concetta Tomaino ficou orçado em R$ 21,00.

No próprio site do perse, através de um processo de cadastro, também é possível fazer o download gratuito das obras.

O editor das obras é o professor da EST, Dr. Iuri Andréas Reblin, e a tradução da obra “Musicoterapia Neurológica: evocando as vozes do silêncio” foi realizada pela professora Marie Ann Wangen Krahn.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos