Egresso da EST é premiado pela CAPES em Brasília

Na presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi outorgado na quarta-feira, dia 11, na sede da CAPES em Brasília, o prêmio CAPES de teses, edição 2011.

Das 47 áreas de avaliação da CAPES, 45 identificaram a melhor tese defendida em 2010, merecedora do prêmio. Entre as instituições que receberam distinção pelo prêmio, apenas duas não são mantidas pelo poder público, e ambas estão em São Leopoldo: a Unisinos (área Ciências Aplicadas I - Comunicação) e a EST (Filosofia/Teologia, subcomissão Teologia).

O egresso da EST Dr. Luis Carlos Dalla Rosa foi vencedor da tese na área da teologia, sob o título de Educar para a sabedoria do amor: a epifania do rosto do outro como uma pedagogia do êxodo. A mesma tese já levou o prêmio SOTER de teses, edição 2011, que implicou na publicação da obra pela Editora Paulinas.

Luis Carlos chegou a Brasília de Belo Horizonte, precisamente do congresso anual da SOTER, onde foi lançado o livro recém publicado. O orientador da tese vencedora, Prof. Dr. Rudolf von Sinner, também esteve presente no ato. Luis Carlos e Rudolf receberam seus certificados das mãos do presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e do presidente da FINEP, Glauco Arbix. A mesa diretiva foi integrada, ainda, pelo presidente da CAPES, Jorge Guimarães, pelo diretor de avaliação, Lívio Amaral, e pelo presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima.

Luis Carlos desenvolveu a sua pesquisa enquanto desempenhava a função de diretor de uma escola de periferia de Porto Alegre. Atualmente ele trabalha no Instituto Humanitas Unisinos (IHU), em São Leopoldo.

Foto: Da esquerda para a direita: Prof. Gláucius Oliva, presidente do CNPq; Dr. Luis Carlos Dalla Rosa (premiado); Ministro Aloizio Mercadante; Prof. Rudolf von Sinner (orientador); Prof. Jorge Almeida Guimarães, presidente da CAPES.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs
Colaboração: Rudolf von Sinner

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos