Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Encontro relembra a ordenação da primeira mulher na IECLB


Encontro relembra a ordenação da primeira mulher na IECLB

O ano de 2012 é histórico para a IECLB como um todo e, de modo específico, para as mulheres. Neste ano somos lembradas e lembrados de que há 30 anos, no dia 13 de novembro de 1982, era ordenada a primeira pastora para atuar na IECLB: Edna Ramminger. No entanto, é importante destacar que a primeira pastora enviada e instalada em um Campo de Atividade Ministerial foi Rita Panke, em 1976.

Desde a formação das primeiras comunidades da IECLB as mulheres sempre contribuíram para o fortalecimento da vida comunitária, principalmente nas áreas da diaconia, catequese e trabalho voluntário. A atuação das pastoras na IECLB iniciou logo após a Organização das Nações Unidas ter declarado 1975 como o Ano Internacional da Mulher e como o ano de início da Década da Mulher. A atuação e a inserção das pastoras acontecem em um mundo masculino e se deram num período de grande efervescência histórica, cultura, social e política no Brasil e América Latina.

Percebe-se, na atualidade, um crescente interesse de mulheres pelo estudo da teologia, visando aos diversos ministérios ordenados da IECLB. Para essa nova geração, torna-se muito importante resgatar a história das precursoras e buscar por novos paradigmas de identidade das mulheres enquanto Ministras Ordenadas da IECLB. Além disso, dentro das comemorações dos 500 anos da Reforma, pontuar, como IECLB, o caráter inclusivo do Ministério com Ordenação é necessário e salutar. Cremos que esse evento virá somar visibilidade à IECLB na questão do Ministério inclusivo, e demonstrará, de forma digna e honrosa, nossa gratidão às primeiras mulheres ordenadas ao Ministério Pastoral da nossa Igreja. Reconhecer seus passos, tomar conhecimento de sua história, ressignificar esse conteúdo para nosso próprio agir no Ministério no presente, são desafios e expectativas colocados para esse Seminário.

O encontro tem como objetivo geral reunir ministras ordenadas da IECLB em um evento de celebração, formação e fortalecimento mútuo.

O Culto do de Ação de Graças pelos 30 anos de Ordenação de Mulheres ao Ministério terá transmissão ao vivo.

 

       



Fonte: Portal Luteranos/IECLB


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.