Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Estação Jovem 2018


Estação Jovem 2018

Mais uma vez a Faculdades EST, em parceria com o Sínodo Rio dos Sinos, acolheu a realização da Estação Jovem. Durante uma semana, o grupo com 30 jovens de 14 a 21 anos participou de uma rotina recheada de atividades, como palestras, oficinas e momentos de reflexão que pretendem formar jovens líderes.

A acolhida aos participantes aconteceu no domingo, dia 28, com a mensagem de boas vindas e a apresentação do programa. Em seguida os e as participantes fizeram um passeio pelo campus da Faculdades EST, participaram de atividades de integração e atividades esportivas nas quadras. À noite, o Culto de Abertura foi dirigido pelo Pastor Antonio Carlos Oliveira, responsável pela Pastoral da Faculdades EST.

Durante a semana, a rotina foi acordar cedo, respeitar as regras, interagir nas atividades, trabalhar em grupo, aceitar as diferenças, compartilhar as dificuldades, enfrentar desafios. Tudo isso proporcionou a oportunidade de aprendizado e da partilha de saberes com o objetivo de motivar e capacitar para o exercício da liderança nas comunidades, despertando vocações para o trabalho na igreja e promovendo o engajamento na missão de testemunhar o Evangelho.

Na segunda-feira, dia 29, após o café da manhã e o momento devocional, o grupo teve aula de “Diaconia”, com o coordenador do curso de Teologia da Faculdades EST Prof. Dr. Pastor Rodolfo Gaede Neto. À tarde, aconteceu a oficina sobre Dinâmicas em grupo, com o teólogo e pedagogo Edir Spredemann. “Participar da Estação Jovem é sempre muito bom. Agradeço a oportunidade e convite da Faculdades EST e do Sínodo Rio dos Sinos”, disse Edir. Também à tarde, o Prof. Me. Pastor Verner Hoefelmann, Pró-Reitor de Gestão, recepcionou os e as jovens em nome da equipe diretiva da Faculdades EST.

Na terça-feira, dia 30, o Prof. Me. Pastor Osmar Witt, responsável pelo arquivo histórico, apresentou uma aula no período da manhã sobre a “História da Igreja no Brasil”. No momento do intervalo, todos e todas já estavam mais desinibidos e integrados. O ambiente era de muita interação e diversão. À tarde, o grupo foi visitar a sede da IECLB, localizada em Porto Alegre.

Na quarta pela manhã, dia 31, o Prof. Dr. Pastor Martin Dietz falou sobre “Confessionalidade Luterana e Liberdade Cristã”. Na parte da tarde, a cargo da Profª Dirce Schöninger, do Instituto Evangélico de Ivoti, foi a vez de uma oficina sobre atividade plástica, onde os e as jovens fizeram arte com inspiração nas leituras bíblicas.

Na quinta-feira, dia 1o, a aula durante a manhã foi sobre “Educação Cristã”, com o Prof. Dr. Pastor Manfredo Wachs, que contribuiu na área de formação do Sínodo Rio dos Sinos. À tarde, o grupo participou de uma oficina sobre a Celebração Ágape conduzida pela Pastora Cleide Olsson Schneider, coordenadora de formação no Sínodo Rio do Sinos e pastora na Comunidade Evangélica da Feitoria em São Leopoldo/RS. A partir das 21h, aconteceu a meditação, que foi especial, totalmente organizada pelos/as jovens e chamada de Ágape, que significa amor em grego. Pode significar também a primeira refeição que as pessoas cristãs dos primeiros séculos faziam em comum. E foi isso que aconteceu nessa noite, um momento de preparação e união, regado por sentimentos fraternos.

Na sexta-feira, dia 02, o grupo teve aula sobre “Contextos e leitura popular da Bíblia”, com Pastor Me. Hans Trein que lecionou sobre a geografia presente nos textos da Bíblia. Na parte da tarde, a oficina de Bibliodrama foi conduzida pela Missionária Lúcia Helena Klug Roesel. A oficina oportunizou a vivência e reflexão de histórias bíblicas.

O último dia da estação Jovem aconteceu no sábado, dia 03, e foi marcado por um papo mais descontraído com o Prof. Dr. Iuri Andreas Reblin, que falou sobre “Pow, bang, clash, poing. Religião, cultura pop, séries, quadrinhos e outros affairs contemporâneos”. À tarde, a atividade foi conduzida pelo Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (COSIJE), que falou sobre sua organização e atividades e informou sobre os eventos previstos para este ano: Nos dias 20 a 21 de abril, o Acampamento Sinodal; de 22 a 27 de julho, o Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE); e de 12 a 14 de outubro, o Retiro de Lideranças.

No final da tarde de sábado houve a celebração eucarística de encerramento e de formatura da Estação Jovem, com a entrega de certificados para jovens que participaram da segunda etapa. Estiveram presente o Pastor Vice-Sinodal Carlos Eduardo Müller Bock e as famílias de vários participantes. Depois do culto um delicioso jantar marcou o final das atividades.

 

Impressões dos e das participantes

Alguns e algumas jovens já conheciam a Faculdades EST, pois familiares ou amigos/as estudaram por aqui. Outros e outras jovens tiveram a oportunidade de realizar o “Passa Dia na EST” com a comunidade alguns anos atrás. Quem vem pela primeira vez, logo se encanta: “A gente percebe que é um lugar muito tranquilo, cheio de paz e um ótimo lugar para te expressar e aprender mais sobre a tua fé”, salientou Kathrin Grosse, de 16 anos, da comunidade de Sapiranga.

Mas o grupo conta com um grande número de jovens que já tinham participado da primeira edição da Estação Jovem, que aconteceu em janeiro do ano passado. “É uma experiência única. Como participamos da primeira edição, queríamos dar uma finalidade para o que vivemos no ano anterior, por isso viemos participar desta segunda etapa. Além de conhecer gente nova e rever quem a gente já tinha encontrado”, salientou Thamires Hinkel, de 16 anos, da Comunidade Bom Pastor em Novo Hamburgo. “Ano passado, a presidente da nossa comunidade disse que estaríamos em tal dia, em tal evento, com os custos pagos pela comunidade. Nossos pais acharam uma ótima oportunidade. E nós não queríamos vir”, lembrou Tamires, mas ressaltou que ao retornar da primeira edição da Estação Jovem, abraçou a pastora da comunidade e agradeceu pela oportunidade. “Acabei adorando!”

“É legal essa oportunidade de dar continuidade ao que vimos no ano anterior. No primeiro ano não tinha muita expectativa de como seria, afinal é uma semana inteira de atividades. Este ano eu estava contando os dias para vir”, garantiu Natanael Maschmann, de 14 anos, da Comunidade Ascensão em Novo Hamburgo.

O jovem Iago Benedetto, da Comunidade Floresta Imperial de Novo Hamburgo, que está pela segunda vez participando, afirma que no ano passado teve muito receio de vir para o encontro. “Eu não sabia se as pessoas iam gostar de mim, se eu conseguiria conversar com os outros e outras participantes. Mas logo já encontrei uma pessoa que eu conhecia e daí foi ficando mais fácil”, disse. “Gostei de tudo, pois é uma semana que você pode passar com teus amigos, além de fazer novas amizades. Eu estava cheio de expectativa por essa semana”, afirmou.

Matheus Henrique Bill, da comunidade do Centro de São Leopoldo, veio acompanhando outros integrantes da comunidade em que participa e se surpreendeu com a Estação Jovem. “Estamos gostando muito”.

No final de 2016, durante uma reunião do COSIJE, o pastor Antonio Carlos Oliveira, hoje responsável pela Pastoral da Faculdades EST, convidou os jovens maiores de idade a participarem da Estação Jovem como monitores. A Ana Lena Grosse, de 19 anos, é uma das meninas que topou o desafio. “Como não tenho nada para fazer nas férias, resolvi participar. E tem sido muito legal”.

O casal Simoni Emerick Runge e Lindolfo Runge, estudantes da Faculdades EST, foi responsável por organizar e preparar a alimentação de toda a turma. “O café da manhã termina e já começamos os preparativos do almoço”, disse Simoni. O cardápio foi organizado por uma nutricionista voluntária, Fernanda Scharfenberger, mas ao longo da semana tem recebido algumas adaptações, como na quinta-feira, em que os jovens colocaram a mão na massa para preparar cachorro-quente.

Para o Pastor Antonio Carlos Oliveira, um dos coordenadores do evento, o resultado da Escola de Líderes ESTAÇÃO JOVEM é bastante positivo e animador. “Percebemos que a turma volta animada para suas comunidades e comprometida a fazer acontecer o trabalho com jovens”, garante.

O Pastor espera que as sementes aqui lançadas possam frutificar nas comunidades da IECLB.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.