Evento termina em clima emocionante

De 19 a 23 de novembro, a Faculdades EST foi sede da consulta internacional que refletiu sobre o papel da reforma na atualidade a partir de diferentes contextos. A consulta internacional é um espaço para que aconteça a reflexão sobre o significado da Reforma na atualidade, por isso, serão realizadas duas consultas internacionais, que reúnem participantes da América Latina, África, Ásia, América do Norte e Europa. A primeira, aconteceu aqui no Brasil, na Faculdades EST. No próximo ano, entre os dias 18 e 23 de maio, acontece a segunda consulta na cidade de Halle, na Alemanha.

O ano de 2017 será importante no calendário de muitas organizações, pois marca os 500 anos da reforma protestante. Trata-se de um momento fundamental para que as pessoas possam refletir sobre o significado da Reforma na atualidade. Nesse sentido, se deu a realização do evento Reforma – Educação – Transformação (RET). E, por isso, serão realizadas duas consultas internacionais que devem reunir participantes da América Latina, África, Ásia, América do Norte e Europa.

Mais de cem pessoas participaram do evento, que debateu o tema da Reforma a partir de diferentes contextos sociais. O foco foi refletir sobre a relevância da educação pautada na Reforma a partir de processos de transformação social, abordando os conceitos de teologia pública, educação para a libertação e transformação.

Na sexta-feira, 20, os e as participantes do evento foram a campo conhecer diferentes locais da região metropolitana e da capital, onde são desenvolvidos vários projetos sociais. Eles foram visitar os seguintes espaços, através da mediação da Fundação Luterana de Diaconia: Cooperativa de Trabalho Mista Solidária Utopia e Luta (COOPSUL), Centro Diaconal Evangélico Luterano (CEDEL), Associação dos Produtores da rede Agroecológica Metropolitana (RAMA), Associação do Quilombo dos Alpes Dona Edwirges, Mercado Público de POA, Casa da Economia Solidária, Empreendimento Econômico Solidário (ECOPAPEL), Coletivo Plural Feminino, Cooperativa de Trabalhadores e Justa Trama.

No domingo, 22, alguns participantes foram conhecer diferentes comunidades luteranas da região metropolitana de Porto Alegre.

Uta Andrée é pastora luterana e mora na cidade de Hamburgo, na Alemanha. O grupo de Uta visitou a Paróquia Matriz da Comunidade Evangélica de Porto Alegre. “Muitos integrantes do nosso grupo não esperavam que fosse uma comunidade de descendência alemã”, disse ela. Uta destacou o momento em que todos e todas receberam o tope azul, simbolizando o cuidado preventivo sobre o câncer de próstata. “Isso é especial da América Latina. Fala-se muito sobre a responsabilidade social das Igrejas, mas integrar isso no culto e falar sobre o câncer de próstata no culto, foi bastante profético”, salientou Uta. Após, o grupo foi recebido para um almoço com a comunidade. “Nós fomos muito bem recebidos, fui muito interessante, pois nos sentimos como parte da comunidade”, ressaltou, ao falar da carinhosa acolhida.

As consultas internacionais são organizadas Evangelisches Missionswerk in Deutschland (EMW), Brot für die Welt, Faculdades EST, Franckesche Stiftungen Zu Halle, Martin Luther Universität Halle Wittenberg. Em cooperação com World Council of Churches (WCC), The Lutheran World Federation, World Communion of Reformed Churches, Evangelical Church in Germany (EKD).

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Docentes da ESEP em formação continuada