Exposição de bordados resgata a obra de Frida Kahlo

No contexto das atividades pelos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST convida a comunidade acadêmica e o público em geral para prestigiar a exposição “Ivone Junqueira Borda Frida Kahlo”, que estará acessível para visitação entre os dias 24 de novembro e 10 de dezembro, no Espaço Diversidade da EST.

A abertura da exposição contou com a participação da bordadeira Ivone Junqueira e da pesquisadora Edla Eggert, organizadora das obras “(Re)Leituras bordadas de Frida Kahlo” e “(Re)Leituras de Frida Kahlo: por uma ética estética da diversidade machucada”. Na ocasião, o público pode conhecer os detalhes da experiência entre pesquisadora e bordadeira, iniciada em 2007 num ateliê situado no município de Alvorada.

Com os coloridos da Frida Kahlo revisitados em retalhos, linhas e afetos, os bordados de Ivone Junqueira lançam um novo olhar sobre a obra da pintora nascida em 1907, mas que teimava em dizer que nasceu junto com a revolução mexicana, em 1910.

“Mulher que se leu a partir de experiências de dor experimentadas em seu corpo e também em sua vida política e afetiva, Frida produziu por meio de cores fortes temas do cotidiano e autobiográficos”, destacou a pesquisadora Edla, para quem os bordados de Ivone poderão aproximar o público de uma Frida mais longínqua, dolorida e visceral.

O agendamento para visitações à exposição deve ser realizado através do e-mail genero@est.edu.br

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos