Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Faculdades EST celebra o Tríduo Pascal


Faculdades EST celebra o Tríduo Pascal

Como tem sido tradição desde 1999, a partir da Quinta-Feira da Paixão a Faculdades EST inicia as atividades do Tríduo Pascal, período em que cristãos e cristãs celebram a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Os festejos de Páscoa no Morro do Espelho oferecem aos estudantes que vivem no campus a oportunidade de vivenciarem a maior e mais importante festa da cristandade.

Há mais de 15 anos, quando as celebrações na EST tiveram início, o então professor de Aconselhamento Pastoral, Ricardo Wangen, reuniu um grupo de estudantes e outras pessoas interessadas para elaborarem as liturgias do Tríduo: Quinta-Feira da Paixão – culto do lava pés, Sexta-Feira Santa – culto das trevas, Sábado de Aleluia e Domingo da Ressurreição.

Mais tarde, o professor Dr. Nelson Kirst juntamente com a professora Dra. Sissi Georg pesquisaram sobre as origens do Tríduo Pascal no século IV. A partir destas descobertas produziu-se um livro sobre este culto e passou-se a celebrar o Tríduo anualmente na EST. Assim, vários estudantes não só celebram o Tríduo, mas aprenderam como celebrá-lo.

Este ano, a comissão de organização e celebração do Tríduo Pascal está sendo coordenada pelo estudante do Mestrado em Teologia, Éder Beling, com o apoio da equipe da pastoral e professores. A organização das celebrações é feita através de parceria firmada entre a equipe litúrgia da EST, a Casa Matriz de Diaconisas e a Comunidade da Igreja do Relógio.

“O Tríduo é o conjunto de três dias onde relembramos os últimos momentos de Jesus junto aos seus discípulos, passando pela Quinta e Sexta-Feira da Paixão, a crucificação e a vigília pascal que termina com a celebração da ressurreição”, explicou a professora de Hebraico da EST, Ma. Marie Wangen Krahn.

Abaixo segue a programação completa do Tríduo Pascal na Faculdades EST:

Quinta-Feira da Paixão – 17/04
Celebração Eucarística com lava-pés
Local: Capela da Casa Matriz de Diaconisas
Horas: 19h30min
Duração: em torno de 1h30

Sexta-Feira da Paixão – 18/04
Ofício das trevas
Local: Capela da Faculdades EST
Horas: 19h30min
Duração: em torno de 1h

Sábado de Aleluia – 19 e 20/04
Local: em frente ao Prédio S da EST
Horário: 22h às 23h

Na madrugada do Domingo da Páscoa haverá uma procissão saindo da EST às 4h30 em direção à Igreja do Relógio, onde será celebrado o culto da Páscoa às 6 horas. Após o culto haverá um momento de confraternização com um café comunitário.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.