Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Faculdades EST concederá título de Doutorado Honoris causa coletivo em celebração aos 30 anos de Teologia Feminista e 75 anos da Instituição


Faculdades EST concederá título de Doutorado Honoris causa coletivo em celebração aos 30 anos de Teologia Feminista e 75 anos da Instituição

Em reunião ordinária do Conselho de Administração da Faculdades EST realizada no dia 25 de junho de 2021 foi aprovada, por unanimidade, a concessão do título de Doutorado Honoris causa de forma coletiva a Wanda Deifelt, Nancy Cardoso, Lori Altmann, Maricel Mena-López e Mercedes García Bachmann. A homenagem será realizada em cerimônia solene, dia 26 de agosto, durante o VII Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião que ocorrerá de 24 a 26 de agosto, de modo remoto.

A concessão acontece no ano em que a Faculdades EST comemora 75 anos de fundação e 30 anos desde a implementação da Cátedra de Teologia Feminista. O VII Congresso de Gênero e Religião marcará a retomada dos eventos acadêmicos e científicos da instituição no contexto da Pandemia de COVID-19 e deve reunir centenas de pessoas de todo o mundo.

A Cátedra de Teologia Feminista foi aprovada em 1991 como fruto da demanda histórica de mulheres que começaram a estudar teologia na década de 1950 e da mobilização e articulação estudantil da EST na década de 1990. A EST foi a primeira instituição da América Latina a assumir esse compromisso e, até os dias de hoje, permanece sendo uma das poucas. “A Cátedra de Teologia Feminista foi e continua sendo fundamental na formação de ministras e ministros da Igreja e de pesquisadores e pesquisadoras da área de Teologia como instrumento da construção da justiça de gênero e honrar esse legado através da concessão desse título é mais um marco nessa caminhada” – afirmou a Dra. Marcia Blasi, líder do Núcleo de Pesquisa de Gênero e Executiva do Programa da FLM para Justiça de Gênero e Empoderamento da Mulher.

Ao longo dessas três décadas, as atividades desenvolvidas através da Cátedra resultaram numa produção sólida e respeitada que, hoje, faz parte da identidade da própria Faculdades EST e da IECLB. Por isso, “ao celebrarmos os 75 anos da Faculdades EST faz todo o sentido reconhecer a contribuição da Teologia Feminista na nossa instituição e renovar o nosso compromisso com essa perspectiva teológica” – afirmou o reitor da Faculdades EST, Dr. Wilhelm Wachholz.

O Doutorado Honoris Causa, conforme artigo 136, inciso III, do Regimento Geral da Faculdades EST é oferecido “a personalidades iminentes que tenham se distinguido por suas atividades em prol do conhecimento, da causa humana ou do melhor entendimento entre os povos.” A proposta de conceder esse título de forma coletiva é uma forma de afirmar a diversidade de perspectivas e propostas desenvolvidas no campo da Teologia Feminista, bem como uma de suas características fundamentais – a produção do conhecimento de forma coletiva ou “em mutirão”, como afirmou Wanda Deifelt, na Conferência de Abertura do IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião.

“Para além da perspectiva universalista que vê as mulheres como um conjunto único e uniforme, invisibilizando os diferentes contextos que marcam a vida de diferentes mulheres, o feminismo tem afirmado de forma categórica a necessidade de compreender as questões de gênero na inter-relação com outros marcadores de identidade e questões contextuais”. “As diferentes perspectivas e experiências, assim, enriquecem o conjunto das teologias feministas e suas contribuições para a vida da Igreja e da sociedade” – afirmaram as Coordenadoras do Programa de Gênero e Religião, Dra. Marli Brun e Ma. Sabrina Senger.

Todas as indicadas ao título tiveram e têm relação com a Faculdades EST, contribuindo para a consolidação dessa área do conhecimento e suas implicações para a vida em sociedade e na Igreja nessa instituição. Conforme o Conselho de Administração da instituição, “Celebrar e honrar a Teologia Feminista na Faculdades EST é celebrar as múltiplas contribuições que essas mulheres representam no campo teológico latino-americano e mundial”.

A cerimônia poderá ser acompanhada pela internet através do canal do Youtube da Faculdades EST no dia 26 de agosto de 2021, às 19 horas. 

Conheça um pouco das homenageadas

Lori Altmann: brasileira, de tradição luterana, escreveu o primeiro trabalho sobre teologia feminista disponibilizado na Biblioteca da Faculdades EST produzido por estudantes. Iniciou sua graduação em Teologia na Escola Superior de Teologia – EST, após conclusão da graduação em Letras (Licenciatura). Na época (1974) não havia nenhuma mulher ordenada na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Foi participante do Grupo de Mulheres na Faculdades EST e impulsionadora dos estudos sobre mulheres no ministério ordenado, visando romper com preconceitos, discriminação e exclusão. É a primeira estudante da EST a articular e realizar o estágio de Teologia entre povos indígenas (1977). Graduou-se em Teologia em 1982 e foi ordenada pastora da IECLB, no ano de 1990, ocorrida durante reunião do Conselho de Missão entre Indígenas – COMIN. Sua atuação como feminista acontece em diferentes contextos e movimentos, especialmente em movimentos eclesiais, sociais e acadêmico e convivência com povos indígenas.Trabalhou pela IECLB entre os Suruí (Paiter) de Rondônia e entre os Kulina (Madija) do Acre. E pelo COMIN no Projeto Índios Desaldeados. Trabalhou no CECA - Programa Fé e Cidadania. Participou do Grupo de Estudantes de Teologia da Faculdade Nossa Senhora de Assunção, denominado Kuñaite. Possui mestrado em Ciências da Religião pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1994 – atual UMESP), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999) e doutorado em Teologia pelo - PPG da Faculdades EST (2007). Lecionou Antropologia no Centro Universitário IPA para diversos cursos de graduação (2006 – 2009). Atualmente é pesquisadora no Núcleo de Pesquisas de Gênero - NPG (PPG da Faculdades EST), líder e pesquisadora no Núcleo de Etnologia Ameríndia - NETA (DAA, ICH, UFPel). É professora da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. 

Maricel Mena-López: colombiana, teóloga de tradição católica e primeira teóloga negra a receber o título de Doutora na América Latina. Realizou seus primeiros estudos na Colômbia, quando fez Curso técnico-profissionalizante de Bacharelado em Pedagogia, pela Escola Normal Nacional, em 1986. Aos 19 anos iniciou sua Licenciatura em Ciências Religiosas, pela Pontifícia Universidade Javeriana, concluída em 1993. No Brasil, fez Mestrado em Ciências da Religião, em 1997 e Doutorado em Ciências da Religião, em 2002, ambos pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuante e formuladora de uma teologia negra feminista afro-caribenha, incluindo uma perspectiva de leitura popular, feminista e negra da Bíblia. Obteve seu estágio pós-doutoral na Faculdades EST, atuando no Grupo Identidade e no Núcleo de Pesquisa de Gênero, de 2003 a 2004, contribuindo grandemente com os Congressos Latino-Americanos de Gênero e Religião. Foi membra do Grupo Atabaque Teología Negra, coordenadora para América Latina do Programa de Teología Feminista da ASETT- Asociacao Ecumenica de Teologos e Teologas do Terceiro Mundo (2005-2010) e integrante da NETMAL (1995-2002). Atualmente vive na Colômbia, atuando como Docente da Universidad Santo Tomás, em Bogotá. É investigadora Senior Conciencias e líder do grupo de pesquisa Gustavo Gutiérrez, O.P.: Teología Latinoamericana da Universidad Santo Tomás, categoría (A) Conciencias Colombia.  Participa de diversos fóruns e plataformas internacionais. 

Mercedes Garcia Bachmann: argentina, de tradição luterana, foi a segunda pastora ordenada da Igreja Evangélica Unida (IELU) na Argentina. Graduou-se em Teologia no ISEDET (1981-1985) na Argentina e doutorou-se em Bíblia no Lutheran School of Theology at Chicago (LSTC). Participou da Comissão de estudos da FLM (1985-1990) y de otras instancias de la FLM, pregou no culto de encerramento da Assembleia da FLM de Curitiba (1990), na qual foi delegada juvenil e participou de um grupo de estudos hermenêuticos que preparou a Assembleia da FLM na Namíbia (2017). É a única mulher com doutorado em Bíblia dando aula num centro de formação de uma das Igrejas Luteranas membros da FLM da LAC e é diretora do Instituto para la Pastoral Contextual, que faz formação de liderança leiga e ordenada de sua igreja. Foi professora no Isedet, 1999-2016 e seu trabalho tem sido reconhecido por instituições de formação nos EUA e na Europa onde ela tem sido professora visitante. É uma grande incentivadora e colaboradora da Rede de Mulheres das Igrejas Luteranas parte da FLM e é uma referência no mundo ecumênico por sua formação profundamente enraizada e contextualizada no chão das comunidades de fé na América Latina.

Nancy Cardoso: brasileira, de tradição Metodista, cofundadora do Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/NETMAL, criado em 1989 na Universidade Metodista de são Paulo. É graduada em Teologia pela Faculdades Integradas Benett (1987) e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), Mestra (1992) e Doutora (1998) em Ciências da Religião pela UMESP e tem pós-doutorado em História Antiga pela Unicamp. É uma das formuladoras da Leitura Popular e Feminista da Bíblia, atuando no Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos/CEBI e na Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, bem como na Comissão Pastoral da Terra/CPT. A partir do trabalho com grupos e comunidades sem-terra, camponesas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas têm formulado uma agro-ecoteologia feminista. Tem colaborado com a Faculdades EST ao longo dos anos em diversas atividades e participou de todas as edições do Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. É professora no Programa Pós-Graduação de Estudos da Religião na Universidade Metodista de Angola. 

Wanda Deifelt: brasileira, de tradição luterana, foi a primeira professora responsável pela Cátedra de Teologia Feminista das Faculdades EST. Realizou seu doutorado (1987-1990) no Programa de Doutorado da Northwestern University (Evanston, Illinois), seu Mestrado (1985-1986) no Joint Garrett-Evangelical Theological Seminary e o Bacharelado em Teologia nas Faculdades EST (1980-1984). A sua sólida formação acadêmica e sua experiência pastoral, juntamente a sua postura docente acolhedora e sua curiosidade epistemológica voltada para os temas da teologia feminista, ajudaram a sedimentar aquilo que as estudantes de teologia da década de oitenta protagonizaram quando reivindicaram a Cátedra de Teologia Feminista. Foi a primeira professora da Cátedra de Teologia Feminista na Faculdades EST, liderou a criação do Núcleo de Pesquisa de Gênero em 1999, um dos grupos mais antigos do PPG Teologia das Faculdades EST vinculado ao CNPq e que tem organizado desde 2004 o Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. Foi professora visitante e pequisadora no Gurukul Theological College, na Índia (1998), na Universidade de Toronto (2001) e Stellebosh Institute, na África do Sul (2019). Serviu como assessora teológica ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (durante a Década Ecumênica de Solidariedade das Igrejas com as Mulheres, 1988-98), ao Conselho Mundial de Igrejas (como membro do conselho curador do Instituto Ecumênico Bossey, na Suíça,1994-2003) e à Federação Luterana Mundial (através da Comissão Bi-lateral de Diálogo entre Católicos e Luteranos, 2008-18).  Atualmente é professora do departamento de Religião, desde 2004, no Luther College, em Decorah, Iowa, EUA, e segue mantendo parcerias com as Faculdades EST por meio de atividades junto ao Grupo de Pesquisa, bem como ao Programa de Gênero e Religião.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Primeiro Fórum da CPA da Faculdades EST

  • VI SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA FIDELID

  • Faculdades EST concederá título de Doutorado Honoris causa coletivo em celebração aos 30 anos de Teologia Feminista e 75 anos da Instituição

    A proposta foi apresentada pelo Núcleo de Pesquisa de Gênero e pelo Programa de Gênero e Religião e acolhida pela Reitoria que a encaminhou ao Conselho de Administração.
  • Resultado da seleção - MINTER

  • PASTOR CRIA POESIA EM SOLIDARIEDADE A FACULDADES EST

  • COMUNICADO

  • Nota de Solidariedade

  • Vestibular 2021/2 - Lista de aprovados e aprovadas

  • PPG Acadêmico - Aprovados e Aprovadas

  • Resultado Mestrado Profissional – Segunda chamada

  • COMUNICADO

  • Seminário "Os Principais Intérpretes da Identidade Brasileira"

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.