Faculdades EST em Caxias do Sul

Um grupo de docentes da Faculdades EST foi até a Serra Gaúcha nesta sexta-feira, 13, para conhecer o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), importante serviço social e pastoral realizado pela Congregação das Irmãs Scalabrinianas, em conjunto com a Diocese Católica da cidade e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade de Caxias do Sul.

O grupo composto pela Profa. Ma. Selenir Gonçalves Kronbauer, Prof. Dr. Oneide Bobsin, Prof. Dr. Roberto Zwetsch e o colega Hans Trein, dos Grupos de Pesquisa Identidade e Interculturalidade na América Latina fez a visita para conhecer o Centro e ter informações sobre a forma de atuação do CAM, que vem trabalhando com os migrantes estrangeiros que chegaram à região nos últimos anos, em especial na cidade de Caxias do Sul.

O grupo foi recebido pela irmã Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, coordenadora do CAM, e por Juliana Camelo, que mostraram as instalações do Centro e depois realizaram uma roda de conversa sobre o trabalho desenvolvido.

O jovem senegalês, Ahmed, que trabalha com comércio e mora há três anos na cidade com sua esposa e filha, esta já nascida no Brasil, também participou da conversa. Maria do Carmo e Juliana relataram as dificuldades vividas por migrantes do Senegal, de Gana e Haiti que vieram tentar a vida no Brasil: desde questões de documentação, trabalho e moradia, vivência religiosa, até situações de doença e, em alguns casos, o acompanhamento para retornar ao país de origem. A realidade de vida dessas pessoas que buscam sobreviver em situações, por vezes, extremas permanece praticamente invisível aos olhos da maioria da população. É preciso atentar para este fato, pois ele tende a crescer nos próximos tempos.

O grupo renovou o convite para participar do III Simpósio sobre Interculturalidade e Migrações que será realizado aqui em São Leopoldo, no mês de setembro, durante o III Congresso Internacional de Faculdades EST.

• Docentes da ESEP em formação continuada