Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Faculdades EST em Nairóbi


Faculdades EST em Nairóbi

A Faculdades EST foi convidada a participar da reflexão sobre a leitura popular da Bíblia, que aconteceu em Nairóbi, no Quênia, entre os dias 2 e 9/11, com a participação de irmãs e irmãos de igrejas que fazem parte da Federação Luterana Mundial, provenientes da África do Sul, Etiópia, Tanzânia, Brasil e Suécia.  

No encontro, Marie Krahn e André Kosloski representaram a Faculdades EST e Elisa Fenner Schroder e Ruth Musskopf representaram a IECLB.

Esse grupo de diversas culturas esteve unido pela Bíblia, numa caminhada que busca resgatar a comunhão e a partilha de ideias, histórias e vidas. A partilha da vida resgata a espiritualidade e a esperança por um mundo mais justo. “O encontro com o diferente nos possibilita a ‘karibia’, que é o caminhar juntos/as, ao mesmo passo”, disse um dos participantes da reflexão, André Kosloski, estudante de Teologia da Faculdades EST.

O Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) foi convidado para colaborar nesta jornada de comunhão, diálogo e profecia de vivência da leitura popular da Bíblia, através da facilitação de Maria Soave Buscemi e Paulo Ueti.

O grupo compartilhou histórias para encontrar na palavra de Deus fonte de esperança e união, num momento em que muitas igrejas estão experimentando divisões. Na comunhão das pessoas eles acreditam que é possível resgatar a comunidade. “É através do método popular de leitura bíblica que vivenciamos o caminho de Emaús”, salientaram. A caminhada é lenta e feita olhando ao nosso redor, olhando a criação e as criaturas que Deus gera. Um caminho trilhado de mãos dadas, cada passo é dado em conjunto, cuidando umas das outras pessoas.

Este encontro teve por objetivo principal criar um espaço seguro onde as pessoas das igrejas em conflito possam se sentir livres para compartilhar suas dores e frustrações e encontrar na comunhão com outras pessoas e com a Bíblia forças para continuar lutando por reconciliação e união.

Este é apenas o ponto de partida da caminhada. A trajetória é longa e nos desafia a pensar no futuro, de nossas comunidades e de nossas igrejas, sem nos esquecer de nosso contexto. Caminhamos com os pés no chão, motivados/as a seguir construindo esta trajetória de reconciliação e caminhada na leitura popular da Bíblia. A reflexão continua no segundo semestre de 2015, em data e local a serem definidos.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

  • Docentes da ESEP em formação continuada

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.