Faculdades EST no Congresso Estadual de Teologia 2015

Na fria manhã se segunda-feira, 4, uma turma de estudantes, professores e professoras da Faculdades EST aguardava o transporte que os levou até a região noroeste do Rio Grande do Sul, na cidade de Santo Ângelo. Entre os dias 4 e 7 de maio, eles/as participaram do Congresso Estadual de Teologia. “Debatemos sobre direitos humanos e sobre como fazer para que a teologia contribua pra luta pelos direitos de um modo amplo na sociedade brasileira”, salientou o Prof. Dr. Roberto Zwetsch. Este ano, o tema do evento foi “O fazer teológico e os direitos humanos em diálogo com outras vozes” e teve coordenação geral do Prof. Dr. Fábio César Junges, formado pela Faculdades EST e que integrou, como secretário geral, a Coordenação do Congresso composta por representantes das nove instituições teológicas do RS que organizaram o evento. Participaram desse Comitê representando a EST o prof. Roberto Zwetsch e estudantes do CADES.

Em 2013, o evento ocorreu na Faculdades EST, ocasião em que se reuniu cerca de 350 estudantes. O objetivo do Congresso Estadual Ecumênico de Teologia é aproximar e integrar os estudantes e os docentes dos Institutos Teológicos de diferentes denominações religiosas por meio do estudo e do diálogo sobre temas relevantes e atuais, através da socialização de pesquisas.

A rotina do evento

Na tarde de terça-feira, 5, ocorreram várias oficinas ministradas por professores da Faculdades EST. Entre elas, a Oficina 2 - Teologia, direitos humanos e interculturalidade, com o Prof. Dr. Roberto E. Zwetsch, que tratou sobre a atualidade da temática dos direitos Humanos (cf. CF 2014, da CNBB, sobre tráfico humano, as migrações no mundo, a violência contra jovens no Brasil). Na Oficina 4 - Encontro Estadual de Teologia Feminista: retomando a caminhada, a Profa. Ma. Marcia Blasi e a Profa. Ma. Katia Rejane Sassi reuniram pessoas interessadas na discussão sobre Teologia Feminista e Estudos de Gênero.

Na manhã de quarta-feira, 6, o Prof. Dr. Oneide Bobsin realizou a Conferência Direitos humanos e o pluralismo religioso. Na tarde do mesmo dia, ocorreu a Mesa Temática 6 - Negritude e Direitos Humanos: desconstruindo preconceitos sobre a Juventude Negra, com a Profa. Ma. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer, que falou sobre a vulnerabilidade dos jovens negros a situações de constrangimento e violência nas abordagens policiais.

A Mesa temática 8 - Direitos humanos e teologias: fundamentações, discursos e a mídia, com o Prof. Dr. Valério Schaper e a Dra. Kathlen Luana de Oliveira (PPG EST) tratou sobre a expressão “direitos humanos”, que tem se tornado um marco atual em termos de ações públicas e, ao mesmo tempo, alvo de embates que defendem sua invalidação.

O Prof. Dr. Flávio Schmitt apresentou o trabalho Tradução e Interpretação da Escritura em Lutero e o Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin, apresentou o trabalho Messianismo na Cultura Pop à Luz da Mitologia do Superman.

Acolhida

Os docentes e discentes da Faculdades EST foram recebidos na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Missões, em Santo Ângelo, pela presidente da comunidade  Karin Thiel Guse e pelo presidente da paróquia Airton Roehrs. Na noite de terça-feira, com a presença da Pa. Cláudia Patrícia Schdaihauer Pacheco e do P. Edu Grenzel a paróquia recebeu o grupo da Faculdades EST para um jantar de confraternização que reuniu mais de 50 pessoas e proporcionou um vivo encontro de diálogo e partilha. O Prof. Dr. Roberto E. Zwetsch agradeceu a hospitalidade e também a confraternização, que aconteceu no jantar com uma deliciosa macarronada preparada por Erna Karsburg, Iloni Schmalz, Balduíno Röpke e Clair Röpke.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos