Faculdades EST recebe docente da Alemanha

Diálogo acadêmico sobre a pesquisa e o ensino de Teologia Prática entre a Faculdades EST e a Cátedra de Teologia Prática I na Universidade de Göttingen, na Alemanha, oportuniza a passagem do Prof. Dr. Jan Hermelink pela instituição. Durante uma semana, estudantes poderão participar de seminários de imersão, compartilhando a experiência do renomado professor.

No Seminário “Culto e prédica como encenação – Teorias recentes e exemplos práticos”, de cunho litúrgico-homilético, será discutida a percepção mais recente do culto como teatro ou “encenação” com base em textos que se tornaram clássicos na Teologia Prática (Bieritz, Grözinger, Plüss). Além disso, eles devem ser relacionados com diversas formas de culto, incluindo também as formas das igrejas carismáticas.

Já o Seminário Intensivo “A religião e a igreja na modernidade – Teorias sociológicas clássicas e novos enfoques, inclusive das ciências da religião” será destinado a estudantes dos últimos semestres da graduação e da pós-graduação em Teologia. O objetivo é fazer um debate sobre o tema “religião e modernidade” na Alemanha e no Brasil.

“O objetivo é trabalhar com uma teoria teológico-prática da religião cristã que estabeleça uma relação adequada, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, da prática individual, das condensações eclesiásticas da religião e também de seu impacto público”, salientou o Prof. Dr. Júlio C. Adam, coordenador do PPG-EST.

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos