Faculdades EST recebe homenagem do SINEPE/RS

O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) realizou na última sexta-feira (25/11) uma homenagem para as instituições de ensino que completaram 50, 75, 100, 125 e 150 anos, nos anos de 2020, 2021 e 2022. O reconhecimento foi feito durante o evento de entrega do Prêmio Inovação SINEPE/RS, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A Faculdades EST está entre as homenageadas pelos 75 anos de existência, completados em 2021.

De acordo com o Sinepe, a iniciativa busca destacar e valorizar o trabalho de escolas, faculdades, centros universitários e universidades que construíram uma trajetória de sucesso no Estado, atuando na formação humana e intelectual de gerações.

O Reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz destaca que a Instituição  se sente honrada pela homenagem do SINEPE/RS. Para o Reitor, a homenagem, que foi também conferida a outras instituições de Ensino Superior na ocasião, reflete a tradição e consolidação do Ensino Privado e, sobretudo, comunitário do Rio Grande do Sul.

“Como associada do SINEPE/RS, a Faculdades EST tem orgulho de sua trajetória e missão, que ultrapassa as divisas gaúchas e também brasileiras”, disse o Prof. Wachholz manifestando agradecimentos ao SINEPE, com votos de que, através do sindicato, o ensino superior seja fortalecido no Estado do Rio Grande do Sul.

História

A história da Faculdades EST, em especial do Bacharelado em Teologia, está intimamente relacionada com a imigração alemã no sul do Brasil. A partir de 1824, um número expressivo de alemães de confessionalidade luterana chegou ao sul do país, iniciando o trabalho de edificação de comunidades. Inicialmente, esse trabalho era feito por pessoas leigas, ou por pastores vindos do exterior. Logo, sentiu-se a necessidade de uma formação teológica em terra brasileira. Em 1921 foi criado um curso de formação humanística de ensino médio que se tornou, a partir de 1931, o Instituto Pré-Teológico - com sede própria no Morro do Espelho, São Leopoldo. Nesse Instituto, em 1940, iniciou-se um "curso teológico propedêutico", que teve que ser interrompido em 1942, com a declaração de guerra à Alemanha pelo Brasil.

Terminada a Segunda Guerra Mundial, fundou-se o primeiro curso oficial de Teologia. Em 26 de março de 1946 foi constituída a primeira "Escola de Teologia" da IECLB. Esta foi transferida, em 1948, de uma modesta casa no Morro do Espelho para a Casa Sinodal, o prédio que abrigou o sínodo Rio dos Sinos e, mais recentemente, passou a ser a Secretaria Acadêmica da Faculdades EST. Em 1956, foi inaugurada a "Casa dos Estudantes", cujas dependências são conhecidas hoje por "prédio velho". Anteriormente pertencente ao Sínodo Rio-Grandense, a Faculdade de Teologia passou a ser, a partir de 1958, uma instituição da Federação Sinodal (hoje, IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), com abrangência nacional. Nessas primeiras décadas, o corpo docente da Faculdade era constituído, em sua maioria, por docentes provenientes da Alemanha. A partir de 1968, no entanto, o processo de abrasileiramento foi acelerado.

Em 1984, a Faculdade de Teologia passou a constituir a Escola Superior de Teologia (EST). A EST surgiu abrigando cinco institutos: Faculdade de Teologia, Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa (atual Programa de Pós-Graduação em Teologia), Instituto de Educação Cristã, Instituto de Capacitação Teológica Especial e Instituto de Pastoral. Posteriormente, foram criados o Instituto de Música e o Instituto de Formação Diaconal, a Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP) e o Instituto Superior de Música de São Leopoldo (ISMSL).

O conjunto de atividades desenvolvidas por esses diferentes institutos ao longo dos anos fez com que a EST passasse a ser uma instituição que atua em diferentes níveis: graduação, pós-graduação, extensão e técnico. O Regimento Geral, aprovado em 2002, substituiu os antigos institutos por pró-reitorias, permanecendo a Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP) e o Instituto Superior de Música de São Leopoldo (ISMSL).

Atualmente a Faculdades EST oferece quatro cursos de graduação (Música, Musicoterapia, Teologia e Ciências da Religião), mestrado e doutorado acadêmico em Teologia, mestrado profissional em Teologia e diversos cursos de extensão e especialização.

Veja outras instituições que foram homenageadas pelo Sinepe*

2020:

CENTRO DE ENSINO MÉDIO SETREM - 100 anos
COLÉGIO MADRE BÁRBARA - 125 anos
COLÉGIO SÃO JOSÉ - 150 anos

• Revista Coisas do Gênero abre chamada para o Dossiê Corpo, Território e Religião

• Confira o novo horário de atendimento na Biblioteca

• Comunicado: atenção aos e-mails para assuntos acadêmicos

• Veja a lista de pessoas aprovadas na 2ª chamada do Vestibular da Faculdades EST

• Programa de Gênero e Religião recebe intercambista alemã no primeiro semestre de 2023

• Confira o horário de atendimento na Biblioteca nos próximos dias

• Segue aberta chamada de trabalhos para dossiê sobre ensino de Matemática, Etnomatemática e questões étnico-raciais