Iára Müller se despede da comunidade acadêmica da EST

Após 10 anos de atividades à frente da Pastoral Universitária, a pastora Ma. Iára Müller se despediu da comunidade acadêmica da Faculdades EST em culto celebrado nesta quarta-feira, 28.

“Devo quem sou à EST, lugar onde fiz a minha formação, onde aprendi que sou mulher, que tenho uma deficiência e que carrego comigo uma força transformadora”, relatou Iára a estudantes, professores e funcionários presentes ao culto em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência.

A pastora, que iniciou o seu trabalho na EST no dia 1º de setembro de 2003, disse ter vivenciado na instituição, entre dores e alegrias, momentos de intenso crescimento e aprendizagem. “Não sou boa em despedidas, mas quero dizer que foi uma honra ter sido a pastora de vocês ao longo desses anos”.

Iára também agradeceu à IELCB pela oportunidade de poder trabalhar, no seio da Igreja e da sociedade de modo geral, com a temática da deficiência e revelou estar “cheia de energia” para investir em novas frentes de atuação.

Em representação à reitoria, o pastor Dr. Rodolfo Gaede Neto agradeceu a Iára pela dedicação ao Ministério Pastoral da EST. Ao longo da última década, coube a ela coordenar o culto semanal da instituição e as meditações na capela Bet Tefilah; acompanhar os Grupos de Convivência; aconselhar professores, funcionários e estudantes; e instigar a reflexão teológica na abertura de encontros, seminários e eventos da EST.

Ao ler uma carta assinada por amigos e companheiros de trabalho, o professor Roberto Ztwesch enfatizou que o exemplo de luta pelo lugar da pessoa com deficiência oferecido por Iára “lhe será tributado na história dessa escola”.

“Nós vamos sentir saudades”, disse Roberto, emocionado, ao assinalar que as marcas provindas da sensibilidade pastoral de Iára permanecerão afixadas na vida de professores, estudantes e funcionários a quem ela proferiu suas sábias palavras de conforto.

A pregadora do culto foi a estudante Anelise Knuppe e, como último aviso, a pastora que passará a viver na cidade de Pelotas disse que nesta quinta-feira haverá momento para a Oração Pública Diária.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Docentes da ESEP em formação continuada