InS abre “Série Estudos” com a publicação de dois livros

A sustentabilidade organizacional das igrejas e instituições eclesiais é o grande desafio da atualidade. Pensando nisso, o InS foi criado para apoiar as igrejas e instituições na superação desse desafio. Sua missão é contribuir para a formação e o desenvolvimento de capacidades de pessoas, comunidades e igrejas mediante a reflexão, a prática e a inovação nos tópicos de gestão comunitária, planificação e mobilização de dons e recursos.

Além das atividades de formação através de cursos e o acompanhamento das igrejas por meio de capacitações e assessorias, o InS visa promover o trabalho de reflexão e de pesquisa de temas que interessem às igrejas luteranas em sua caminhada na busca por sustentabilidade. Uma das formas de contribuição é facilitar o acesso a estudos e pesquisas que possam auxiliar no cumprimento desta missão. Vinculado ao universo da produção acadêmica, pois está dentro da Faculdades EST, o InS promove e beneficia-se das pesquisas que ocorrem no PPG-EST.
A “Série Estudos” é uma forma de dar visibilidade a essas produções acadêmicas. Certamente, há reflexões e pesquisas que são e serão desenvolvidas diretamente no InS, nas igrejas da comunhão ou em atividades de formação diversas. Também estas reflexões e pesquisas encontrarão acolhida na medida em que contribuírem para as temáticas de interesse do InS em seu serviço às igrejas.
“Caminhos para a ação Missionária”, de autoria da catequista Débora R. Klesener Conrad, Secretária de Formação da Igreja Luterana de Confissão Luterana no Brasil, foi editado em português. “Como espiral de vida”, editado em espanhol, foi escrito por Pa. Adriana Gastellú Camp, Responsável pelas Relações Ecumênicas para América Latina e Ásia da Igreja da Suécia.

Esses dois primeiros livros publicados pelo Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe (InS) são frutos de pesquisas de mestrado desenvolvidas na linha de Ética e Gestão, do Programa de Mestrado Profissional da Faculdades EST. As autoras cursaram o MP no período de 2012 a 2014. Ambas estão diretamente envolvidas na gestão de suas respectivas igrejas e fizeram pesquisas relacionadas com questões que surgiram em suas atividades: o planejamento estratégico da missão da igreja e o desenvolvimento dos dons de liderança desde uma perspectiva de gênero, dois temas decisivos para a sustentabilidade das igrejas.

“Alegra-nos colocar esses preciosos trabalhos de pesquisa e reflexão ao alcance de ministros, ministras, líderes de igrejas e lideranças em geral. Nosso desejo é que sirva à edificação da sustentabilidade das igrejas em sua participação na missão de Deus”, declarou a equipe de coordenação do InS.

Fonte: http://sustentabilidad.est.edu.br

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos