Instituto Sustentabilidade apresenta ao Rotary Internacional sua visão de atitudes transformadoras

Na noite do dia 12 de abril, o Rotary Internacional realizou, nas dependências da Faculdades EST,  o III Fórum Internacional Brasil-Uruguai, ocasião que reuniu seções do Rotary dos países vizinhos. A cooperação entre estas seções é histórica e na oportunidade foi discutido o tema “Sua atitude pode transformar vidas – Su actitud puede cambiar vidas”.

Com a presença do Prefeito de São Leopoldo, Dr. Aníbal Moacir da Silva, de outras importantes autoridades locais, da Governadora do Rotary, Leoni Feistler, da Presidente do Rotary Seção Leste (São Leopoldo), Rosana Oppitz, e do Prof. Dr. Oneide Bobsin, a mesa principal foi constituída. Das diversas falas destaca-se a importância de clubes de serviço, como o Rotary, e das parcerias que constroem com o poder público e com outras organizações da sociedade civil, como é o caso da parceria com a Faculdades EST.

O tema da noite contou com a contribuição da Psicóloga e Mestre em educação Gisela Velasquez, professora visitante do Uruguai, que falou das atitudes transformadoras e do Prof. Valério Schaper, que apresentou a visão do Instituto Sustentabilidade, enfatizando a importância de atitudes que se deixam orientar pelo princípio da sustentabilidade, posto que ele supõe a criação de valores novos com potencial transformador e implica sempre a necessária reciprocidade que estes novos valores demandam.

Na ocasião, o Prof. Valério enfatizou a importância da geração de valores desde a perspectiva de uma atitude-raiz de “reverência pela vida”, conforme preconizava o teólogo luterano Albert Schweitzer (1875-1965).

A parceria entre o Rotary Internacional (Seção Leste - São Leopoldo) e a Faculdades EST já oportunizou a formação da Big Band, projeto musical de inclusão de crianças e adolescentes conduzido pela Faculdade de Música da EST.

Crédito da Imagem: Sidney Fotos

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos