Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Líderes religiosos afirmam que o Tratado de Comércio de Armas deve regulamentar também munições


Líderes religiosos afirmam que o Tratado de Comércio de Armas deve regulamentar também munições

Líderes representantes de 90% dos 2 bilhões de cristãos do mundo emitiram uma apelo aos 194 governos que estão, atualmente, negociando o primeiro Tratado de Comércio de Armas que mantenham a questão da munição no texto do documento a ser aprovado.

A proposta na mesa de negociações seria no sentido de banir a venda de armas usadas em genocídios, crimes de guerra e graves violações dos direitos humanos. Quase todos os 194 estados envolvidos reconhecem que as armas e munições mais utilizadas nesses crimes devem ser incluídas no tratado.

As Igrejas e seus membros testemunham o custo humano da violência armada ilegal todos os dias, com vítimas sendo trazidas a hospitais de igrejas e cemitérios em diferentes partes do mundo. "O Tratado da ONU para o Comércio de Armas deve regulamentar a munição que é usada para atingir estas pessoas", dizem os representantes do Conselho Mundial de Igrejas, da Aliança Evangélica Mundial, da Pax Christi Internacional e de Caritas, num comunicado conjunto divulgado na sexta-feira, dia 20 de julho, em Nova Iorque, Estados Unidos, onde acontecem as negociações.

Uma pequena minoria de países, incluindo grandes potências mundiais, insistem que o tratado não deve regulamentar a questão da munição.

"Não há como omitir as munições nesta nova regulamentação cuja demora tem causado morte e sofrimento para milhões de pessoas," declararam os líderes cristãos, quando as negociações do tratado da ONU, que durarão um mês, chegam à metade do caminho e num ponto particularmente sensível.

O moderador do Conselho Mundial de Igrejas Comitê Central, o Rev. Dr. Walter Altmann, liderou a delegação ecumênica na Conferência da ONU sobre o Tratado de Comércio de Armas, em Nova York. A campanha do CMI por um Tratado de Comércio de Armas forte e eficaz envolve cerca de 70 igrejas-membros e organizações afins em 35 países.

Texto: Site do CMI


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.