Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Livro analisa as contribuições da teologia de Lutero na sociedade moderna


Livro analisa as contribuições da teologia de Lutero na sociedade moderna

Publicado pela Editora Sinodal sob a coordenação do Fundo de Publicações Teológicas do Programa de Pós Graduação da Faculdades EST, a obra Lutero: um teólogo para tempos modernos faz uma análise crítica e ponderada de uma figura única na histórica do cristianismo que se transfigura em novos contextos e transcende seu lugar e domínio original.

Editado pela professora Christine Helmer, o livro é resultado de uma conferência internacional realizada em 2007 na Northwestern University, em Evanston, ao norte da cidade de Chicago, nos Estados Unidos. O objetivo do encontro, segundo o teólogo Vitor Westhelle, autor de um dos artigos do livro e responsável por sua apresentação, foi reunir diferentes pesquisadores que buscavam ler Lutero e o significado de sua teologia para um mundo deveras diferente daquele do Reformador há cinco séculos.

A apresentação de Westhelle revela que comunhões eclesiais originadas da Reforma incitada originalmente por Lutero têm a maioria de seus membros no Terceiro Mundo. Mais de 40% já não se encontram no berço europeu, ou mesmo em todo o eixo norte-atlântico. “O que virá dessa enculturação nesses contextos não tradicionais há de provocar mudanças no panorama da Teologia de Lutero e do luteranismo em nossa modernidade”, adverte.

Para Westhelle, o simples emprego da figura de Lutero evoca ideias associadas a temas elucidativos ligados ao evento da Reforma, como a coragem de manter-se irredutível, a liberdade, a ousadia, e a convicção e defesa de uma causa em nome da fé sustentada pela narrativa bíblica, não pelo dogma, o uso da razão em vez de aquiescência aos estatutos dos poderes dominantes.

Os artigos compilados no livro abordam temas centrais na teologia de Lutero e sua relevância contemporânea, como a justificação por graça através da fé, a cruz, o sacerdócio geral, a noção dos dois regimes, a liberdade cristã e libertação, o conceito de experiência. Tais abordagens são mescladas a temas inusitados como Lutero e Shakespeare, a psicanálise, emoção e razão, poder e política.

No Brasil e na América Latina, este volume, que se faz acessível às vésperas das celebrações dos 500 anos da Reforma (1517 – 2017), há de suscitar um debate sobre a relevância das contribuições nele contidas para a realidade latino-americana.

Acesse o site da Editora Sinodal para adquirir a obra e consultar outros títulos.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Salão de pesquisa debate internet e seus recursos

  • Visitas de destaque na Faculdades EST

  • Prêmio CAPES de Tese concede menção honrosa para estudante da Faculdades EST

  • Faculdades EST forma turma de Bibliologistas

  • Grupo Anima se apresenta em Santa Cruz do Sul

  • ELCA e Igreja Sueca participam do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

  • Fórum Estadual de Ensino Religioso debate a disciplina nas escolas estaduais

  • Estudantes de Teologia debatem Metas Missionárias com secretário de Missão da IECLB

  • Maurício Marques integra a programação do maior concerto de violão do Brasil

  • Luisa Gonçalves - Conheça a estudante da Faculdades EST que está conquistando o seu espaço no cenário musical da região

  • Intercâmbio Acadêmico 2020

  • Faculdades EST lamenta o falecimento do Pastor Rolf Droste

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.