Livro analisa as contribuições da teologia de Lutero na sociedade moderna

Publicado pela Editora Sinodal sob a coordenação do Fundo de Publicações Teológicas do Programa de Pós Graduação da Faculdades EST, a obra Lutero: um teólogo para tempos modernos faz uma análise crítica e ponderada de uma figura única na histórica do cristianismo que se transfigura em novos contextos e transcende seu lugar e domínio original.

Editado pela professora Christine Helmer, o livro é resultado de uma conferência internacional realizada em 2007 na Northwestern University, em Evanston, ao norte da cidade de Chicago, nos Estados Unidos. O objetivo do encontro, segundo o teólogo Vitor Westhelle, autor de um dos artigos do livro e responsável por sua apresentação, foi reunir diferentes pesquisadores que buscavam ler Lutero e o significado de sua teologia para um mundo deveras diferente daquele do Reformador há cinco séculos.

A apresentação de Westhelle revela que comunhões eclesiais originadas da Reforma incitada originalmente por Lutero têm a maioria de seus membros no Terceiro Mundo. Mais de 40% já não se encontram no berço europeu, ou mesmo em todo o eixo norte-atlântico. “O que virá dessa enculturação nesses contextos não tradicionais há de provocar mudanças no panorama da Teologia de Lutero e do luteranismo em nossa modernidade”, adverte.

Para Westhelle, o simples emprego da figura de Lutero evoca ideias associadas a temas elucidativos ligados ao evento da Reforma, como a coragem de manter-se irredutível, a liberdade, a ousadia, e a convicção e defesa de uma causa em nome da fé sustentada pela narrativa bíblica, não pelo dogma, o uso da razão em vez de aquiescência aos estatutos dos poderes dominantes.

Os artigos compilados no livro abordam temas centrais na teologia de Lutero e sua relevância contemporânea, como a justificação por graça através da fé, a cruz, o sacerdócio geral, a noção dos dois regimes, a liberdade cristã e libertação, o conceito de experiência. Tais abordagens são mescladas a temas inusitados como Lutero e Shakespeare, a psicanálise, emoção e razão, poder e política.

No Brasil e na América Latina, este volume, que se faz acessível às vésperas das celebrações dos 500 anos da Reforma (1517 – 2017), há de suscitar um debate sobre a relevância das contribuições nele contidas para a realidade latino-americana.

Acesse o site da Editora Sinodal para adquirir a obra e consultar outros títulos.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos