Mestrado Profissional 2015

A fria manhã desta segunda-feira, 6, foi um desafio para discentes do Mestrado Profissional da Faculdades EST. A maioria proveniente de outros estados, em especial das regiões norte e nordeste do país, onde o inverno, dificilmente, tem temperaturas baixas como as que encontram aqui no início da semana. Além disso, a Linha de Pesquisa de Leitura e Ensino da Bíblia tem neste semestre um estudante da Nicarágua, na América Central.

O grupo foi recebido no auditório do Prédio H pela equipe diretiva e a coordenação do MP. No momento de abertura, o Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, reitor da Faculdades EST, falou sobre a necessidade de se fazer questionamentos teológicos. “Desejamos que esta aprendizagem, que vai acontecer em diferentes salas de aula, durante essas três semanas, mobilize a todos e a todas para oxigenar, depois, os lugares nos quais atuam”, ressaltou. Apesar do frio com os quais os discentes do MP se depararam ao desembarcar no Rio Grande do Sul, o reitor enfatizou o calor humano e a troca de experiências. “Que sejam três semanas de amizade, boa convivência, sorrisos, momentos para podermos nos conhecer mutuamente”, disse.

A Profa. Dra. Gisela Streck, coordenadora do Mestrado Profissional, após desejar boas-vindas a todos e a todas, repassou alguns avisos, principalmente para quem está pela primeira vez no campus. Um deles foi a apresentação do Manual do MP, também chamado de Guia Acadêmico do Mestrado Profissional, que os discentes podem consultar em diversos espaços do campus para solucionar eventuais dúvidas. Em seguida, os docentes fizeram uma breve apresentação. E, logo após, as turmas foram encaminhadas para as suas salas.

Gênero, Feminismos e Diversidade

A novidade neste segundo semestre de 2015 é a primeira turma do Mestrado Profissional da Linha de Pesquisa Gênero, Feminismos e Diversidade.

A Profa. Ma. Marcia Blasi, coordenadora do Programa de Gênero e Religião, apresentou o Programa e as atividades realizadas. E o Prof. Dr. André Musskopf falou sobre o trabalho a ser desenvolvido pela Linha de Pesquisa, além de apresentar o IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de agosto. As alunas estão empolgadas com o início das atividades e esperam poder colocar em prática o aprendizado adquirido durante o MP.

Cintia Rugno de Aguiar dos Santos é paulista, mas mora na cidade de Luis Correa, no interior do Piauí. É pedagoga e assistente social, funcionária pública e professora no curso de Serviço Social. “Eu espero me surpreender muito com esta Linha, principalmente porque acredito que ela esteja alinhada com a realidade que a gente trabalha no Serviço Social. Tenho certeza de que os conhecimentos aqui vão responder positivamente às minhas expectativas”, salientou Cintia.

A pedagoga e assistente social Simone Maria de Souza Silva, de Parnaíba, Piauí, também é agente comunitária de saúde. Ela ressaltou que na região onde mora não existe a formação específica que ela procura e que acabou encontrando na nova Linha da Faculdades EST. “Minhas expectativas são as melhores e tenho certeza de que fiz a escolha certa”, disse Simone.

Outra assistente social, Alice Vitória Freire Cordeiro Sampaio, também mora em Parnaíba, Piauí, onde coordena o Programa Municipal de Aids, desde a implantação do projeto, quase vinte anos atrás. “Sempre tive muita vontade de fazer mestrado, mas as Linhas eram na área da Educação e Saúde, então, quando me deparei com a LP Gênero, Feminismos e Diversidade eu me encontrei”, disse Alice. “No meu trabalho a questão do gênero e da religião é muito marcante, principalmente nas mulheres. Então aqui tenho certeza de que vou tirar bons conhecimentos para o meu trabalho e para a minha vida”, ressaltou.

A única enfermeira do grupo, Mariana Ferreira Alves de Carvalho, é goiana, mas mora em Rondônia. Sempre fez cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento, mas nunca com ênfase na docência. Agora, como começou a lecionar, sentiu a necessidade de aprofundar os conhecimentos. “Eu queria fazer algo que desse continuidade à minha pós, que foi na área de Ginecologia e Obstetrícia. Então, essa Linha de Pesquisa parece somar na minha formação”, enfatizou Mariana.

Na sexta-feira, 17, acontecerá um momento de confraternização durante a Festa Julina, organizada pelos funcionários e pelas funcionárias da Faculdades EST, no auditório do Prédio S, a partir das 18h30.

As atividades do MP vão até o dia 25 de julho.

Reportagem: Mariana Bastian Tramontini

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos