Mundo está dividido entre fortes e fracos, vencidos e vencedores

Em memória ao Dia Internacional de Oração pela Paz do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), os participantes do culto da Faculdades EST da quarta-feira, 19, realizaram uma oração pelo cessar fogo ao redor mundo, entusiasmando as pessoas a pregar, construir e vivenciar a paz não somente em datas pontuais, mas em todos as situações em que a discórdia prosperar.

Oficiado pelo pastor Allan Krahn, que desenvolveu a meditação em torno da carta de Paulo aos Coríntios, o culto foi celebrado em conjunto com o Serviço de Paz (SERPAZ), que na sexta-feira, 21, às 19 horas, no salão Ernesto Schlieper, realizará evento aberto à comunidade e intitulado Jogos pela Paz: promovendo a não violência através do brincar.

Em sua mensagem, Allan disse que o mundo está fortemente caracterizado por movimentos de competição, o que determina a divisão entre fracos e fortes, vencidos e vencedores, pobres e ricos. “Imperam no mundo atual jogos de poder, sendo que essa realidade define a nossa cultura e até mesmo a nossa sobrevivência”, lamentou.

O fracasso das negociações da ONU para alcançar um inédito tratado internacional sobre o comércio de armas, disse Allan, é reflexo da força do capital em detrimento dos projetos de paz e reconciliação. Em julho deste ano, a falta de consenso entre os 193 países-membros da ONU, com forte pressão dos Estados Unidos e da Rússia, levaram à derrocada do projeto.

Também em relação às igrejas e às próprias instituições, Allan questionou se o mais importante é lutar pela busca do poder político ou voltar-se para o outro, oferecendo amparado e prestando auxílio direto às comunidades.

Em oração, o grande grupo rogou pelo cessar do abuso e da violência, assim como das palavras e das ações que comprometem a convivência pacífica entre povos e nações que ocupam lugares distintos na hierarquia de poder, numa clara oposição entre “desenvolvidos” e “subdesenvolvidos”.

O culto desta quarta-feira foi gravado pela equipe de imprensa da Faculdades EST para aproveitamento nos debates travados em sala de aula.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos