Musicoterapia para mães e bebês

Durante dois dias, a Clínica de Musicoterapia da Faculdades EST será palco de uma interação e troca de experiências enriquecedoras. A atividade será oferecida para mães e bebês de zero a 1 ano, e faz parte do estágio da estudante Anelise Kindel, sob supervisão da Profa. Maryléa Vargas. “O principal objetivo é estimular o vínculo entre mãe e bebê”, garante Anelise.

As oficinas com as mães e seus bebês devem acontecer, inicialmente, nas terças e sextas-feiras, em horário a ser definido, na Clínica de Musicoterapia da Faculdades EST. Cada sessão dura 50 minutos, mas Anelise afirma que é importante prever um intervalo maior entre as sessões. “As mães sempre saem muito emocionadas e querendo trocar muitas ideias e informações entre elas”, diz. “O resultado é muito bonito porque ocorre também um vínculo entre as mães. Elas passam a dividir muitas dúvidas e questionamentos e isso fortalece a relação entre elas e também a relação com os bebês”, afirma Anelise, que já realizou esse tipo de atividade.

Profissionais da área da saúde, como enfermeiros, enfermeiras e agentes comunitários e comunitárias que atuam no Sistema Único de Saúde de São Leopoldo foram capacitados com o objetivo de conhecerem um pouco mais sobre as aplicações da musicoterapia. Essa formação é necessária para que eles possam perceber entre as usuárias do sistema, aquelas que podem participar das atividades musicoterapêuticas.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

• Salão de pesquisa debate internet e seus recursos